Abdoulaye Doucouré – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
263
Abdoulaye Doucouré - Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas
Apresentação de Abdoulaye Doucouré no Everton. Jogador chegou na temporada 2020/21. (Foto: Divulgação/Everton)

Antes de mais nada, Abdoulaye Doucouré, hoje com 27 anos, nasceu no dia 1 de janeiro de 1993, em Meulan-en-Yvelines na França. O meio-campista atualmente defende o Everton, estando em sua segunda temporada no clube. O jogador normalmente atua no centro do meio-campo, mas pode ser utilizado de forma mais ofensiva ou como volante. Confira a carreira e mercado de transferências de Doucouré.

Abdoulaye Doucouré – Início de carreira

Filho de imigrantes malianos, Doucouré começou sua trajetória na base do OFC Les Mureaux, em 2004. O clube que atualmente participa da Championnat National 3, equivalente a 5ª divisão e não sendo considerada profissional, contou com o atleta até 2007. Já com 14 anos, o jogador francês movimentou o mercado de transferências juvenil e foi para o Stade Rennais, onde completou sua formação.

No Les Rouge et Noir, Doucouré foi promovido ao time B na temporada 2010/11, atuando por três temporadas, disputando divisões menores da França. Ao longo das categorias de base, o meio-campista acumulou convocações para a seleção francesa de base, o que lhe rendeu uma vaga no elenco titular do Rennais.

Em 2012/13 fez sua estreia no profissional marcando gol, na 34ª rodada contra o Stade Brest, na Ligue 1. Após atuar nas três rodadas seguintes, esteve de fora por lesão no joelho, que o fez ficar ausente até o meio da outra temporada. No retorno após a lesão, o jogador ficou no banco somente em um jogo e fez uma de suas melhores temporadas em números, marcando sete gols e dando sete assistências em 27 jogos.

Trajetória, conquistas e highlights de Abdoulaye Doucouré

Após a temporada 2012/13, Doucouré ficou mais duas temporadas no clube francês, totalizando 88 partidas pelo time, marcando 14 vezes e dando 15 assistências. No meio da temporada 2015/16, foi para o Granada no mercado da bola, por empréstimo, onde disputou o resto daquele Campeonato Espanhol.

Logo depois da passagem pelo futebol espanhol, o jogador de origem maliana foi transferido no mercado da bola para o Watford que, assim como o Granada, tem como dono Gino Pozzo. Aos 23 anos, o jovem atleta participou de quatro temporadas na elite pelos Hornets, somando 141 jogos.

Mesmo com o rebaixamento em 2019/20, Doucouré foi destaque na equipe do Watford e foi especulado em outros clubes da Premier League. Com isso, apesar dos rumores de interesse do Chelsea, chegou para o Everton no início da temporada passada para o ambicioso planejamento de Carlo Ancelotti. Os Toffees pagaram 20 milhões de libras pelo meio-campista no mercado da bola, onde tem contrato até 2023.

Transferências e Mercado da Bola de Abdoulaye Doucouré

Antes de mais nada, desde o início de carreira, o meio-campista francês é bastante visado por gigantes europeus. Os principais rumores aconteceram após sua chegada a Premier League, principalmente entre 2018 e 2020. Um pouco antes de chegar aos Toffees, ele era especulado no Chelsea.

Em sua penúltima temporada pelos Hornets, o atleta chegou a ter seu nome apontado como reforço de Paris Saint-Germain, Arsenal e Liverpool, mas não passaram de rumores. O jogador se envolveu em três negociações ao todo, uma delas por empréstimo.

Neste ínterim, a primeira foi em sua saída do Rennais para o Watford, em que custou 10,6 milhões de euros naquele mercado de transferências. No meio-tempo do anuncio da contratação e o término da passagem pelo clube francês, Doucouré foi emprestado para o Granada por meia temporada.

Posteriormente, no mercado da bola da temporada 2019/20, o Everton desembolsou 22 milhões de euros para contar com o jogador. Atualmente possui contrato até 2023 e, com o final da janela, provavelmente permanecerá no clube.

Seleção Francesa

Primeiramente, ao longo de toda a carreira de base o jogador obteve convocações para a Seleção Francesa. Contudo, no profissional, por enquanto, acabou não sendo chamado. Assim, recentemente, Seleção de Mali o chamou junto a Adama Traoré, ambos com descendência maliana, para amistosos.

Entretanto, o jogador de 27 anos recusou o convite e segue a disposição dos Les Bleus. De acordo com ele, por não ser o momento certo de representar o selecionado africano.