Ex-coproprietária do Newcastle, Amanda Staveley quer comprar ações do Tottenham

4 minutos de leitura

Poucos dias após deixar o Newcastle, Amanda Staveley já está de olho em outro clube da Premier League. A antiga coproprietária dos Magpies deseja adquirir ações do Tottenham.

No dia 10 de julho, Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi anunciaram que estavam deixando o Newcastle após três anos na diretoria. A dupla tinha 6%, cada, em participação do clube. Em 2021, os Magpies foram adquiridos pelo Fundo de Investimento Público Saudita.

Amanda Staveley está interessada no Tottenham

Com os novos proprietários, o Newcastle investiu em contratações e se tornou um dos protagonistas da Premier League. Nomes como Isak, Bruno Guimarães e Joelinton são destaques da equipe.

De acordo com o site “Bloomberg”, Staveley conseguiu um levantamento de 500 milhões de libras (R$ 3,5 bilhões) por meio de seu fundo de investimento, a PCP Capital Partners — empresa voltada para investimento e consulta financeira que pertence a Amanda. O site não revela os nomes dos investidores.

Staveley está interessado em retornar ao futebol e utilizar os 500 milhões de libras adquiridos recentemente. A “Bloomberg” revela que a executiva britânica conversou com um dos conselheiros do Tottenham sobre a possibilidade de comprar uma participação minoritária do clube.

Além do Tottenham, Amanda também está avaliando o investimento no Monaco, clube da Ligue 1.

Tottenham procura novos investidores

Em setembro do ano passado, o presidente do Tottenham, Daniel Levy, revelou que os conselheiros do clube estão dispostos a ouvir ofertas para vender ações dos Spurs.

Falando à “Bloomberg”, Daniel Levy deixou claro que não pretende deixar a diretoria dos Spurs, mas não irá descartar ouvir qualquer proposta de possíveis investidores.

— Não é sobre mim, é sobre o que é certo para o clube. Temos 30 mil acionistas que possuem aproximadamente 13,5% das ações. Nós administramos este clube como se fosse uma empresa pública.  Se alguém quiser fazer uma proposta séria ao conselho do Tottenham, nós a consideraríamos, junto com nossos conselheiros, e se sentíssemos que fosse do interesse do clube, estaríamos abertos a qualquer coisa comentou Daniel Levy.

Em abril, o Tottenham registrou perdas de 86 milhões de libras (R$ 618 milhões) no último ano financeiro — esses números são referentes a temporada 2022/2023. Desde então, o clube está buscando novos investidores.

Daniel Levy, presidente do Tottenham - Icon Sport
Daniel Levy, presidente do Tottenham. Foto: Icon Sport
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.