Wolves x Liverpool: Por que André terá chance de ouro para provar que Reds estavam errados

5 minutos de leitura

O volante André estará diante do Liverpool pela primeira vez neste sábado (8), às 16h (horário de Brasília), no Molineaux Stadium, em jogo válido pela sexta rodada da Premier League.

O encontro pode ser especial para o brasileiro, que foi várias vezes especulado no Liverpool antes de acertar com o Wolverhampton.

Na janela do meio de 2023, o Liverpool chegou a oferecer uma proposta ao Fluminense, mas ouviu um duplo ‘não’ do clube e do jogador. O foco era total na conquista inédita da Copa Libertadores e a persistência no sonho foi recompensada com a taça em pleno Maracanã.

✅Siga a PLBrasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp.

Passada a tão sonhada conquista do Fluminense, esperava-se que a ida de André a Anfield fosse questão de tempo, mas o negócio não progrediu.

A PL Brasil trouxe em novembro do ano passado que o perfil de André não era visto como o melhor para o modelo de jogo do Liverpool. O encaixe do brasileiro na equipe foi visto como difícil principalmente por três pontos:

  • Apesar da jovialidade, André ainda teria dificuldades físicas para “chegar e jogar” nos Reds, principalmente pelo estilo aplicado por Jürgen Klopp
  • Os volantes do Liverpool precisam fazer coberturas defensivas muito longas, percorrer muito campo e ter grande assertividade nos duelos, principalmente em pressão alta. O time inglês avaliava que André não estaria pronto para fazer isso na Premier League
  • Thiago Alcântara, meio-campista muito técnico e menos popular por suas capacidades físicas, foi usado como exemplo. Tecnicamente, é um dos melhores do mundo e por isso tem seu lugar — mas sofreu com a fisicalidade exigida pela Premier League e pela sua função dentro do elenco dos Reds. Isso, na avalição de ao menos parte dos envolvidos, poderia acontecer com André.

A resposta de André

André Wolverhampton
André em ação pelo Wolverhampton na Premier League (Foto: Icon Sport)

André, então, foi bastante especulado no Fulham, mas acabou assinando com o Wolverhampton no final da última janela. Cerca de 16 horas depois, ele fez sua estreia no empate em 1 a 1 com o Nottingham Forest na terceira rodada da Premier League, em 31 de agosto.

O brasileiro foi titular nas duas rodadas seguintes e já é visto como figura importante da equipe comandada pelo técnico Gary O’Neil, contrariando qualquer teoria de que André teria problemas físicos para chegar e jogar, como o Liverpool pensou.

De acordo com o site especializado em estatística “Sofascore”, André tem uma média de 3,7 bolas recuperadas por jogo e faz pelo menos dois desarmes por partida. Problema com cobertura defensiva não parece ser um problema para o brasileiro.

Por fim, André é o segundo dos Wolves no quesito bolas longas, lançando pelo menos duas vezes por partida. Sua nota geral no aplicativo do “Sofascore” é de 6,93, a quinta maior da equipe na Premier League.

Confronto contra o Liverpool

Vitória Liverpool Bournemouth
Jogadores do Liverpool comemorando gol de Luis Díaz sobre o Bournemouth (Foto: Icon Sport)

Números, performance e estilo de jogo o volante de 23 anos, revelado no Fluminense, tem de sobra e poderá mostrar seu valor no próximo encontro com o Liverpool.

Mas a tarefa não será nada fácil. Ainda sem vencer no campeonato, o Wolverhampton é o lanterna da Premier League e enfrentará o segundo colocado, que está voando com seu trio de ataque formado por Mohamed Salah, Luis Díaz e Darwin Nunez, num grande início de trabalho do técnico Arne Slot.

A vantagem para o Wolverhampton é o fato do Liverpool ter jogado no meio de semana contra o West Ham pela Copa da Liga Inglesa e, portanto, ter mais tempo de descanso e preparo para o jogo, além de, claro, jogar em casa.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.