A última vitória do Manchester City em Anfield

São mais de 15 anos sem vencer o Liverpool em Anfield. Este tabu será quebrado no próximo domingo?

0
182
vitória do Manchester City em Anfield

Neste próximo domingo, Liverpool e Manchester City se enfrentam num confronto que vale a liderança da Premier League. O palco do duelo será Anfield Road, estádio que os Cityzens não ganham desde 2003.

É importante ressaltar que em boa parte desse período, a equipe azul de Manchester não tinha a mesma competitividade dos dias de hoje.

No entanto, mesmo após a mudança de patamar do clube, o City foi a Anfield inúmeras vezes e não conseguiu vencer o Liverpool nessas ocasiões.

E ao longo desses 15 anos de tabu, a equipe ficou à frente dos Reds em 8 temporadas da Premier League; ganhou 9 títulos e se tornou uma das equipes mais competitivas do mundo.

Já o Liverpool conquistou apenas 4 taças e conviveu com o ostracismo e uma quase falência, até se reestruturar aos poucos, e hoje, ter um dos melhores elencos do planeta.

Para aquecer esse duelo, a PL Brasil relembra a última vitória do Manchester City contra o Liverpool, em Anfield.

Leia mais:

O que aconteceu com o elenco do City da temporada anterior à compra milionária?

O jogo

Descartado pelos Reds, Anelka foi o autor dos 2 gols da última vitória do City em Anfield. Foto: Mancity.com

A partida foi válida pela penúltima rodada da Premier League, que teve o Manchester United campeão daquela edição com 83 pontos.

O City chegava para aquela temporada como campeão da Championship e comandado por Kevin Keegan.

Dentro de campo, nomes como os veteranos Peter Schmeichel e Robbie Fowler, além de Nicolas Anelka faziam parte do time.

A equipe fez uma competição tranquila e terminou na nona posição. Na época, essa colocação valia demais para o City, pois a meta principal da equipe era a permanência.

Já o Liverpool chegava à temporada 2002-2003 como vice-campeão da Premier League e vencedor da Supercopa da Uefa.

Os Reds fizeram uma temporada abaixo do esperado e ficaram de fora da Champions League da temporada seguinte. E isso tem muito a ver com a derrota para os Citizens…

Leia mais

Veja 6 craques da Premier League entre os destaques do PES 2019

Momentos antes da partida. Destaque para Robbie Fowler com a camisa do City contra o Liverpool… Foto: Getty Images

O Liverpool chegou para a partida contra o City brigando com o Chelsea por vaga na Champions. Uma simples vitória contra a equipe azul de Manchester colocava o clube na competição.

Foi um jogo onde o favoritismo era grande para o lado dos Reds. No entanto, a partida se concretizou bastante equilibrada e bem aberta.

O Liverpool abriu o placar do confronto aos 14 minutos da etapa final, com um gol do atacante Milan Baros. Com esse resultado, a vaga na Champions League já estava garantida.

Herói francês deixou o dele

Faltando 15 minutos para o fim do tempo regulamentar, o herói daquela partida aparece: Nicolas Anelka. O atacante mudaria o rumo do confronto.

Anelka estava emprestado ao Liverpool na temporada anterior, mas os Reds não optaram por comprá-lo em definitivo e o City o levou para Manchester.

Ele, que já havia passado por equipes como Arsenal, Real Madrid e Liverpool, se via pela primeira vez jogando numa equipe de menor expressão – na época -.

O atacante sofreu uma penalidade cometida por Djimi Traore, e ele mesmo converteu para o gol. O empate já era um ótimo resultado para o City.

Eis que aos 45 minutos do segundo tempo, a equipe azul de Manchester tem um contra-ataque e em uma tabelinha, a bola é passada para Anelka, que emenda um chutaço de canhota e da números finais ao jogo.

Leia mais

Arapuca? Conheça os segredos e armadilhas de Anfield

Com a derrota, o Liverpool precisava vencer o Chelsea em Stamford Bridge na última rodada para poder ir para a Champions League da temporada seguinte.

No entanto, os Reds perderam por 2 a 1 numa partida que foi nomeada como “o jogo de 20 milhões de libras” e ficaram de fora da competição mais importante de clubes.

No próximo domingo, a expectativa é de um dos melhores jogos da temporada. Um duelo sem favoritos e que vale muito para o restante da competição.

E um questionamento final: o Manchester City quebrará este tabu e vencerá o Liverpool em Anfield?