AFC Liverpool: a história do outro Liverpool

Conheça o clube que surgiu da insatisfação de torcedores do Liverpool FC

0
831
liverpool kop
Alex Livesey/Getty Images

Não é de hoje que a relação entre dinheiro e futebol vem ganhando cada vez mais força e levantando debates por todo o mundo. Entretanto, poucas são as atitudes concretas contra isso. No futebol inglês, um dos exemplos mais emblemáticos é o AFC Liverpool.

O clube foi fundado em 2008, por mil torcedores do Liverpool após a Premier League anunciar a tentativa de implementar o “Jogo 39”.

AFC Liverpool: conheça a história do outro Liverpool

Mas afinal, o que é o Jogo 39?

Em fevereiro de 2008, a Premier League levou aos 20 clubes do campeonato a proposta de realizar uma rodada extra de jogos. Atualmente, a competição tem um total de 38 rodadas, sendo que cada clube joga duas vezes um contra o outro. Uma vez como visitante e outra como time da casa.

Desse modo, a rodada extra iria acontecer em um campo neutro, fora da Inglaterra, ganhando o apelido de “rodada internacional” ou “jogo 39”. O objetivo era que a proposta fosse implementada na temporada 2010/2011, visto que um novo contrato televisivo entraria em vigor.

Entretanto, a proposta não agradou aos dirigentes de vários clubes e principalmente aos torcedores.

Rejeição ao jogo 39 e o início do AFC Liverpool

A essência de um clube de futebol é sua torcida. Muitos afirmam que ela é o maior patrimônio que um time pode ter. Mas o fato é que poucas vezes o lado do torcedor é levado em conta nas decisões tomadas por quem comanda o esporte. Como foi o caso do “jogo 39”.

A proposta não considerava que alguns torcedores não teriam condições financeiras de acompanhar essas partidas fora da Inglaterra. Além disso, muitos viram a rodada extra motivada apenas por dinheiro. O que deixou de escanteio o lado emocional do futebol e aumentou a rejeição pela proposta.

Foi então que, ao se sentirem de certa forma excluídos da Premier League, um mês depois, um grupo de torcedores decidiu criar um clube de futebol acessível para todos. Nascia assim, o AFC Liverpool.

AFC Liverpool
Divulgação/AFC Liverpool

A história do Liverpool alternativo

A realidade é que o “jogo 39” só foi um estopim para Alun Parry tirar do papel o sonho de fundar um time de futebol mais democrático. Torcedor fanático dos Reds, ele já estava insatisfeito com o crescente aumento no valor dos ingressos, que excluía de Anfield Road os torcedores com menos poder aquisitivo.

Segundo Parry, por causa disso, uma boa parte da comunidade estava sendo impedida de assistir aos jogos e de crescer na cultura das partidas. Dessa forma, ao lado de outros torcedores, eles formaram um Liverpool alternativo.

A iniciativa carrega no próprio nome seu principal objetivo. Affordable Football Club Liverpool, traduzido para o português significa “Acessível Futebol Clube Liverpool”. Dessa forma, a equipe se firmou como uma organização sem fins lucrativos, na qual qualquer um pode se tornar membro e votar nas principais decisões do clube.

Um irmão mais novo 

Diferente de outras iniciativas com princípios semelhantes, o AFC Liverpool não buscou se desassociar dos Reds. Em uma entrevista à BBC Sport, Parry afirmou: “Longe de desejar ser afastado do clube, esperamos que o Liverpool nos veja como um irmão mais novo”.

Dessa forma, a equipe tem um relação amistosa com o “irmão mais velho”, tanto que adotou o vermelho como cor oficial da equipe.

Leia mais: O domínio do Liverpool no futebol inglês entre as décadas 1970 e 1980

Como é o AFC Liverpool dentro de campo?

Apesar de carregar o mesmo nome e cores que o Liverpool, o AFC ainda não conseguiu se igualar as glórias do irmão mais velho. A equipe entrou em campo pela primeira vez no dia 6 de julho de 2008, em um amistoso contra o ST Helens Town. O jogo terminou empatado por 1 a 1. Martin Crowder foi o autor do primeiro gol da história do clube.

No mesmo ano, o AFC foi aceito para entrar na Divisão Dois da Liga dos Condados do Noroeste. A partida de estreia no campeonato ocorreu no dia 9 de agosto, com uma vitória convincente por 5 a 0 em cima do Darwen. Na mesma temporada, eles conquistaram o acesso a primeira divisão.

De lá para cá, a equipe oscila entre resultados bons e ruins. Na temporada 2010/2011, o clube participou pela primeira vez da Copa da Inglaterra, mas não conseguiu bons resultados. A melhor participação deles nesse campeonato foi em 2015/2016.

Entretanto, na temporada 2017/2018, a soma de resultados ruis fez o time cair para a Divisão Um da Liga dos Condados do Noroeste. Mesmo não conseguindo somar bons resultados, os jogos do AFC Liverpool atraem um público médio de 500 pessoas.

Um número formado em sua maioria por famílias que encontraram na equipe uma forma de continuarem mantendo viva na comunidade a paixão pelo futebol.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • MAIORES ARTILHEIROS DO CAMPEONATO INGLÊS