Álbum de figurinhas da Eurocopa esquece astros do City e tem jogador ‘desconhecido’ na Inglaterra

6 minutos de leitura

O álbum de figurinhas da Eurocopa 2024 já causa polêmica na Inglaterra. Alguns destaques do Manchester City, pilares do time de Gareth Southgate, não foram incluídos, enquanto nomes controversos estão presentes.

O escritor Stephen Hurrell teve acesso ao álbum da Eurocopa e fez uma análise sobre o material. Segundo ele, a edição é decepcionante e, além de apresentar pioras gráficas e físicas, está repleto de equívocos nas escolhas dos jogadores.

As gafes da sessão da Inglaterra no álbum de figurinhas da Eurocopa 2024

Como os álbuns de competições de seleções normalmente saem antes das convocações oficiais serem dificuldades, é comum que atletas que tenham suas figurinhas colocadas à vendas não estejam na disputa. Ao que parece, porém, o álbum da Eurocopa 2024 exagerou nas falhas, principalmente com a Inglaterra.

Segundo Hurrell, nomes como Phil Foden, John Stones e Kyle Walker, trio do Manchester City, estão fora. Atualmente, esses jogadores são titulares da seleção inglesa e só não irão para Euro caso ocorra algum imprevisto. Outros jogadores bem colocados com Southgate, como Ben Chilwell e Ivan Toney também não foram colocados.

Foden em ação pelo Manchester City
Foden comemorando gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Por outro lado… alguns atletas presentes no álbum assustam. O caso mais flagrante é o de Luke Thomas, lateral-esquerdo do Leicester e que está emprestado ao Middlesbrough, da Championship. Ocorre que esse atleta nunca foi convocado pela Inglaterra na carreira. Mason Mount, em baixa na temporada com muitas lesões, também foi incluído.

O que tem no álbum de figurinhas da Eurocopa?

A Panini produziu o álbum da Eurocopa desde 1977, mas a parceria chegou ao fim para 2024. A Topps, empresa norte-americana, é a nova responsável por fazer o artigo da competição. A marca também irá realizar as figurinhas da Euro 2028, da Euro Feminina 2025 e das finais da Liga das Nações 2028.

José Mourinho foi escolhido como garoto-propaganda do álbum da Eurocopa de 2024. No acordo divulgado, também ficou estabelecido que o português teria a missão de escolher alguns dos jogadores presentes.

Ainda em sua análise, Hurrell ponderou que as figurinhas apresentam fragilidades. Ele apontou que não existe um único padrão de desenho dos adesivos, já que a Topps não possui licença comercial de todas as seleções.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.