‘Histórico’, ‘magnífico’: Como o PSG consagrou Alisson herói do Liverpool

5 minutos de leitura

O Liverpool foi ao Parc des Princes encarar o Paris Saint-Germain (PSG) no jogo de ida das oitavas de final da Champions League nesta quarta-feira (5), e conseguiu a vitória por 1 a 0 com gol de Elliott.

O placar pode ser considerado surpreendente, dado o cenário. Os Reds tiveram muita dificuldade contra o clube francês, especialmente na primeira etapa.

A equipe da casa marcou com Kvaratskhelia aos 20 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento. Até os 25, eram seis finalizações do PSG e nenhuma do Liverpool, e o placar ficou no 0 a 0 ao término da etapa inicial por causa de Alisson.

Alisson ‘garante' triunfo do Liverpool

O grupo comandado por Luis Enrique conseguiu anular pontos fortes do Liverpool, como a rápida transição ofensiva, e deixou a equipe treinada por Arne Slot em dificuldades. Quando o time parisiense perdia a bola, subia a marcação rapidamente para recuperar e não dar espaço para contra-ataques do adversário.

A estratégia do técnico espanhol proporcionou a Alisson registrar mais ações com bola na primeira etapa que Mohamed Salah (19 a 22) e fazer cinco defesas. Algumas dessas intervenções ocorreram no um contra um.

Alisson é, provavelmente, o melhor goleiro do mundo em situações de um contra um. Ele é rápido em estreitar o ângulo. Magnífico –, disse o ex-jogador Stephen Warnock na “BBC Sport”.

Nas redes sociais, a atuação do goleiro brasileiro também foi assunto. “Somos tão abençoados por ter Alisson”, disse um.

“Alisson Becker, nós não merecemos você”, afirmou outro.

A segunda etapa começou da mesma forma, porém, o PSG se mostrou mais ansioso por não conseguir marcar e errava mais o alvo. Além disso, os mandantes permitiram aos Reds chegarem mais ao campo de defesa.

Ainda assim, os visitantes não contabilizaram nenhum chute ao gol de Gianluigi Donnarumma até os 41 minutos, quando Harvey Elliott, que havia acabado de entrar no lugar de Salah, aproveitou passe de Darwin Núñez e abriu o placar com chute cruzado.

Alisson, por sua vez, terminou a partida com 38 ações com bola e 10 defesas.

Foi PSG x Alisson. Uma das melhores performances que vi de um goleiro em muito tempo –, destacou o ex-jogador Paul Merson na “Sky Sports”.

Agora, o Liverpool vira a chave para Premier League, onde encara o Southampton no sábado (8), às 12h (de Brasília), em Anfield. Na terça-feira (11), recebe o PSG para o duelo de volta das oitavas da Champions às 17h (de Brasília).

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.