Alex Telles – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
279
Alex Telles
Foto: Reprodução Globo Esporte

Em primeira mão, Alex Nicolao Telles nasceu em Caxias do Sul, em 15 de dezembro de 1992. Em suma, começou a sua história no futebol com oito anos de idade. No entanto, não criou de primeira uma paixão pelo esporte e sim foi gradativo, vendo os seus amigos jogarem na rua. Desse modo, decidiu seguir em frente. Atualmente, joga no Manchester United.

Alex Telles – Início de Carreira

Primeiramente, foi em 2007 que Alex ingressou na academia de futebol do Juventude. Treinou muito antes da sua estreia como jogador profissional no próprio time. Dessa forma, as suas habilidades ajudaram a conquistar os seu primeiros troféus: a Copa FGF de 2011 e 2012. Além disso, seu primeiro gol como profissional acorreu em uma partida do Campeonato Gaúcho contra o Cruzeiro-RS. Ainda jogou o Brasileirão Série D e a Copa do Brasil.

Grêmio

Apenas um ano depois de ter demonstrado a sua aptidão, Alex Telles foi transferido no mercado da bola para o Grêmio. No clube, continuava mostrando um excelente futebol. Diante disso, foi eleito o melhor lateral-esquerdo mais de duas vezes, além de ter disputado a sua primeira Copa Conmebol Libertadores.

O primeiro gol de Alex Telles com a camisa Tricolor foi anotado em partida contra o Botafogo, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Também foi eleito melhor lateral-esquerdo na Revista Placar.

Trajetória, conquistas e highlights de Alex Telles

Galatasaray

Primordialmente, rumores apontavam que Telles sairia do Juventude para o clube gremista. Dessa forma, em 20 de dezembro do mesmo ano, deixou o clube depois de 51 jogos. No dia 17 de janeiro de 2014, movimentou o mercado da bola, se transferindo para o Galatasaray, da Turquia. Se transferiu de Porto Alegre para Istambul por pouco mais de 6 milhões de euros.

No clube turco, mais uma demonstração de talento e titularidade absoluta da lateral esquerda, jogando com nomes como Wesley Sneijder e Felipe Melo. No dia 8 de março de 2014, anotou seu primeiro gol, em jogo contra o Akhisarspor, pelo Campeonato Turco, com assistência de Snidjder. Na Turquia, ganhou a Türkiye Kupası (2013/14 e 2014/15), a Super Lig (2014/15) e a Süper Kupa (2015).

Transferências e Mercado da Bola de Alex Telles

Inter de Milão

Desse modo, em 2015 rumores apontavam uma ida para o Chelsea para substituir Filipe Luis, que estava de saída do clube. Entretanto, não foi dessa vez que movimentou o mercado de transferências. Decerto, isso o deixou desapontado. Contudo, em 2015, foi contratado juntamente com a Inter de Milão por empréstimo de uma ano no mercado da bola, com opção de compra.

Porto FC

Todavia, a trajetória do brasileiro na capital italiana não durou muito tempo. Assim, em julho de 2016, em mais uma janela do mercado de transferência, foi para o Porto. De Milão a Lisboa.

Não demorou muito para conquistar o seu primeiro título com a camisa portista. Na temporada 2017-2018, foi campeão nacional. Nessa mesma época, foi considerado o melhor lateral-esquerdo pelo Site ‘GoalPoint‘, além de ter sido nomeado o melhor jogador do ano 2017/18 pela Liga NOS.

Em março de 2019, o jogador marcou contra a Roma, em partida válida pela UEFA Champions League. Dessa forma, garantiu o 3 x 1 para o Porto, que garantiu a vaga nas quartas de final.

Desse modo, em 2019/20 foi considerado o melhor lateral-esquerdo do campeonato, conquistando a dobradinha: Primeira Liga e Taça de Portugal. Nessa mesma temporada foi o melhor marcador dos Azuis e Brancos, com 13 gols e sete assistências, sendo sempre muito decisivo nos jogos.

Contudo, no começo da temporada atual fez história pelo FC Porto ao tornar-se o defensor mais goleador. Alex Telles somou 26 gols em 193 jogos.

Manchester United

Finalmente, o mercado de transferência estava novamente agitado. Dessa forma, após rumores, Telles foi contratado no mercado da bola de verão de 2020 pelo Manchester United. Assim, chegou no clube pelo valor de 15 milhões de euros. Contudo, ainda fica na reserva de Luke Shaw nos Red Devills.

Seleção Brasileira

Decerto, a evolução do jogador era notória. Assim, em 15 de março de 2019, Telles teve a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Dessa forma, entrou no lugar do lesionado Felipe Luís.