Andrey Santos estreia na Premier League após 2 meses e técnico do Forest explica escolha

6 minutos de leitura

Quase 10 meses depois de ser anunciado como nova contratação do Chelsea, Andrey Santos enfim estreou na Premier League. O volante brasileiro de 19 anos entrou no fim da partida em Anfield na qual o Nottingham Forest, clube onde está emprestado, perdeu por 3 a 0 para o Liverpool.

Depois do primeiro semestre emprestado ao Vasco, clube que o revelou, Andrey chegou de forma definitiva ao Chelsea (e com visto para trabalhar na Inglaterra) em julho. A revelação teve boa participação durante a pré-temporada dos Blues, mas não iniciou a Premier League entre os relacionados de Mauricio Pochettino.

Quando ficou claro que ele não teria sequência em Stamford Bridge — principalmente após as chegadas de Moises Caicedo e Romeo Lavia –, Andrey foi emprestado ao Forest. Mas também não teve muitas chances. Ele jogou 90 minutos na derrota para o Burnley, pela Copa da Liga, e só estreou na Premier League nesta 10ª rodada.

Após o jogo, o treinador Steve Cooper falou do caso do brasileiro.

— Tentamos integrar os novos jogadores da melhor forma possível enquanto tentamos nos manter competitivos. Mangala tinha levado cartão amarelo (no fim do segundo tempo) e foi uma boa oportunidade para dar alguns minutos ao Andrey (que o substituiu). Ele está esperando pacientemente, treinando bem, agora vamos ver até onde ele pode chegar — afirmou Cooper.

Enquanto espera pacientemente, o jogador de 19 anos vê outros jovens brasileiros terem mais sequência com Cooper. Danilo e Murillo vieram diretamente do Brasil e, mesmo jovens, já são titulares do Forest. Murillo, que falhou na derrota contra o Liverpool, chegou em setembro e foi titular nos quatro jogos que participou.

Forest de Andrey Santos lutará contra o rebaixamento na Premier League

Cooper também falou sobre a difícil missão que o Forest tem lutar contra o rebaixamento. É a segunda temporada do clube na Premier League, que atualmente está no 16º lugar — a mesma posição na qual terminou a temporada 2022/23.

— O desafio é o mesmo da temporada passada, não tenho dúvidas. Temos que sobreviver anos e anos na Premier League antes de nos tornarmos um clube que quer competir na parte de cima da tabela. Nós estamos nessa jornada. Tentamos sobreviver, mas o fazemos enquanto tentamos mudar a forma de jogar, desenvolver jogadores jovens e eu espero que, com o passar do tempo, isso nos ajude — afirmou ele.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]