AFC Liverpool, o ‘primo mais novo’ do Liverpool que luta contra o futebol moderno

8 minutos de leitura

Pouca gente sabe, mas existe uma “versão alternativa” do Liverpool no futebol inglês. O AFC Liverpool surgiu do hexacampeão europeu e com a missão de seguir a história do gigante de Merseyside sem se enquadrar no cenário altamente capitalista que o futebol moderno apresenta.

Na Inglaterra, não é anormal que torcedores revoltados com os rumos que seus clubes estejam tomando fundem novas equipes mantendo laços e traços com as outras instituições. Dois dos casos mais famosos são o FC United of Manchester e AFC Wimbledon, dissidentes de Manchester United e Wimbledon FC, atual MK Dons, respectivamente.

Diferentemente desses dois exemplos, não há conflito do AFC Liverpool com o Liverpool original. Quando o clube foi fundado, em 2008, houve até cordialidade e apoio do gigante inglês.

O que é o AFC Liverpool e por que foi criado?

  • Affordable Football Club Liverpool 
  • Fundado em 2008
  • Localização: Crosby, cidade no condado de Merseyside, a 9km do centro de Liverpool
  • Estádio: Marine Travel Arena (capacidade para 2 mil pessoas)
  • Divisão: North West Counties Football League (nona prateleira do futebol inglês)

Se não há ódio contra o Liverpool, por que os torcedores fundaram um novo clube? A resposta é simples. Um grupo de mil pessoas notou que acompanhar o futebol de alto nível estava ficando cada vez mais caro. Ir aos jogos, acompanhar as partidas na TV fechada e comprar produtos se tornou um um pacote cada vez mais seleto a um único grupo.

Nesse cenário, surgiu o AFC Liverpool, com a missão de tornar o futebol mais acessível e democrático. Como diz o próprio site do clube, a filosofia de existência da equipe em bem clara.

 O AFC Liverpool é um clube de futebol genuíno e sem fins lucrativos. Então, toda a receita gerada fica dentro do clube e não vai para os bolsos de um proprietário multimilionário.

Ainda há o mecanismo de propriedade e administração. Todo membro do clube tem direito a um voto. O AFC Liverpool é gerido pelos próprios torcedores e, para eles, isso é um orgulho. Definitivamente, o time do povo.

A relação com o Liverpool

Quando o AFC Liverpool surgiu, em 2008, houve alegria por parte do Liverpool. Em entrevista à ocasião, o então técnico Rafa Benítez desejou sorte à nova instituição e se mostrou empolgado com a novidade.

–Estou satisfeito com a ideia. Acho que, com mais pessoas mais próximas do nosso clube, é bom. Minha mensagem é apenas desejar a todos o melhor, marcar muitos gols e progredir para outro nível. Será fantástico para nós.

O AFC Liverpool garante que ainda apoia o time do Anfield Road e, quando possível, é representado por seus membros nas partidas do time na Premier League.

Assim como o Liverpool, o AFC usa um bonito uniforme vermelho com detalhes brancos. O escudo é bem diferente, mas guarda símbolos importantes, como a ave localizada no centro do emblema original e as chamas de fogo das laterais.

O motivo da existência do clube de 16 anos não é, de forma pretenciosa, destruir o Liverpool. O que a “versão raiz” dos Reds deseja é renovar a base de fãs do futebol, oferecer acesso ao esporte para quem tem menos recursos e construir uma relação de maior afeto e proximidade com os torcedores.

Dentro de campo

O AFC Liverpool passa longe de ter o desempenho dos Reds em campo, mas isso é o que menos importa para eles. Apesar disso, alguns episódios desde a fundação se destacam.

É o caso da maior goleada que o clube já aplicou. O 9 a 0 contra o St. Helen Towns, em 13 de setembro de 2014, ficou marcado na história, assim como o público recorde de 604 pessoas diante do Wigan Robin Park, em 2008.

Do seu jeito, o AFC Liverpool faz um futebol cada mais raro atualmente, em que o gol mais bonito não é feito quando a bola balança as redes.

AFC Liverpool
AFC Liverpool em ação (Foto: Divulgação/AFCL)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.