‘Pensei que estava tendo um ataque cardíaco e que iria morrer. Você realmente enlouquece’

5 minutos de leitura

O ex-Tottenham Toby Alderweireld desabafou sobre momentos de tensão que sofreu pouco depois de deixar a Premier League. O zagueiro, que atualmente tem 35 anos, saiu dos Spurs rumo ao Catar para defender o Al-Duhail em 2021, e um ano depois assinou com o Antuérpia, da Bélgica, seu país natal.

Alderweireld é capitão da equipe e ajudou o clube a conquistar o Campeonato Belga na temporada 2022/23 pela primeira vez em 66 anos, mas revelou que sofreu um momento muito difícil antes de poder erguer a taça.

O drama de Alderweireld na Bélgica

O atleta afirmou que uma derrota contra o time Union no início de 2023 o deixou “com raiva e frustrado”, e atrapalhou o sono naquela noite. O defensor decidiu ir ao clube cedo no dia seguinte para fazer um treino de força e tomou um comprimido de cafeína antes de sair de casa porque não gosta de café.

— Enquanto eu estava no carro, meu coração começou a bater a mil por hora e eu pensei: ‘estou tendo um ataque cardíaco. É isso, nunca mais vou ver meus filhos de novo’. Andei até uma loja de móveis e pedi para chamarem a emergência —, relembrou o jogador em entrevista ao jornal belga “Sporza”.

Quando a ambulância chegou para fazer o atendimento, os batimentos cardíacos de Alderweireld estavam voltando ao normal. Na dúvida, o zagueiro decidiu abdicar completamente de cafeína, mas o episódio voltou a acontecer mesmo sem a substância pouco depois. Novamente, o resgate foi acionado.

— Eu senti meu coração acelerado por causa de todo o estresse. Isso me deu um ataque de pânico, que fez meu coração bater ainda mais rápido. Você realmente fica louco, e em um momento, pensa que está tendo um ataque cardíaco e vai morrer —, disse.

Alderweireld, ex-Tottenham, marcou um gol histórico na Bélgica - Foto: Icon Sports
Alderweireld, ex-Tottenham, no futebol belga (Foto: Icon Sports)

O belga realizou uma série de testes para determinar as causas do mal-estar e ficou constatado que o estresse era o motivo. Embora os sintomas ainda surjam vez ou outra, agora Alderweireld destacou se sentir mais tranquilo por saber como lidar.

No entanto, a condição impactou na carreira do zagueiro. O jogador decidiu se aposentar da seleção da Bélgica em março de 2023 após 13 anos e 127 convocações com a camisa da equipe.

— É por isso que deixei a seleção belga. Eu me diverti lá com a disputa de cinco grandes torneios e consegui encerrar esse capítulo —, declarou ele.

No Tottenham, Alderweireld participou de 236 jogos entre 2015 e 2021, marcou nove gols e deu cinco assistências. O zagueiro também foi uma das estrelas do elenco vice-campeão da Champions League 2018/19.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.