Na véspera de Tottenham x Arsenal, Ange explica por que Arteta é um ‘grande exemplo’

6 minutos de leitura

Domingo (28) tem North London Derby no Tottenham Hotspur Stadium valendo a 35ª rodada da Premier League e o técnico Ange Postecoglou deu uma entrevista coletiva pré-jogo comentando sobre o trabalho de Mikel Arteta no Arsenal.

— Acho que já disse antes que não é coincidência que as equipes que estiveram lá nos últimos dois ou três anos sejam equipes que tinham um plano claro sobre o que queriam fazer e se mantiveram firmes nele. O Arsenal é um grande exemplo disso. Mikel fez um excelente trabalho, foi reconhecido pelo clube e eles sentem que ele é o homem que os levará adiante e o apoiaram desde então. Há um plano aí, com certeza, para cada clube.

Arteta chegou Arsenal em dezembro de 2019 e chegou a ser fortemente contestado depois de deixar o time na oitava posição da Premier League em suas duas primeiras temporadas com o clube. Em 2021/22 ele levou os Gunners à Europa League e na temporada passada não foi campeão inglês por pouco. Em 2023/24, Mikel está novamente no páreo com o Manchester City para erguer a taça.

Apesar do projeto do Arsenal com Arteta ser reconhecido por Ange, o treinador do Tottenham ressaltou que cada clube precisa criar seu modelo.

— Não é tão simples como dizer: “Vamos manter o mesmo processo”. Cada clube é único, cada clube é diferente em termos de como se reconstroem. Mas é um crédito para o Arsenal, e para Mikel, mais do que ninguém, que eles tenham sido realmente disciplinados na construção de uma equipe que sentem que pode trazer sucesso sustentado e têm desafiado isso nos últimos dois ou três.

Maior jogo de Ange no Tottenham?

Em sua primeira temporada pelo Tottenham, Ange Postecoglou não viveu a experiência de disputar competições europeias, não chegou a fases decisivas nas copas e tenta uma classificação para a Champions League. Com o Arsenal brigando pelo título na reta final da Premier League, seria o dérbi de domingo o maior jogo do treinador com os Spurs?

— Olha, todo jogo é importante, levo todo jogo a sério e todo jogo é um grande jogo. Essa é a única coisa que estamos tentando impressionar este grupo de jogadores. Essa é a natureza da Premier League, é implacável. Se você não estiver 100% focado em cada desafio diferente, você não conseguirá. Sempre sinto que o próximo jogo é o maior jogo. Mas entendo o contexto em torno do Derby do norte de Londres e o que isso significa para os nossos torcedores, com certeza.

Richarlison vai jogar contra o Arsenal?

Richarlison Tottenham
Richarlison em campo pelo Tottenham (Foto: Icon Sport)

Na coletiva, Ange também atualizou a situação de jogadores que estavam em recuperação física, incluindo Richarlison. O atacante apresentou dores no joelho e foi preservado na goleada sofrida para o Newcastle na última rodada. “Pedro e Richy treinaram a semana toda, então estarão ambos disponíveis“, disse.

Além deles, Destiny Udogie sofreu uma lesão no quadríceps esquerdo ao dar um chute no treino e está fora da temporada. Oliver Skipp também sofreu uma pequena pancada no treinamento e estará ausente no dérbi, segundo Ange.

Ange arrependido?

Logo no começo da coletiva, Ange foi perguntado se seu time deveria estar em posição melhor na Premier League. O treinador destacou os problemas que teve com desfalques ao longo da temporada e ponderou a “má colocação” na tabela.

— Não começo nenhum ano pensando que vamos terminar em quinto. Eu não teria me contentado com o quinto lugar, teria tentado vencer tudo. Onde estamos é um reflexo justo da nossa temporada. Acho que temos sido muito bons, mas temos sido inconsistentes. Tivemos alguns problemas com lesões e suspensões em diferentes momentos, o que indica que um grupo está aprendendo a ser um competidor realmente forte nesta liga. Não creio que alguém diria que estamos numa posição falsa. Conquistamos onde estamos tanto de uma perspectiva boa quanto de uma perspectiva não boa.

Em seguida, Ange foi perguntado se, caso pudesse voltar no tempo, teria aceitado perder Harry Kane e ficar em quinto lugar na Premier League faltando um mês para o fim da temporada. A resposta foi: “Não. Eu ficaria desapontado, cara.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.