Na temporada passada, o Arsenal contratou o técnico Mikel Arteta, com a esperança de ver o clube “ressurgir”. O clube já vinha mal desde a época de Arsène Wenger e seu substituto Unai Emery também não conseguiu dar resultado.
Então, a diretoria do clube resolveu apostar no então auxiliar técnico do treinador Pep Guardiola.
Just gonna leave this here 😍
👋 Have a good night, Gooners! pic.twitter.com/ToFNt09owN
— Arsenal (@Arsenal) November 1, 2020
O início da “era Arteta” no Arsenal
No início, a contratação foi vista com certa desconfiança, mas com o passar dos jogos, era possível ver uma evolução no time. Ainda na temporada passada, o time passou a ter um padrão de jogo e, aos poucos, foi crescendo.
Na caminhada rumo ao título da Copa da Inglaterra, o Arsenal eliminou Manchester City na semifinal e na final venceu o rival Chelsea de virada. Nos dois jogos, deu para ver o trabalho do técnico, em especial nos lances dos gols do Pierre-Emerick Aubameyang.
Já no começo da atual temporada, mais um título. Na Supercopa, venceu o Liverpool nos pênaltis. O gol de Aubameyang foi em uma jogada simular aos gols feitos na Copa da Inglaterra, um claro sinal de evolução e de muito trabalho do treinador.
Mercado de transferências
Com mais uma temporada fora da Champions League, o clube londrino precisava reforçar seu elenco, mesmo se o mesmo poderio financeiro de seus principais rivais ingleses. Com uma base que começou a ser formada na última temporada, o Arsenal foi atrás de contratações pontuais.
Trouxe o excelente zagueiro Gabriel Magalhães, de apenas 22 anos, do Lille, da França; do meia Willian, do rival Chelsea e Thomas Partey, do Atlético de Madrid.
O Arsenal teve também o retorno de alguns jogadores que estavam emprestados e contratou jogadores para compor elenco. Mas, a grande “contratação” foi a renovação de contrato do atacante Aubameyang até 2023. O melhor jogador do elenco está garantido para as próximas temporadas.
Leia mais: Robert Pirès: uma lenda do Arsenal invencível
Início da temporada 2020/2021

Até agora, foram apenas sete partidas na Premier League, com quatro vitórias e três derrotas, sendo duas delas para Liverpool e Manchester City.
O torcedor sabe que hoje ainda não dá para sonhar com o título da Premier League nessa temporada. O objetivo da equipe é voltar para a Champions League, e para isso, é preciso terminar a liga entre os quatro primeiros.
Outra forma de voltar a disputar a competição é se vencer a Europa League, o que é viável. De quebra, daria ainda mais moral para o Arsenal, sem contar as premiações. Além disso, o clube voltaria a ser atrativo para os grandes jogadores
Contratação de Partey
Nas últimas horas antes do fechamento da janela de transferências, o Arsenal pagou a multa da cláusula de rescisão de Thomas Partey junto ao Atlético de Madrid, no valor de 50 milhões de euros.
A contratação de Pabrtey não significa apenas um ganho técnico, afinal, o Arsenal contratou um dos melhores de sua posição, mas também tem um peso forte em mostrar que o clube “voltou”, a mentalidade de contratar apenas apostas, pensando na revenda, parece ter mudado.
E foi essa mentalidade que atrapalhou o clube por muitas temporadas. Está na hora de começar a investir em atletas que cheguem para jogar, pensar no ganho técnico que a equipe irá ter, sem pensar em uma revenda futura.

Durante muitos anos, o time londrino foi “se apequenando”, com pensamento de clube pequeno. Está na hora de mudar. Hoje, o Arsenal tem em Arteta um treinador jovem, identificado com o clube e que conquistou duas taças recentemente. Além disso, é um técnico que tem um estilo de jogo mais atrativo.
Essa temporada tem tudo para ser a melhor do Arsenal em anos, a Copa da Inglaterra e a Europa League são duas competições viáveis, que dariam mais moral para a equipe além de fechar a temporada com uma taça.
Já na Premier League, o grande objetivo é ficar entre os quatro primeiros. E hoje, com o time encaixado, o torcedor acredita que é possível. Nos primeiros jogos, um ponto que mudou em relação aos anos anteriores foi o resultado final dos jogos, a vitória.
Expectativas na temporada 2020/2021
A esperança da torcida do Arsenal é que Arteta consiga fazer o clube disputar novamente o título da Premier League, retorne à Champions League e volte a ganhar títulos (já foram dois em menos de um ano).
O zagueiro Gabriel Magalhães foi uma excelente contratação. O Arsenal contratou um zagueiro jovem, com boa técnica e muito bom nos desarmes. Tem potencial para ser um dos melhores da posição na Premier League.
📍 Theatre of Dreams
⛔️ The Show𝘀𝘁𝗼𝗽𝗽𝗲𝗿@biel_m04 appreciation post ❤️ pic.twitter.com/f1aHW2MIwl— Arsenal (@Arsenal) November 1, 2020
Willian foi outra grande contratação e começou a temporada com boas atuações. Versátil, o jogador pode atuar tanto pelas “pontas” como pelo meio
A expectativa é para ver como o técnico Mikel Arteta irá montar a equipe. Com um time mais qualificado que na última temporada, a torcida tem total confiança de que o técnico irá mudar o patamar do clube londrino, fazendo com que o Arsenal “ressurja” e volte a disputar grandes títulos.
Essa temporada é muito importante para o clube alçar voos maiores nos próximos anos. A torcida não vê a hora de o clube reviver os bons momentos.
- O QUE É BIG SIX?