Afastado, Rolando treina separado no Braga

0
163
Rolando
Foto: Reprodução/A Bola

Em suma, Rolando foi afastado da equipe principal do SC Braga. Assim, segue treinando separado do time de Carlos Carvalhal. Contudo, quer cumprir o seu contrato com os Bracaenses para, então, deixar o clube.

Rolando: Inicio de carreira na base

De antemão, Rolando Jorge Pires da Fonseca, é natural de São Vicente, nascido em 31 de agosto de 1985. Desse modo, o zagueiro começou sua carreira no Campomorairense, na base do clube, antes de ir para a base do Belenenses, com 18 anos.

Belenenses

Sendo assim, gostaram do que viram e logo foi chamado para o time principal. Assim sendo, estreou na Primeira liga no ano de 2004, em 28 de agosto. Jogou os 90 minutos na vitória, por 3 x 0, contra o Marítimo.

Na temporada 2007-2008, o defensor atuou em todos os 30 jogos do campeonato e ajudou o clube a terminar em oitavo lugar. Assim, chamando atenção de outros europeus.

FC Porto

Em 15 de abril de 2008, o FC Porto abriu as portas para o jogador. Com isso, se despediu dos seus ex-companheiros e assinou por quatro anos com o clube Portista. Desde já, na sua primeira temporada ele já ganhou a condição de titular, que então era de Pedro Emanuel. Assim sendo, já conquistava a Liga e a Taça Doméstica (Taça de Portugal), em 2009. O clube adquiriu mais 10% dos seus direitos económicos e o jogador também prolongou a sua ligação até 30 de junho de 2014

Na temporada de 2010-2011, mais duas conquistas: O campeonato nacional e a sua primeira Liga Europa, que inclusive em Fevereiro de 2011 em uma parida contra o Sevilla fez um dos gols na vitória, por 2 x 1. Depois disso, foi fundamental para a campanha na competição. Então, na temporada seguinte, começou marcando duas vezes em um jogo da Supertaça de Portugal, o Porto venceu, por 2 x 1, o Vitória de Guimarães.

Pouco tempo no Napoli e transferência para a Inter

Em 31 de janeiro de 2013, terminou o seu ciclo em Porto e, assim, indo para a Itália jogar no Napoli, por empréstimo. Entretanto, seu tempo na cidade de Napoles foi curto e, em 10 de agosto do mesmo ano. acabou indo para Milão jogar na Internazionale, por pouco mais de 600 mil euros.

Ele marcou seu primeiro gol pelo clube em 27 de outubro, contribuindo para uma vitória em casa, por 4 x 2, diante do Hellas Verona FC. Em fevereiro de 2015, depois de passar o primeiro semestre, foi expulso da equipe devido à um desentendimento com a diretoria. Após se recusar a realizar a pré-temporada da equipe, foi emprestado ao R.S.C. Anderlecht até junho.

Marselha

Sendo assim, em 1º de setembro, o lusitano saiu da Bélgica para a França, Olympique de Marselha foi seu destino. Todavia, seu tempo de jogo foi inicialmente encurtado. Com a substituição do então treinador principal, Marcelo BielsaMíchel, viram pouca utilidade nele e acabou sendo transferido listado por Franck Passi depois de sua primeira temporada.

No entanto, voltou ao time sob o comando do recém-nomeado Rudi Garcia, tornando-se parte integrante da defesa da equipe e contribuindo notavelmente para um empate fora de casa, por 0 x 0, para os detentores do título Paris Saint-Germain. Em 3 de maio de 2018, trouxe do banco para Morgan Sanson dentro tempo extra, ele marcou nos últimos minutos do Semifinais da Liga Europa um caminho para FC Red Bull Salzburg para uma derrota fora de casa, por 2 x 1, e vitória agregada, por 3 x 2.

SC Braga

Atualmente se encontra em Braga desde fevereiro de 2020. Ao todo, disputou apenas 14 jogos e foi expulso uma vez.

Seleção de Portugal

Além disso, em 11 de fevereiro de 2009, Rolando foi convocado pela primeira vez para a Seleção de Portugal, jogando 90 minutos em um amistoso com Finlândia dentro do Faro. Aliás, os portugueses venceram, por 1 x 0. Assim, Ele foi convocado para a Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul, mas não saiu do banco.

Bem como na UEFA Euro 2012, fez três partidas pelos semifinalistas, todas como reserva. Depois de uma ausência internacional de quatro anos, ele voltou à seleção para um amistoso contra Egito em março de 2018 ele foi nomeado em um elenco preliminar de 35 homens para a Copa do Mundo do ano semanas depois, mas não fez o corte final.