A Seleção da Rússia está oficialmente excluida da Copa do Mundo 2022

A Seleção da Rússia está oficialmente excluida da Copa do Mundo 2022
Foto Reprodução: OZAN KOSE / AFP

A FIFA anunciou, na tarde desta segunda-feira (28), a exclusão da seleção russa da Copa do Mundo 2022, no Qatar. A princípio, depois da entidade tomar as primeiras sansões contra a Rússia, a entidade comunicou que a seleção do país está oficialmente eliminada das Eliminatórias Europeias. Logo, perde a sua vaga no mundial deste ano. Assim, Além da seleção principal, as de base também estão suspensas de todas as competições. No entanto,  a Federação Russa ainda pode recorrer da decisão junto ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Rússia fora da Copa do Mundo

Desse modo, essas medidas foram tomadas juntamente com a UEFA e pelo Bureal do Conselho da Fifa. Ademais, inclui os presidentes das seis confederações continentais do futebol. Além do mais, outra punição foi a rescisão de contrato com a empresa russa Gazprom. Nas Elimitórias, a seleção faria mais uma partida, na repescagem, contra a Polônia. Em suma, o jogo estava mantido para 24 de março, mas com essa exclusão não irá mais ocorrer. Além da seleção polonesa (Que havia se revisado de enfrentar a Rússia), República Tcheca e Suécia também estariam no mesmo grupo da repescagem. Todavia, também se recusaram à jogar contra os russos.

Clubes do país punidos

Nesse sentido, os clubes locais também vão levar punição por causa da guerra contra a Ucrânia. Dessa forma os times também estão proibidos de jogar qualquer competição internacional: Champions League, Europe League ou Conference League. A informação foi publicada, nesta segunda-feira (28), pelo jornal “Bild” e pela emissora “Sky Sports”. Atualmente, o Spartak de Moscou, que jogaria contra o RB Leipzig nas quartas de finais da Liga Europa, foi automáticamente eliminada.

De acordo com a imprensa especializada, o contrato, previsto para terminar em 2024, foi estimado em 40 milhões de euros por ano (US$ 45 milhões) e cobria a Liga dos Campeões, competições internacionais organizadas pela Uefa. Bem como a Euro-2024 que será na Alemanha. Por fim, a Copa do Mundo no Qatar acontece de 21 de novembro a 18 de dezembro.