Antes de mais nada, Alexandre Lacazette é um atacante francês, nascido em 28 de maio de 1991, que atualmente joga pelo Lyon. Nascido em na cidade de Lyon, em uma família de origem em Guadalupe, ele é o mais novo de quatro irmãos. Antes de voltar ao L'OL, passou pelo Arsenal, clube onde se projetou atuando na Premier League.
Alexandre Lacazette – Início de carreira
Começou a jogar futebol aos sete anos pelo clube local Elan Sportif, onde ficou de 1998 a 2003, antes de ingressar nas categorias de base do Lyon, ainda em 2003. Dessa forma, defendeu o clube da sua cidade até 2010, quando começou a figurar no time principal.
Durante a segunda metade da temporada 2009/10 da Ligue 1, foi convocado para o primeiro time pelo técnico Claude Puel e ficou no banco. Três dias depois, Lacazette fez sua estreia pela equipe em um jogo da Ligue 1 contra o Auxerre. Em 3 de julho de 2010, assinou seu primeiro contrato profissional concordando com um acordo de três anos. Devido a ainda ter mais um ano restante em seu contrato de aspirante (jovem), o contrato começaria em 1 de julho de 2011.
A campanha bem-sucedida de Lacazette na Euro Sub-19 de 2010, fez com que o jogador atraísse o interesse da Roma, gerando os primeiros rumores no mercado da bola. Ele também recebeu elogios da mídia por sua dedicação ao clube depois de jogar na pré-temporada da Copa Emirates de 2010 horas depois de disputar a final do UEFA European Sub-19.
Trajetória, conquistas e highlights de Alexandre Lacazette
O jovem atacante terminou a temporada 2008/09 com 19 jogos no campeonato e cinco gols na equipe reserva, que se sagrou campeã francesa. Mas foi temporada seguinte que o cravou no time principal, alcançando seu melhor desempenho no campeonato da primeira metade da temporada 2009/10, no qual marcou 12 gols em 22 partidas.
Logo, Alexandre Lacazette começou a temporada 2010/11 em tempo integral com a primeira equipe. Seu primeiro gol oficial pelo time titular foi em 30 de outubro, em uma partida da Ligue 1, em casa, contra o Sochaux. Seu gol no minuto 69 deu a vitória ao Lyon. A saber, Lacazette teve um ótimo desenvolvimento, tornando-se o principal jogador da equipe francesa.
Dessa forma, teve seu auge na temporada 2014/15 onde foi eleito o melhor jogador da Ligue 1 e também terminou como o artilheiro do campeonato. Assim, os holofotes do mercado de transferências e vários rumores começaram a rondar o atacante. Em suma, nessa temporada, Lacazette marcou um total de 27 gols.
Entretanto, rumores começaram a surgir em cima do futuro de Lacazette dentro do clube francês. Dessa forma, o mercado da bola se agitou novamente com o nome do atacante e clubes como Atlético de Madrid chegaram a fazer contato, mas foram barrados pela FIFA, que havia proibido o clube espanhol de fazer contratações por duas janelas de transferência.
Em suma, Lacazette deixou o Lyon com ótimos números marcando seu nome da história do clube como quarto maior artilheiro, superando o brasileiro Juninho Pernambucano. A saber, foram 275 partidas e 129 gols marcados.
Transferência e Mercado da Bola de Alexandre Lacazette
Em julho de 2017, o Arsenal acertou a venceu a corrida no mercado da bola. Assim, anunciou a contratação do atacante, sendo essa a aquisição mais cara do clube da Terra da Rainha. Logo depois, fez a sua estreia na vitória contra o Chelsea na disputa pela Supercopa da Inglaterra. Assim, conquistou seu primeiro título pelos Gunners. Em suma, sua temporada de estreia marcou 14 gols na Premier League e três gols na Europa League. Se mostrando uma aquisição certeira do mercado de transferência. Também foi finalista da Copa da Liga Inglesa, mas não conquistou o troféu.
Eventualmente, em sua segunda temporada, Lacazette contaria com a ajuda do gabonês Aubameyang para, juntos, marcarem 35 gols na Premier League. Juntamente com seu parceiro de ataque, quase conseguiram conquistar um título europeu, mas viram a oportunidade escapar após serem goleados pelo rival Chelsea na decisão da Europa League na temporada 2018/19.
Decerto, Lacazette se mostrou um jogador bem importante para o Arsenal em seus primeiros anos. Juntamente com Aubameyang, desempenharam o papel de liderar a equipe no setor ofensivo do campo. Dessa forma, seu nome saiu dos holofotes no mercado de transferência nas últimas temporadas.
Entretanto, atualmente rumores indicam que o futuro de Lacazette nos Gunners é incerto e mais uma vez seu nome voltou a ser assunto no mercado da bola. O técnico Mikel Arteta já demonstrou que não irá utilizar o atacante no time titular no começo da temporada. Assim, clubes como a Roma, o Atlético de Madrid e o Sevilla fazem sondagem sobre a situação do jogador.
Mas na janela de transferências de verão europeu de 2022, Alexandre Lacazette deixou o Arsenal após não renovar o contrato. Então, assinou com seu antigo clube, o Lyon, onde vai jogar a maior parte do fim da sua carreira. Aliás, dentro do elenco ele é o principal atleta, e usa a tarja de capitão.
Seleção Francesa
Em suma, Lacazette passou por todas as divisões de base antes de ser convocado para a seleção principal. Sendo convocado pela primeira vez em maio de 2013 para a disputa de um amistoso contra o Uruguai no qual acabou saindo derrotado. Apenas em 2015, o atacante conseguiria marcar seu primeiro gol pela seleção principal contra a Dinamarca. O atacante ficou na lista de espera para a disputa da Copa do Mundo na Rússia, na qual eventualmente a França conquistaria o título.