Adama Traoré – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
353
Adama Traoré, jogador do Wolverhampton
Foto: Reprodução/Getty Images

Primeiramente, o jogador Adama Traoré Diarra nasceu em 25 de janeiro de 1996, na cidade de L'Hospitalet de Llobregat, munícipio da Espanha, que faz parte da Catalunha. Assim, com seus 25 anos de idade, o atleta já passou por quatro clubes na carreira, sendo três da Inglaterra. Atualmente, é uma das principais peças do Wolverhampton, onde atua mais pela ponta direita.

Adama Traoré – Início de carreira

Antes de mais nada, logo com os seus oito anos de idade, Traoré já havia realizado o sonho de muitas crianças: jogar pelo Barcelona. Entretanto, só chegou na base de um dos maiores clubes do mundo tão jovem após começar a praticar o esporte no Centro Esportivo de L'Hospitalet. Ou seja, não estava no mercado de transferências ainda, mas já tinha sido adquirido pela equipe catalã.

Portanto, com o passar do tempo, continuou a jogar por lá. Nesse período de categorias de base, Traoré ficou de 2004 a 2013, onde passou pelo Sub-16, Sub-19 e Barcelona B. Sobretudo, com a sua passagem pelo segundo time do Barcelona, garantiu boas estatísticas: 18 assistências em 63 jogos.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira de Adama Traoré

Ainda por cima, apesar dos bons números no Barcelona B, dividia seu tempo com a equipe principal. Mas, como não conseguia espaço para desempenhar seu futebol, jogava muito mais pelo time secundário. Inesperadamente, entre 2013 e 2015, foi utilizado só quatro vezes ao lado dos grandes jogadores do elenco.

Dessa forma, a única saída para o jogador era buscar ares em novos horizontes. Portanto, Adama Traoré movimentou o mercado da bola com o seu talento e expectativa do que ele poderia se tornar. Além disso, a equipe da Catalunha não tinha espaço para formar um atleta, porque estava sempre no foco de alcançar mais um título importante.

Transferências e Mercado da Bola de Adama Traoré

Em primeiro lugar, o mercado de transferências buscou muito Adama. No entanto, quem saiu por cima foi o futebol inglês, mais especificamente os clubes de menor expressão da Inglaterra. Com isso, o Aston Villa, da Premier League, pagou 10 milhões de euros pelo ponta, em 2015.

Todavia, esse investimento no mercado da bola não valeu a pena, pois Adama saiu da equipe na temporada seguinte. Afinal, em 12 jogos disputados, marcou um gol e deu duas assistências, o que frustrou os rumores que seria o cara do time. Por consequência, o Middlesbrough, que estava na Premier League em 2016/17, pagou 8.25 milhões de euros para ter o espanhol.

Dessa forma, o jogador tinha, possivelmente, a única chance de dar a volta por cima no futebol. Mas, não foi na primeira temporada com o Boro, e sim, na segunda. Depois de apenas uma assistência no primeiro ano e a queda para a 2ª divisão, Traoré deu 12 assistências e marcou cinco gols em 2017/18. Em suma, ao final da campanha na Championship, o mercado da bola aqueceu com alguns rumores sobre o jogador.

Wolverhampton

Portanto, após boa temporada na 2ª divisão do futebol inglês, Adama Traoré confirmou os rumores e partiu para a cidade de Wolverhampton. Assim, sua contratação por 20 milhões de euros foi a principal movimentação da equipe laranja no mercado da bola. Mas, não conseguiu desempenhar muito bem seu papel. Na campanha, em 36 partidas, marcara apenas um gol e deu três assistências.

Por outro lado, em 2019/20, Traoré provou que fora uma boa aquisição no mercado de transferências da última temporada. Pois, dentro dos 54 jogos, anotou seis gols e deu 12 assistências para os seus companheiros. Além disso, tornou-se um dos pilares do time, que levou os Wolves para as quartas de final da Liga Europa.

Dessa forma, até os dias do hoje, sua imagem como jogador está muito ligada ao time inglês. Não só por conta do número de jogos, mas também pelo bom nível apresentado. Além disso, destacou-se muito pela sua força física e velocidade combinadas, que sempre deixaram os torcedores de queixo caído.

Seleção Espanhola

Como resultado de uma evolução dos últimos anos, Adama Traoré começou a frequentar a Seleção da Espanha com muito mais frequência. No entanto, desde a sua estreia no time principal, no dia 7 de outubro de 2020, só jogou em sete ocasiões. Ou seja, a Seleção Espanhola nunca foi a responsável pela sua aclamação no mercado da bola.

Por outro lado, nas categorias de base, Traoré jogou muito mais. O jogador passou por todos as categorias, desde o Sub-16 até o Sub-21. Ao todo, são 20 jogos e um gol. Enquanto isso, no time principal, os seus sete jogos renderam em nenhum gol.