7 jogadores que estão na Championship e você não sabia

Personagens conhecidos do futebol brasileiro disputam a segunda divisão inglesa

Rafael Cabral: jogadores Championship
Naomi Baker/Getty Images

Com maior visibilidade nos últimos anos, a Championship tem se tornado um torneio atrativo para os atletas do mundo do futebol. E assim se abriu espaço para que nomes conhecidos disputassem a competição nos últimos anos.

Além disso, diversos clubes tradicionais caíram da Premier League nestes últimos anos. No entanto, isso não impediu que alguns jogadores importantes permanecessem em suas respectivas equipes, mesmo longe da elite do futebol inglês.

Neste texto, nós da PL Brasil vamos falar de sete jogadores que atuam na 2ª divisão da Inglaterra e que você talvez não sabia.

7 jogadores que estão na Championship e que você não sabia

Rafael Cabral 

Rafael Cabral, um dos jogadores brasileiros na Championship
Marc Atkins/Getty Images

O goleiro Rafael Cabral surgiu no Santos em 2010. Durante seu período na Vila Belmiro, dividiu vestiário com nomes consagrados do futebol como Neymar, Paulo Henrique Ganso e Danilo, ex-lateral do Manchester City.

Com as conquistas de diversos títulos no clube paulista, Rafael chamou a atenção do Napoli, da Itália. Na sequência, conquistando a Copa da Itália, o goleiro iniciou muito bem seu período no clube italiano. No entanto, as lesões prejudicaram sua passagem por Nápoles.

Assim, sem espaço no Napoli, Rafael se transferiu para a Sampdoria, onde, entretanto, ficou por apenas uma temporada. Isso porque também não recebeu tantas oportunidades por lá, então rescindindo seu contrato, o que encerrou seu ciclo no futebol italiano.

Em 2019, sua transferência para o Reading foi uma surpresa, assinando contrato de três anos. Hoje, Rafael é titular absoluto do time e jogou todas as partidas da equipe na temporada. Aliás, a boa campanha dos Royals na Championship passa bastante pela ótima temporada do brasileiro, de nove clean sheets em 23 jogos na liga.

Felipe Araruna

Alex Burstow/Getty Images

Revelado pelo São Paulo, o meia Felipe Araruna teve poucas aparições no futebol brasileiro. No tricolor paulista, jogou por três anos, mas atuou em apenas 19 jogos pelo profissional. Com pouco espaço, chegou a ser emprestado ao Fortaleza. Já no clube cearense, ele atuou em apenas nove partidas.

Em seguida, no começo de 2020, foi anunciado pelo Reading. Para muitos, uma transferência bastante aleatória pelo fato de o jogador não ter atuado com constância no Brasil, mas era uma grande oportunidade na carreira de Araruna.

Todavia, as oportunidades até aqui foram poucas. Na temporada atual, o meia brasileiro até chegou a ser titular, como lateral direito, mas logo sofreu grave lesão, que ainda o mantém afastado dos gramados. Assim, com a equipe encaixada, Felipe Araruna deve ter que lutar para reconquistar um espaço no clube.

Leia mais: Jornalistas elegem os maiores brasileiros da era Premier League

John Obi Mikel

John Obi Mikel, ex-Chelsea, é um dos jogadores da Championship
Gareth Copley/Getty Images

É inegável que John Obi Mikel seja conhecido por seu longo período pelo Chelsea. No entanto, o jogador de longa carreira decidiu se aventurar na Inglaterra mais uma vez. Com passagem pelo Middlesbrough em 2019, o meia se transferiu para o futebol turco antes de acertar com o Stoke City.

Nos Potters, Mikel é titular absoluto. Dos 23 jogos, atuou em 16 deles e tem sido figura importante na equipe de Michael O'Neill, que briga por vaga nos playoffs da competição. Com dois pontos de distância da zona de playoffs, o Stoke busca disputar uma Premier League depois de quase quatro anos, rebaixado na temporada 2016/2017.

Lewis Holtby

Lewis Storey/Getty Images

O meia alemão Lewis Holtby surgiu como uma grande promessa no Schalke 04. Suas atuações na Bundesliga chamaram a atenção do Tottenham, que contratou o jogador em 2013. No entanto, o jogador não chegou a se adaptar à liga e foi até emprestado para o Fulham, onde também não teve sucesso.

Depois de quatro anos irregulares no Hamburgo, Holtby foi contratado pelo Blackburn Rovers. Pela equipe inglesa, o alemão tem sido figura frequente nos jogos da equipe, mas ainda não contribuiu com gols ou assistências na atual temporada, em que atuou 18 vezes.

Na atual temporada, o Blackburn está na 11ª posição com 32 pontos e assim sonha com uma vaga nos playoffs. Entretanto, a equipe depende de uma evolução de nomes como o próprio Holtby para seguir sonhando em retornar à Premier League.

Leia mais: Conheça Gustavo Hamer, brasileiro naturalizado holandês que é destaque da Championship

Gustavo Hamer 

Nathan Stirk/Getty Images

O meia Gustavo Hamer pode não ser conhecido pelo público brasileiro, mas suas origens estão no país. O volante nasceu em Santa Catarina, contudo se mudou para a Holanda ainda quando criança. Por lá, se desenvolveu como jogador profissional e nunca atuou por um clube brasileiro.

Depois de defender equipes como Feyenoord e PEC Zwolle, da Holanda, Hamer se transferiu para o Coventry City, onde hoje é titular absoluto. Com 19 jogos na temporada, Hamer já marcou 4 gols e é um dos grandes destaques da equipe na atual temporada.

O Coventry está na 16ª colocação com 26 pontos. E a equipe já deu indícios de que é muito melhor quando Hamer está em campo. Se continuar mantendo este nível, é difícil imaginar o brasileiro, naturalizado holandês, atuando pelo clube na próxima temporada.

Alen Halilovic

Após ser contratado pelo Barcelona aos 18 anos de idade, Halilovic não rendeu o que se esperava dele no futebol. Com diversos empréstimos durante esse período, chegou a ser contratado pelo Milan. No entanto, também não brilhou na Itália.

Na sequência, depois que seu contrato com o Milan se encerrou, veio uma nova oportunidade na carreira: Halilovic acabou se transferindo para o Birmingham City. A contratação foi uma surpresa, pois o croata fora desejado por muitos clubes europeus.

Mas em Birmingham, pelo menos por enquanto, a fase não é boa. O clube luta contra o rebaixamento e Halilovic ainda não teve o impacto positivo que se esperava. Até aqui foram apenas quatro aparições na temporada, sem gols ou assistências.

Leia mais: 10 brasileiros que passaram pela Championship e você não sabia

Colin Kazim-Richards

Michael Steele/Getty Images

Conhecido no Brasil por conta de passagens por Coritiba e Corinthians, o atacante Kazim-Richards está de volta à Inglaterra. Na atual temporada o atacante defende o Derby County, do técnico Wayne Rooney.

E, desde sua chegada, Kazim vem ajudando o Dervy. Foram três gols na Championship em 15 aparições, um alento para o clube, que faz uma péssima temporada. Após brigar pelo acesso nos últimos anos, a equipe hoje ocupa apenas a 22ª posição, com 19 pontos, e assim está na zona de rebaixamento.

Considerado um dos homens de confiança de Rooney, Kazim terá que fazer mais se quiser ajudar na salvação do Derby. Mas, pela modesta expectativa gerada por sua contratação, Kazim pode ser considerado uma grata surpresa nos Rams.

Leia mais: Os clubes brasileiros que mais tiveram jogadores da Premier League