O brasileiro Alisson, goleiro do Liverpool, foi usado como exemplo em análise sobre as atribuições de um arqueiro no cenário atual.
Com o passar dos anos, além de ser bom defensivamente, goleiros que auxiliem nas saídas de bola e em construções de jogadas de ataque passaram a atrair mais interesse, e a jornalista Alyson Rudd, do “The Times”, opinou sobre o assunto.
Para Alyson, a “obsessão” por goleiros que sejam bons passadores os deixou “mestres em nada”.
— Somente Alisson, do Liverpool, pode realmente afirmar ser capaz de fazer tudo, já que o desejo dos técnicos de jogar na defesa negligencia o aspecto essencial que torna os goleiros ótimos –, escreveu ela em artigo.
A jornalista relembrou a carreira de Petr Cech. Ela ressaltou que, próximo de pendurar as chuteiras, o arqueiro ex-Chelsea e Arsenal foi considerado imperfeito por deixar a desejar com a bola nos pés. “No entanto, a maioria dos torcedores do Chelsea o aceitaria de volta em um piscar de olhos”, disse Alyson.
— Os torcedores amam goleiros altos e sólidos. Técnicos amam tanto a habilidade que parecem esquecer que a altura importa. Existem poucos goleiros que comandam suas áreas –, complementou.
Alisson ‘único' na Premier League

Ela afirmou ainda haver uma crença de que goleiros mais baixos são melhores passadores e mais rápidos em defender chutes rasteiros. Alyson também comentou que o desejo dos técnicos é ter arqueiros treinando cada vez mais com jogadores de linha justamente para aprimorar o trabalho com a bola no pé.
A jornalista se incomodou com isso e afirmou que, de alguma forma, “o trabalho dos arqueiros foi negligenciado”. “Goleiros com baixa estatura não conseguem intimidar ou alcançar bolas no canto. Eles não podem aprender a ficar mais altos, mas goleiros altos podem aprender a ter habilidade com os pés se treinado adequadamente”, opinou.
Neste caso, disse ela, o estilo ideal a ser seguido seria o de Alisson.
— Ele tem 1,93m, comanda muito a área e é extremamente ágil, mas também gerencia o jogo e tem habilidade com passes curtos ou longos. Mas ninguém mais, jogando na melhor liga do mundo atualmente, preenche os requisitos –, concluiu.
Na atual edição da Premier League, os goleiros com mais passes são Mark Flekken (1,95m), do Brentford (1.219 passes), Jordan Pickford (1,85m), do Everton (1.078) e André Onana (1,90m), do Manchester United (1.018). Alisson está na 17ª colocação na estatística, com 557.
This Alisson pass 😎 @Alissonbecker || @LFC || #UCL pic.twitter.com/0Uq0qZnSI5
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) October 17, 2022