Alex Sandro – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Alex Sandro Lobo Silva, ou simplesmente Alex Sandro, é um jogador de futebol brasileiro. A saber, nasceu no dia 26 de janeiro de 1991 em Catanduva, no estado de São Paulo. O lateral-esquerdo defende a Juventus, da Itália, e iniciou sua carreira em 2005, com 14 anos de idade.

Alex Sandro – Início de carreira

O atleta teve seu início no futebol quando tinha 14 anos de idade. Em 2005, passou a defender as categorias de base do Athletico-PR. Nesse sentido, com o passar dos anos, se destacou e subiu para o profissional do clube paranaense em 2008, com 17 anos.

Foi adquirido por um grupo de investimentos, que utilizou um modesto clube uruguaio para registrar o atleta. Alex Sandro jogou 16 partidas e marcou um gol enquanto defendia as cores do rubro-negro paranaense.

Em 2010, quando foi registrado pelo Maldonado, modesto clube uruguaio, logo já foi para o Santos por um período de empréstimo de um ano e meio.

Trajetória, conquistas e highlights de Alex Sandro

Pelo Santos, fez parte da histórica equipe de NeymarGanso e cia. Como grande parte do elenco alvinegro, o jovem lateral-esquerdo se destacou e chamou a atenção de diversos clubes do mundo.

Pela equipe santista, jogou 53 partidas e marcou três gols. Além disso, se sagrou campeão do Paulistão de 2010 e 2011, da Copa do Brasil de 2010 e da Libertadores de 2011, marcando seu nome na história do clube da baixada.

Com os resultados obtidos no Peixe, passou a ser alvo de clubes da Europa. Sendo assim, no meio de 2011, foi comprado para defender as cores de um tradicional clube do Velho Continente, que pagou quantia milionária no mercado de transferências para ter Alex Sandro.

Transferências e mercado da bola de Alex Sandro

Para a temporada 2011/12, o lateral-esquerdo passou a defender o Porto, clube campeão português e da Champions League. Para confirmar os rumores, o clube desembolsou 9,60 milhões de euros para contar com o brasileiro.

Alex Sandro ficou no Porto durante quatro temporadas. Participou de 137 jogos, marcou três gols e deu dez assistências. Ademais, se sagrou campeão do Campeonato Português em 2011/12 e 2012/13.

Com o destaque, surgiram diversos rumores com o nome do lateral-esquerdo nos grandes clubes do futebol europeu. Assim, no mercado da bola de 2015/16, deixou Portugal rumo à Itália.

Juventus

Nesse sentido, a Juventus apareceu como uma forte interessada e foi ao mercado de transferências determinada a comprar o jogador. Dessa forma, pagou 28 milhões de euros para contratar o lateral-esquerdo.

Em seu período de adaptação ao novo país, foi reserva de Evra, o que fez com que fosse questionado o valor de sua contratação. Entretanto, com o passar dos anos, chegou a ser considerado o melhor lateral-esquerdo do mundo pela imprensa local.

Jogou 272 jogos com a camisa da Velha Senhora, marcou 15 gols e deu 29 assistências para seu companheiro.

Durante essa passagem no gigante clube italiano, teve seu nome ligado a outros times no mercado da bola. Porém, os rumores não se confirmaram e o atleta não deixou o clube de Turim.

Contudo, a má fase que Alex Sandro viveu na temporada 2021/22 fez com que a Juventus fosse ao mercado de transferências para tentar substituí-lo. Até o momento, nada se confirmou.

Seleção Brasileira

Primeiramente, com a boa temporada feita em 2010 e 2011, o atleta estreou pela seleção de seu país em um amistoso com o Gabão, no dia 10 de novembro de 2011.

No entanto, continuou defendendo a equipe de base. Assim, se sagrou campeão do Sul-Americano Sub-20 e da Copa do Mundo Sub-20. Além disso, estava no elenco que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de 2012.

Com um mercado da bola agitado fora da Seleção BrasileiraAlex Sandro estava na conquista da Copa América, de 2019. A saber, foi titular nos últimos jogos devido à lesão de Filipe Luís.

Por fim, mesmo com a má fase vivida na Juventus e sendo cotado para sair no mercado da bola, o lateral continuou sendo convocado para a Seleção Brasileira de Tite e deve ser um dos 26 nomes presentes na Copa do Mundo.

Por fim, Alex Sandro defendeu seu país em 37 jogos e marcou dois gols com a camisa amarelinha.

Oi, eu sou o Gabriel Vicco e sou apaixonado por futebol e sempre o tive o sonho de trabalhar com isso. Escolhi o jornalismo por gostar de escrever e me comunicar de várias maneiras. Tenho uma página no Instagram com alguns amigos, o Debate (@debate.fcs), onde postamos notícias, análises e coberturas do Brasileirão Feminino. Atualmente, tenho a certeza de que a profissão que mais almejo é o jornalismo esportivo, por isso busco por experiências e pela minha evolução nesse ramo.
Artigo anteriorBologna – História, estatísticas e conquistas
Próximo artigoArthur – Mercado de transferências, rumores e estatísticas