Em processo de transição, a Argentina conta com alguns nomes em destaque no elenco que disputa a a Copa América 2024 nos Estados Unidos — entre eles, Alexis Mac Allister. Com Lionel Messi e Ángel Dí Maria próximos da aposentadoria, o meia do Liverpool demonstra que pode ser o próximo líder da seleção.
A referência da seleção argentina ainda é Messi, mas o camisa 10 está com 36 anos. O país tem alguns talentos, embora nenhum chegue aos pés do jogador do Inter Miami. Ainda assim, a temporada 2023/24 com o Liverpool provou que Mac Allister é o sucessor perfeito da liderança na Albiceleste.
A temporada de Mac Allister no Liverpool
A temporada 2023/24 do Liverpool não terminou como os torcedores e Klopp desejaram. Mesmo assim, o time trouxe ótimas notícias para os próximos anos e certamente Mac Allister é uma delas.
Com passagens por Argentinos Juniors e Boca Juniors em seu país natal, o meia chegou aos Reds em 8 de junho. O clube pagou 35 milhões de libras (R$ 214,5 milhões na época) ao Brighton e assinou contrato até 2028. No anúncio, recebeu a camisa 10, que antes pertencia a Sadio Mané.
From Argentina to Anfield 👌🇦🇷#VamosAlexis pic.twitter.com/d8sgzEGRzK
— Liverpool FC (@LFC) June 8, 2023
Mesmo em pouco tempo na nova equipe, o argentino já demonstrou ser não apenas a melhor contratação dos Reds, mas um dos melhores reforços da Premier League. Ele assumiu a titularidade no meio-campo e o protagonismo na temporada. E os números comprovam esse fato.
Números ofensivos de Mac Allister na temporada 2023/2024*
- 46 jogos
- 7 gols
- 7 assistências
- 33 finalizações
- 2536 passes
- Média de 3 chances criadas por partida
*Dados: Site oficial do Liverpool
Mas o desempenho de Mac Allister não chama atenção apenas na parte ofensiva. Sim, ele demonstrou ser uma peça crucial para o ataque. Porém, também contribuiu — e muito — para a defesa.
Números defensivos de Mac Allister na temporada 2023/2024*
- 130 divididas
- 71 duelos ganhos
- 25 bloqueios de chutes
- 45 interceptações
- 257 recuperações
- 41 duelos aéreos vencidos
*Dados: Site oficial do Liverpool
Sede para ganhar mais títulos
Falando ao podcast “Off the Ball”, o ex-jogador John Giles afirmou que o meia dos Reds simplesmente não é um líder. A lenda do Leeds comentou que o jogador é “muito quieto”.
— Mac Allister é um jogador muito bom, mas quando o vejo jogar ele fica muito quieto. Ele faz o que faz bem, mas não parece inspirar as pessoas ao seu redor a incentivá-las e levá-las a isso. Eles não têm ninguém no meio-campo que possa controlar isso como capitão — comentou John Giles.
Esse pode ser um ponto interessante. Em um time com Van Dijk, Salah e Alisson, nomes já consagrados com a camisa do Liverpool, Mac Allister precisa buscar o espaço de liderança aos poucos. E demonstrou essa evolução em algumas declarações no decorrer da temporada.
Mesmo com apenas 25 anos, Alexis tem títulos de peso no currículo. Ele conquistou um Campeonato Argentino pelo Boca Juniors, a Copa do Mundo pela Argentina e a Copa da Liga Inglesa pelo Liverpool. Porém, como o próprio jogador comentou ao “The Guardian” em fevereiro, ele quer mais.
— Eu definitivamente quero mais. A Copa do Mundo me ajudou a perceber que quero muito ganhar mais troféus. Era o que eu queria quando assinei pelo clube. Meu plano é um dia criar um pequeno museu em casa – uma sala onde tudo esteja lá. Tenho uma réplica da Copa do Mundo, a medalha e mais alguns troféus – por enquanto estão todos em um lugar seguro – e meu plano é poder ter um lugar para eles onde eu possa sempre vê-los — disse Mac Allister.
Talvez um líder quieto e modesto, mas que já demonstrou ser uma autoridade dentro de campo. A versatilidade, inteligência e vontade por ganhar mais troféus colocam o argentino como uma das referências no Liverpool.
Majestic from @alemacallister 💫 pic.twitter.com/3zTxEGHdkn
— Liverpool FC (@LFC) January 4, 2024
Mac Allister na Copa América 2024
A Argentina voltou ao topo do futebol, levantando a taça do Mundial em 2022 e a da Copa América em 2021. No torneio continental realizado nos Estados Unidos, Mac Allister tem demonstrado que pode ser um dos destaques.
Logo na estreia, o meia conduziu a vitória da Albiceleste contra o Canadá, dando o passe para Julián Álvarez abrir o placar. Porém, a atuação foi além da assistência. Jogando mais ofensivamente, ele distribuiu 33 passes, com um aproveitamento de 89% e criou duas grandes oportunidades para os companheiros balançarem as redes.
Diante do Chile, o desempenho como um todo da Argentina foi abaixo. Ainda assim, o meia do Liverpool conseguiu se destacar. O percentual de acerto de passes passou para 92%, com 54 passes certos. Mas, dessa vez, ele se sobressaiu na parte defensiva. Foram três desarmes e sete recuperações de posse de bola.
Mac Allister pode não ter o mesmo talento de outros nomes da Albiceleste. Mas a versatilidade apresentada deixa o jogador na primeira prateleira e mostra que a seleção tem um grande líder para o futuro.
Alexis Mac Allister e a @Argentina conquistam outra vitória ✨🇦🇷 #CopaAmerica pic.twitter.com/BCXdcwRGr5
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) June 26, 2024