AFC Bournemouth – História, Mercado da Bola e Estatisticas

0
608
AFC Bournemouth
AFC Bournemouth

Em primeiro lugar, o Athletic Football Club Bournemouth ou simplesmente AFC Bournemouth, é um clube que atualmente disputa a segunda divisão inglesa, a EFL Championship. Se localiza no condado de Dorset no litoral sul da Inglaterra. Bem como, sua fundação foi como Boscombe St. John ‘s Institute FC no ano de 1899, mas no ano de 1923 o clube passou a se chamar Bournemouth & Boscombe Athletic FC. Logo depois, em 1972 houve mais uma mudança agora para AFC Bournemouth. Comanda os seus jogos no estádio Dean Court.

A princípio, os Cherries (o apelido foi dado devido a cor dos uniformes que são vermelho cereja e pelo estádio ter sido construído ao lado de muitas cerejeiras) sempre disputaram as divisões inferiores da Inglaterra, chegando a passar 35 anos na terceira divisão. Seus principais são Southampton, Portsmouth e o Brighton. Atualmente, a equipe tem como comandante o técnico Scott Parker.

Trajetória do AFC Bournemouth, fundação, conquistas, declínio e ascensão

De antemão, a equipe do Bournemouth é conhecida por disputar por muitos anos a terceira divisão da Inglaterra. Da mesma forma, o primeiro troféu conquistado pelos Cherries foi após o final da segunda guerra mundial em um jogo no Stamford Bridge contra o Walsall pela Copa da Terceira Divisão. Nesse ínterim, o clube buscou sair da terceira divisão na qual a conquista do acesso à segunda divisão foi apenas em 1987, sendo a primeira participação do clube.

Entretanto, no ano de 2008 o clube possuía na época dívidas que quase forçaram o clube a fechar. Da mesma forma, a participação do clube na League Two foi ameaçada quando a federação considerou bloquear sua participação. Todavia, apesar da temporada conturbada, ao final dela uma luz no fim do túnel trouxe esperança para equipe. 

Logo depois, na temporada seguinte, o técnico Eddie Howe assumiria a equipe e sob o seu comando o Bournemouth viveria o seus melhores anos no futebol inglês. Dessa forma, com o título da EFL Championship 2015, garantiram o tão sonhado acesso à Premier League. Assim, durante cinco temporadas os Cherries disputaram a principal do futebol nacional. Contudo na temporada 2019/20, o time não conseguiu bons resultados que levaram o clube para a segunda divisão.

Mercado de transferência do AFC Bournemouth

Em suma, o Bournemouth não é um grande clube dentro do mercado de transferências. Bem como suas contratações que são modestas. Por outro lado, o clube foi ousado no mercado da bola nos últimos anos. Dessa forma, suas principais contratações se deram quando conquistou o acesso a Premier League.

Nathan Aké do Chelsea por £ 22,80M em 2017

De antemão, os Cherries foram ousados dentro do mercado da bola. Assim, entre vários contratos de empréstimos, somente em 2017 o Bournemouth conseguiu adquirir o jovem zagueiro Nathan Aké de forma definitiva. Assim, o investimento no mercado de transferência se provou dentro de campo e o jogador foi uma das peças nos anos que o clube jogou na Premier League.

Nathan Aké - Bournemouth
Nathan Aké – Bournemouth

Jefferson Lerma do Levante £ 28,00M em 2018

A princípio, o volante colombiano foi a contratação mais cara da história do Bournemouth no mercado de transferência. Além disso, foi uma aposta dos Cherries com o intuito de fortalecer o elenco que na época disputava a Premier League. 

Jefferson Lerma - Bournemouth
Jefferson Lerma – Bournemouth

David Brooks do Sheffield United  £ 11,30 M em 2018

Antecipadamente, o galês David Brooks que joga na ponta direita, logo em sua primeira temporada já conquistou a admiração da torcida do Bournemouth e os olhares dos grandes clubes do país no mercado da bola. Entretanto, em sua segunda temporada acabou sofrendo com lesões que o afastaram por quase toda a temporada.

David Brooks - Bournemouth
David Brooks – Bournemouth

Callum Wilson do Coventry City  £ 3,70M em 2014

Primeiramente, o atacante britânico foi uma aposta do time no mercado da bola. Dessa forma, terminou como o principal goleador da equipe na histórica temporada que garantiu o acesso a Premier League. Assim, em 187 partidas pelo Bournemouth foram 67 gols e 30 assistências, se provou um tiro certeiro dos Cherries no mercado de transferência.

Callum Wilson - Bournemouth
Callum Wilson – Bournemouth

Dan Gosling do Newcastle United a custo zero em 2014

Desde já, o meio campista também fez parte do time histórico que conquistou a promoção a elite do futebol inglês. Decerto, mais uma aposta no mercado da bola do time.  Em suma, o Bournemouth se aproveitou do mercado de transferência e adquiriu o jogador sem gastar nada e colheu os frutos ao final daquela temporada. 

Dan Gosling - Bournemouth
Dan Gosling – Bournemouth