Abel Ferreira recusou proposta da Premier League em janeiro, revela site

5 minutos de leitura

Um dos principais treinadores do futebol brasileiro dos últimos anos, o português Abel Ferreira chamou a atenção da Premier League. Durante a janela de transferências de janeiro, o técnico do Palmeiras rejeitou uma investida inglesa.

Segundo o “UOL”, o West Ham, do brasileiro Lucas Paquetá, fez uma proposta para tirá-lo do Alviverde. Na época, o comandante lusitano havia acabado de vencer o Brasileirão e estava em pré-temporada com o Palmeiras.

As negociações do West Ham com Abel Ferreira

Segundo o UOL, as conversas entre as partes aconteceram em janeiro de 2024, quando Abel havia acabado de renovar seu contrato com o Palmeiras. O novo vínculo o mantém na capital paulista até dezembro de 2025.

O West Ham chegou a enviar um representante para São Paulo para abrir negociações, mas o português recusou a oferta. Caso fique até o fim do contrato, o português completará cinco anos no Verdão — tempo bastante acima da média dos treinadores no Brasil.

Paquetá em jogo do West Ham na Premier League
Foto – Icon Sport

A decisão de Abel em permanecer no Palmeiras foi motivada por diversos fatores. De acordo com o site, o técnico se sente valorizado no atual campeão brasileiro, onde tem um projeto a longo prazo em andamento.

A proximidade com a família também pesou na escolha, já que o português está adaptado à vida no Brasil. Inclusive, sua família morava em Portugal nos primeiros anos de seu trabalho e se mudou para o Brasil ao longo do contrato de Abel.

A relação com o Palmeiras

A diretoria palmeirense, por sua vez, sequer teve conhecimento da investida do West Ham. A presidente Leila Pereira, inclusive, reforça frequentemente que o clube oferece a Abel Ferreira tudo o que ele precisa para alcançar seus objetivos.

Real Madrid: clube monitora Endrick e diagnostica Abel Ferreira como 'vilão'
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O clube da Premier League não foi o primeiro a ser rejeitado pelo treinador. Segundo o UOL, ele já recusou diversas ofertas do futebol europeu e do Oriente Médio nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, ele recusou uma proposta multimilionária do Al-Sadd, do Qatar.

Aos 45 anos, o português se mostra comprometido com o projeto do Palmeiras e tem conquistado grandes feitos no comando da equipe, como o bicampeonato da Libertadores em 2020 e 2021 e dois Brasileirões, em 2022 e 2023.

Abel Ferreira no Palmeiras:

  • 268 jogos
  • 155 vitórias
  • 61 empates
  • 52 derrotas
  • 476 gols marcados
  • 239 gols sofridos
  • 65,3% de aproveitamento
  • 2x Brasileirão
  • 2x Libertadores
  • 1x Copa do Brasil
  • 1x Supercopa do Brasil
  • 1x Recopa Sul-Americana

West Ham segue na busca

Com a recusa de Abel Ferreira, o West Ham segue em busca de um novo treinador para a próxima temporada. Dois nomes que estão em pauta nos bastidores são o português Rúben Amorim e o espanhol Julen Lopetegui.

O português, que também tem sido ligado ao Liverpool, parece estar distante de qualquer opção na Premier League, de acordo com a imprensa lusitana. O clube inglês busca um nome experiente e capaz de levar a equipe a um patamar mais alto na Premier League.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]