O atacante Miguel Almirón pode estar de saída do Newcastle para jogar no futebol brasileiro na temporada 2025.
Palmeiras, Santos e São Paulo estão na disputa do atacante paraguaio. Além do trio de gigantes do futebol brasileiros, o Charlotte FC, dos Estados Unidos, e o Olympiacos, da Grécia, monitoram o jogador.
Segundo o “Daily Mail”, o Newcastle está disposto a negociar o jogador por aproximadamente 5 milhões de libras (R$ 38,6 milhões).
Ainda segundo a reportagem, Palmeiras, São Paulo e Santos chegaram a enviar uma oferta ao Newcastle, cujo valores não foram revelados.
Almirón não descarta sair do Newcastle em janeiro. Mas o jogador vai aguardar novas propostas da MLS e da Europa antes de tomar um decisão.
Quem é Almirón, atacante do Newcastle?
Natural de Assunção, capital do Paraguai, Almirón é revelado pelo Cerro Ponteño e chegou ao time principal em 2013. Dois anos depois foi negociado para o Lanús e em 2017 se transferiu para o Atlanta United.
Nos Estados Unidos, o atacante começou a se destacar no cenário internacional. Ele foi campeão da MLS em 2018 e eleito para a seleção de melhores jogadores da competição em 2017 e 2018.
Destaque no Atlanta United, o jogador de 30 anos chamou a atenção do Newcastle. Ele foi contratado pelos Magpies em janeiro de 2019 por 24 milhões de euros para trabalhar com o então técnico do clube, Rafa Benítez.
Até então ele era a segunda contratação mais cara do clube, atrás de Michael Owen, que deixou o Real Madrid em 2005 por 25 milhões de euros. Esses números foram superados após a aquisição do fundo saudita e nomes como Bruno Guimarães, Tonali, Gordon e Isak assumiram a liderança.
Por muitos anos Almirón foi um nome importante para o Newcastle, principalmente no período em que o clube lutava para permanecer na Premier League. Em 2023 esteve presente na campanha até a final da Copa da Liga Inglesa e ajudou o time no retorno à Champions League em 2023/24.
Como joga Almirón?
O paraguaio joga principalmente como ponta-direita. Ele se destaca pelas jogadas pelos lados do campo, contribuindo na construção das jogadas.
Mas a sua versatilidade ofensiva é o grande diferencial. Canhoto, ele também pode fazer a função como ponta-esquerda.
Outra possibilidade é ser escalado como meia-atacante, função em que já exerceu em alguns momentos na carreira.
A sua melhor temporada com a camisa do Newcastle foi em 2022/23, justamente no melhor ano da história recente do clube. Ele marcou 11 gols e contribuiu com mais duas assistências na Premier League.
Problemas do Newcastle podem ser triunfo para brasileiros
Quando chegou no St James’ Park, Almirón assinou o contrato válido por cinco anos e meio. Em 2023, ele chegou ao acordo com a diretoria para estender o vínculo até junho de 2026.
Mas a passagem pelos Magpies pode encerrar antes, em janeiro de 2025. Com a chegada de nomes “badalados”, o paraguaio perdeu espaço na equipe. Quando esteve em campo, o rendimento era muito abaixo dos concorrentes.
Almirón foi reduzido a um papel secundário na equipe de Eddie Howe. Na atual edição da Premier League ele disputou sete jogos, nos quais seis foram como reserva.
O Newcastle está de olho no mercado. Mas para o clube conseguir os reforços, precisa fazer algumas vendas. De acordo com o “Daily Mail”, Kieran Trippier e Sean Longstaff, além de Almirón, estão na lista dos considerados “negociáveis” pela diretoria.