Agüero mira Lampard e Henry na lista de maiores artilheiros da PL

Se mantiver média de gols por temporada, atacante argentino superará a dupla brevemente

maiores artilheiros da PL

A Premier League tem e já teve grandes atacantes, como Alan Shearer, Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Didier Drogba, Fernando Torres e Sergio Agüero.

O último provavelmente é o jogador mais importante da história do Manchester City, já sendo o maior goleador da história do clube. Kun já gravou definitivamente seu nome na história da liga, por lances como o gol do título em 2012 sobre o Queens Park Rangers, na sua primeira temporada.

Kun já foi decisivo na Terra da Rainha logo na sua primeira temporada (Foto: Ed Garvey/Manchester City FC via Getty Images)

Já são quatro títulos ingleses para o camisa 10 dos Citizens. Ou seja, antes da sua chegada, o City possuía apenas dois e, com ele, triplicou essa quantidade, fato bastante significativo.

Além dos títulos, Kun adora quebrar diferentes recordes. O atacante argentino é um dos cinco jogadores da liga a marcarem cinco vezes em um único jogo: diante do Newcastle, em 2015. Além desse outro feito importante foi chegar à marca de 11 hat tricks na PL em fevereiro de 2019, se juntando ao icônico Alan Shearer.

O camisa 10 do City chegou ao 11º hat trick em fevereiro, diante do Chelsea (Foto: Alex Livesey – Danehouse/Getty Images)
Leia mais: QUIZ: Você sabe quem são os maiores artilheiros de cada time?

Agüero também é apenas o sexto jogador a atingir 200 gols ou assistências por um único clube na Liga. Os outros são Lampard, Giggs, Gerrard, Rooney e Henry.

Pela Premier League, Kun já balançou as redes 164 vezes, tendo uma média de 20,5 gols por temporada e de aproximadamente 0,686 gol por jogo. Com isso, ocupa a sexta posição na lista dos maiores artilheiros da história da liga, atrás apenas de Alan Shearer, Wayne Rooney, Andy Cole, Frank Lampard e Thierry Henry.

Porém, Agüero se aproxima cada vez mais de Lampard e Henry, com 177 e 175 gols, respectivamente, e deve ultrapassá-los muito em breve. Se mantiver a média de gols por temporada, Kun ultrapassará a dupla e se firmará como o 4º maior, ficando muito perto de Andrew Cole, na terceira posição.

Gigantes na PL, Henry e Lampard devem ser superados em breve por Agüero (Foto: Adrian Dennis/AFP/Getty Images)
Leia mais: Conheça todos os artilheiros da era Premier League

Resta saber se Kun terá fôlego para se tornar o número um. Difícil. Shearer tem 260 gols, o que faz com que Agüero precise ter uma média absurda de gols pelas próximas temporadas para ultrapassar os 260, ou até empatar.

Outras questões entram nessa discussão, como a sequência do argentino no City, visto que o mesmo já afirmou em mais de uma oportunidade o desejo de atuar, em grande nível, pelo Independiente, seu clube de formação e de coração.

Após sair do Chelsea, Lampard jogou ao lado de Kun nos Citizens (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)