O Liverpool venceu o Nottingham Forest por 3 a 0 em Anfield, neste domingo (29), pela 10ª rodada da Premier League. Gols de Diogo Jota e Darwin Nuñez, ambos no primeiro tempo, e um de Mohamed Salah, já no final, resolveram o confronto para o time de Jürgen Klopp.
A vitória coloca os Reds na terceira colocação, com 23 pontos — um a menos que o Arsenal e três a menos que o líder Tottenham. O Forest fica em 16º, ameaçado pela zona de rebaixamento, com cinco pontos a mais que o Luton Town.
Erro de Murillo abre o caminho para a vitória do Liverpool
O jogo estava truncado até os 30 minutos do primeiro tempo. Até então, o Forest se defendia bem e o Liverpool não conseguia criar muitas chances. Mas foi nesse minuto que um erro do zagueiro Murillo, ex-Corinthians, definiu a partida.
O zagueiro já tinha chamado a atenção num lance anterior onde, com a bola dominada na lateral do campo, conseguiu dar uma caneta em Mohamed Salah. Mais confiante, Murillo arriscou uma jogada no campo de ataque, tentando driblar o meio-campo do Liverpool, mas desta vez foi punido.
A reação dos torcedores do Forest nas redes sociais foi imediata. Muitos reclamaram no post da conta oficial do clube que informou o gol de Jota. “Fez uma lambança“, escreveu um. “Ótimo drible“, ironizou outro.
— Péssimo gol para entregar. Murillo não precisa fazer isso, especialmente fora de casa contra o Liverpool (…) Tentou subir ao ataque como se fosse um atacante. Murillo, o que você está fazendo? — reclamaram torcedores do Forest no X (antigo Twitter).
Shit goal to give away. Murillo don’t need to be doing that, especially away at liverpool
— Liam Wagstaff (@liamwag9) October 29, 2023
É apenas o quarto jogo de Murillo com a camisa do Forest, o quarto como titular. O brasileiro de 21 anos, contratado por 12 milhões de euros, estava sendo elogiado no início da sua carreira na Inglaterra, especialmente pela habilidade com a bola nos pés.
Outro brasileiro do Forest, Danilo, ficou de fora dos relacionados por uma lesão. Já Andrey Santos entrou no segundo tempo e fez sua estreia na Premier League.
Homenagem a Luis Diaz
No mesmo lance marcado pelo erro de Murillo, Diogo Jota comemorou indo até o banco de reservas e mostrando a camisa de Luis Díaz. O atacante colombiano ficou de fora dos relacionados porque seus pais foram sequestrados em seu país de origem.
As últimas atualizações dão conta que a mãe de Díaz já foi liberada, mas o pai segue com os sequestradores. O exército colombiano informou no sábado que está apoiando a operação de resgate.
O Liverpool, por sua vez, divulgou na manhã deste domingo um comunicado confirmando o seu conhecimento da situação em curso envolvendo os pais de Díaz.
— Esperamos que o assunto seja resolvido com segurança e na primeira oportunidade possível. Enquanto isso, o bem-estar do jogador continuará a ser a nossa prioridade imediata — diz o comunicado do clube.
🇨🇴❤️ pic.twitter.com/hgfa4fjBrc
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) October 29, 2023
As notas de Liverpool x Forest
Murillo – 5,0
É bom ver um jovem zagueiro brasileiro ganhando confiança e emendando partidas como titular na Premier League. Teve méritos defensivos num dos jogos mais difíceis da temporada, mas é inegável que seu erro acabou com a estratégia do Forest. Murillo mostra personalidade e tem tudo para aprender com o lance, ainda mais sendo jovem e estreante na liga.
Andrey Santos – sem nota
O volante revelado pelo Vasco e emprestado pelo Chelsea demorou 10 rodadas para, enfim, fazer a sua estreia na Premier League. Só que Andrey Santos entrou aos 38 minutos do segundo tempo e não teve minutos suficientes para fazer diferença na partida.
Alisson – 6,5
Alisson foi pouco exigido e demonstrou segurança em todas as intervenções, como de costume.
Mohamed Salah – 8,0
Nenhuma novidade: o egípcio foi o melhor jogador da partida. Apesar de não ter se envolvido diretamente, foi ele quem criou a jogada dos dois primeiros gols, com duas pré-assistências geniais. Salah ainda foi premiado no fim ao ver o goleiro Matt Turner se atrapalhar todo quando saiu da área para tentar cortar um lançamento de Szoboszlai, e só precisou empurrar para o gol vazio para deixar o seu.
Dominik Szoboszlai – 7,5
Szoboszlai vai se consolidando como uma das principais contratações da temporada na Premier League. O camisa 8 não sente o peso da camisa histórica e parece ter nascido para jogar no meio-campo de Klopp. É um encaixe natural com o Liverpool. Hoje foram duas assistências: um cruzamento rasteiro para Darwin Nuñez e um lançamento para Salah.
Darwin Nuñez – 7,0
O uruguaio teve ótima participação no primeiro tempo. Foi de Nuñez o chute que terminou em gol de Jota e o camisa 9 ainda se posicionou bem para completar o cruzamento de Szoboszlai. Ótima atuação.
Próximos jogos
- Bournemouth x Liverpool – quarta, 1/11, às 16h45 – Copa da Liga Inglesa
- Forest x Aston Villa – domingo, 5/11, às 11h – Premier League