O Liverpool é personagem principal de uma das maiores histórias do futebol moderno: o Milagre de Istambul — como ficou conhecido o título da Champions League de 2005.
Na ocasião, os Reds saíram perdendo para o Milan por 3 a 0, empataram e, nos pênaltis. foram campeões. Mas um ídolo italiano não engoliu bem a comemoração.
Críticas ao Liverpool após título contra o Milan
Alessandro Nesta, ídolo rossoneri e um dos principais zagueiros do mundo na época, criticou “algum idiota” do time ingês ao relembrar os dois encontros entre os clubes em 2005 e 2007 — quando, desta vez, o campeão foi o Milan.
Ao longo dos anos, foi alegado que os jogadores do Liverpool ouviram os rivais italianos comemorando no vestiário no intervalo na final de 2005, quando já estavam ganhando por 3 a 0.

Mas, embora tenha havido relatos contrastantes dos próprios jogadores do Milan, a maioria negou veementemente tal sugestão.
Nesta agora refutou tal alegação, criticando o jogador dos Reds que ele acredita ter iniciado o boato.
— Não é verdade que estávamos comemorando no vestiário no intervalo. Algum idiota do outro time disse isso, nem sei o nome dele. Na verdade, estava bastante tenso, sabíamos que havia um longo caminho a percorrer — disse ele ao “Prime Sport Itália”.
Mais do que a crítica, o ex-zagueiro elogiou Steven Gerrard, por inspirar a reação do Reds. O meio-campista marcou o primeiro gol deles antes de ganhar um pênalti para Xabi Alonso empatar.

— Steven Gerrard manteve o Liverpool à tona, ele era um animal naquela época”, disse ele. “Ele estava em todo lugar. Depois? Ninguém falou no vestiário, ninguém ousou. Fomos comer com nossas famílias e foi silêncio total.
Dois anos depois, no entanto, a dupla se reencontrou em mais uma final, que teve vitória italiana por 2 a 1. Nesta deu detalhes deste jogo:
— Na verdade, jogamos pior do que a final que perdemos, mas éramos mais sólidos e tínhamos essa crença, desde o início. Kaká estava em uma forma incrível, tínhamos certeza de que venceríamos. Até o Liverpool sabia disso, dava para perceber