7 talentos da Albânia de Sylvinho que caberiam na Premier League

Sylvinho, ex-técnico do Corinthians, fez história ao classificar a Albânia para a Eurocopa de 2024 de forma antecipada. Será apenas a segunda participação do país na competição em toda a história.

A confirmação da vaga veio após o empate em 1 a 1 com a Moldávia na última sexta-feira (17), fora de casa. Líder do grupo E, com 14 pontos, a seleção albanesa enfrentará Ilhas Faroé na tarde desta segunda-feira (20) com a missão apenas de terminar a competição na liderança.

A bela campanha albanesa passa pelo trabalho do treinador brasileiro junto do auxiliar Zabaleta, ex-jogador do Manchester City, e também por alguns jogadores de destaque, que poderiam fazer sucesso na Premier League.

O técnico da Albânia poderia contar com alguns jogadores de renome internacional, mas eles optaram por defender outros países. São os casos do volante Granit Xhaka, que jogou por sete temporadas na Premier League com o Arsenal e hoje é do Bayer Leverkusen; do meia-atacante Xherdan Shaqiri, do Chicago Fire, que jogam pela Suíça; ou do zagueiro Amir Rrahmani, do Napoli, que representa Kosovo.

Mas ainda assim, a Albânia conta com alguns nomes interessantes, que inclusive jogam na Premier League, como Armando Broja, do Chelsea, que está se recuperando de uma grave lesão no joelho. Outro que também atua no Campeonato Inglês é Thomas Strakosha, do Brentford.

A PL Brasil separou sete talentos da Albânia que poderiam estar na Premier League, liga que Sylvinho conhece bem, já que jogou no Manchester City de 2009 a 2010. Veja:

Kristjan Asllani – Inter de Milão

Kristjan Asllani Albânia
Foto: Icon Sport

O meia de 21 anos da Inter de Milão tem sido acionado diversas vezes pelo treinador Simone Inzaghi por conta de sua versatilidade. Ele é capaz de atuar nos dois lados do campo, sendo bom defensivamente e com qualidade para chegar à área rival. Soma sete jogos e um gol pela seleção albanesa.

Kristjan Asllani é bom no drible, desarme, passe e arremate. Um meio-campista completo, que poderia estar jogando em algum dos 10 primeiros colocados da Premier League. Apesar de ainda não ter carimbado uma vaga no time titular da Inter de Milão, o jovem é uma grande promessa e a liga inglesa poderia ser um excelente lugar para o jogador se desenvolver.

Marash Kumbulla – Roma

Marash Kumbulla Roma Albânia
Foto: Icon Sport

Com apenas 22 anos, Marash Kumbulla chegou em definitivo à Roma em 2021 e apesar de não ser titular na equipe comandada pelo técnico José Mourinho, tem somado alguns minutos na temporada. Pela seleção, já disputou 17 partidas. O zagueiro joga mais pelo lado direito do campo, mas também atua centralizado, valência perfeita para a Premier League, onde se utiliza muito o esquema tático com três zagueiros.

Elseid Hysaj – Lazio

Elseid Hysaj Albânia
Foto: Icon Sport

Um dos jogadores mais experientes da seleção, com 73 jogos, Elseid Hysaj teve boa passagem pelo Napoli, e vem sendo titular na Lazio. É versátil, podendo atuar como zagueiro ou lateral-direito, e por isso é fundamental no esquema de Sylvinho. A versatilidade do defensor agradaria alguns técnicos da Premier League, que gostam de utilizar o mesmo jogador em diversas posições do campo. Luke Shaw (Manchester United), Ben White (Arsenal), Kyler Walker (Manchester City) são alguns exemplos de jogadores que atuam tanto na lateral quanto na zaga.

Etrit Berisha – Empoli

Etrit Berisha Albânia
Foto: Icon Sport

Dono da meta da Albânia nos últimos anos, Etrit Berisha tem 74 jogos pela seleção e, geralmente, é o capitão da equipe comandada por Sylvinho. Ele é o terceiro goleiro com maior porcentagem de defesas das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, com 85%, atrás apenas do francês Mike Maignan (93,8%) e do azerbaijano Shahrudin Mahammadaliyev (88,5%).

Com o Empoli, ele tem uma média de 3,9 defesas por jogo (aproveitamento de 68%). São 39 defesas em 10 jogos, sendo 16 de arremates vindos de dentro da área e dois de fora.

Nedim Bajrami – Sassuolo

Nedim Bajrami
Foto: Icon Sport

O meio-campista de 24 anos foi titular em seis dos sete jogos que fez nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Marcou três gols e deu uma assistência. Com o Sassuolo, ele esteve em campo 10 vezes, iniciando entre os 11 primeiros sete vezes. Estufou a rede apenas uma vez com a equipe italiana.

A principal característica de Nedim Bajrami que faz com que ele se desse bem na Premier League é o fato dele ocupar praticamente todos os espaços do campo. Cai tanto pelo lado direito quanto pelo esquerdo, busca a bola na defesa, pisa muito na área. É um meio-campista moderno que se daria bem na mão de Roberto De Zerbi, por exemplo, que alavancou os talentos de Alexis Mac Allister e Moisés Caicedo no Brighton.

Myrto Uzuni – Granada

Myrto Uzuni Albânia
Foto: Icon Sport

O atacante de 28 anos é destaque do Granada na temporada, com quatro gols em 13 jogos (sendo 11 como titular). Myrto Uzuni gosta de jogar na área, mas também pode ser utilizado na ponta esquerda. Com a Albânia, ele estufou as redes duas vezes e deu uma assistência em 10 partidas (sendo sete como titular) nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Apesar de não ser tão novo mais, ele poderia levar espírito de liderança para clubes da segunda escala da Premier League, como Luton Town e Burnley.

Ernest Muçi – Legia Varsóvia

Ernest Muçi Albânia
Foto: Icon Sport

O atacante de 22 anos vem conquistando uma vaguinha na Albânia. Saiu do banco três vezes e marcou um gol nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024. No Campeonato Polonês, ele começou como titular em 10 dos 14 jogos que disputou e marcou três gols.

Ernest Muçi cai bastante pelo lado esquerdo e gosta de entrar na área para ficar cara a cara com o goleiro, seja para chutar ou para cruzar rasteiro. Com pouca idade, o atacante pode evoluir bastante e alcançar o nível da Premier League.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.