Afonso Alves e sua rápida passagem pela Premier League

Relembre a passagem do atacante Afonso Alves pela Premier League

Afonso Alves
Grande festa para a grande aposta. (Créditos - Trivela)

Nos últimos anos, a Premier League se tornou um campeonato com alto número de jogadores brasileiros nos mais diversos clubes. Entre tantos que por lá passaram, o nome de Afonso Alves merece um destaque especial.

Sua curiosa trajetória até chegar ao Middlesbrough, e sua despedida da Terra da Rainha é mais uma das tantas boas histórias que o futebol nos reserva.

Início de carreira de Afonso Alves

A exemplo de outros tantos jogadores brasileiros, a vida nos campos daqui foi muito curta, logo se mudando para a Europa.

Sua trajetória no Velho Mundo teve início na Suécia, onde defendeu Örgryte e Malmö. Atuou por lá durante quatro temporadas e então partiu para uma liga mais forte e com melhores equipes.

Atenção de todo o mundo

Na temporada 2007/2008, desembarcou na Holanda para atuar pelo Heerenveen. Foi pelo clube holandês que Afonso Alves viveu o ápice de sua carreira. Sua primeira temporada lhe rendeu a artilharia do campeonato marcando 31 gols em 34 partidas, o que o colocou na briga pela chuteira de ouro daquela temporada.

Créditos – Heerenveen

O bom momento vivido na Holanda chamou a atenção de Dunga, então treinador da seleção brasileira. Assim, em 15 de maio de 2007, Afonso Alves, até então um desconhecido pela imensa maioria dos torcedores brasileiros, era um dos atacantes convocados para integrar a Seleção.

“Certamente foi uma grande surpresa. Todo jogador pensa em seleção e comigo não era diferente. Mas veio cedo e tenho de fazer por onde agora”, disse em e entrevista à Radio Jovem Pan.

Ainda que pelo Brasil tenha feito apenas um gol em oito jogos, Afonso Alves integrou a equipe campeã da Copa América de 2007. Após a conquista internacional, retornou à Holanda onde sua fase artilheira continuava em alta.

A melhor atuação de sua vida aconteceu em no dia 7 de outubro de 2007. Ele participou da impiedosa goleada por 9 a 0 do Heerenveen contra o Heracles.

Naquela partida, Afonso Alves marcou nada menos que sete gols, entrando para a história da Eredivisie. Com um desempenho tão alto, era natural que seu futebol atraísse a atenção de outras equipes pelo mundo. Logo ele estaria rumo à grande chance de sua carreira.

Afonso Alves, a grande aposta de Riverside

Afonso Alves chegou à Inglaterra em janeiro de 2008, no meio da temporada como a contratação mais cara do Middlesbrough. Especula-se que a equipe pagou €12,7 milhões pelo jogador.

Sua chegada foi marcada por muita festa, com direito inclusive à recepção com duas sambistas e do técnico do clube, hoje técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate.

Sua estreia foi na vitória por 1 a 0 contra o Sheffield United pela Copa da Inglaterra. O início de sua passagem pela Premier League foi promissor, com seis gols em 11 partidas.

Os primeiros vieram em 6 de abril daquele ano, contra o Manchester United, onde o brasileiro marcou todos os tentos do Boro no empate em 2 a 2.

Deve ser destacada também a avassaladora vitória por 8 a 1 contra o Manchester City em 1° de maio, onde Afonso Alves marcou seu primeiro e único hat-trick na liga.

Créditos: Getty

Dessa forma, o brasileiro terminava sua primeira temporada na Inglaterra em alta, aumentando a expectativa da equipe, da mídia e dos torcedores em seu futebol.

Decepção e despedida

Na temporada 2008/2009, seria a primeira completa que ele disputaria pela equipe, mas seu rendimento foi muito abaixo do esperado. Afonso Alves pouco produziu enquanto esteve em campo, tendo marcado apenas quatro gols em 31 jogos.

O episódio que lhe rendeu mais destaque naquela temporada foi quando sua casa foi invadida e roubada enquanto estava em campo diante do Portsmouth.

“Infelizmente, a violência está presente em todos os cantos do mundo e não é uma exclusividade brasileira”, disse em entrevista ao Globoesporte.com

O fim daquela temporada se mostrou amargo para todos os envolvidos. O brasileiro pouco contribuiu para a equipe, sendo a grande decepção do Middlesbrough, que, ao final do campeonato, acabaria rebaixado para a Championship.

Créditos: Gazzete Live

Após o fracasso por ele protagonizado, o brasileiro acabou deixando a equipe. Ele partiu rumo futebol do Oriente Médio por onde atuou até encerrar sua carreira em 2013.

A passagem da Afonso Alves pela Premier League foi marcante pelo seu início empolgante, mas também pelo final melancólico. Até hoje o nome do brasileiro é lembrado como a grande aposta que se mostrou um enorme erro na história do Boro.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube