Mais uma temporada da Premier League terminou e, pela quarta vez seguida, o Manchester City foi o campeão. O time de Pep Guardiola, comandado por Rodri e Phil Foden, derrotou o West Ham na última rodada e quebrou o recorde de títulos consecutivos na Inglaterra.
No embalo dos recordistas, a PL Brasil separou 7 curiosidades e estatísticas que tornaram única a edição de 2023/24 da melhor liga de futebol do mundo. Confira:
1 – A defesa mais vazada da história
O Sheffield United fez uma das piores campanhas da história da Premier League. O lanterninha somou apenas 16 pontos em 38 jogos — incrivelmente, com cinco pontos a mais que a pior campanha, do Derby County em 2007/08.
Mas a defesa dos Blades é imbatível — e no pior critério possível. Os 104 gols tomados pelo Sheffield tornam o clube o time mais vazado da história da liga. Bateu o recorde do Swindon Town, que levou 100 gols em 1993/94. Detalhe: naquela campanha, o Swindon jogou quatro jogos a mais que o Sheffield, uma vez que o campeonato tinha 22 times.
Ao perder por 3 a 0 para o Tottenham na última rodada, o Sheffield também igualou o pior saldo da história: -69, o mesmo do Derby em 2008.
Os Blades foram rebaixados ao lado de Burnley e Luton Town — pela primeira vez em quase 30 anos, os três times que vieram da Championship voltarão à segunda divisão.
2 – Nunca um time recebeu tantos cartões amarelos
Uma forma eficiente de evitar tomar tantos gols é fazer uma falta. O problema é que com a falta também pode vir a punição. O Chelsea sabe muito bem disso.
O time de Pochettino levou nada menos que 105 cartões amarelos durante as 38 rodadas da Premier League 2023/24. É o maior número de advertências da história, ultrapassando os 101 cartões que o Leeds levou em 2021/22.
O curioso é que o 3º (Wolverhampton), 4º (Sheffield United), 5º (Aston Villa) e o 8º (Brighton) da lista histórica também são da temporada atual. Certamente um reflexo da mudança de regra que deixou os árbitros mais criteriosos com reclamações.
3 – Chuva de gols
1.246 gols no total, uma média incrível de 3,28 gols por jogo. Tanto em números absolutos quanto relativos, a temporada 2023/24 da Premier League é a que teve mais gols na história.
Ela supera por bastante os números das edições que tinham mais jogos e até os da última temporada, que até então era a dona da maior média da história.
4 – Rei da trave
Mas não foi todo mundo que conseguiu acertar o retângulo de 7,32 metros de largura por 2,44 metros de altura. Um jogador específico, inclusive, se tornou craque em fazer o mais difícil.
Darwin Nuñez, do Liverpool, acertou a trave um total de 9 vezes nos 36 jogos que participou. É quase o dobro dos segundos colocados, Jarrod Bowen e Ollie Watkins, com 5 chutes na trave cada.
Apenas Robin Van Persie, em 2011/12, acertou mais vezes a trave que Nuñez durante uma edição de Premier League (10), segundo dados oficiais.
Para não ficar só na crítica, também é válido lembrar que Darwin colaborou com 11 gols marcados nessa temporada.
5 – Recordista de passes
Não é segredo para ninguém que Rodri é um dos pilares do campeão Manchester City — e, para muitos, o melhor volante do mundo. Ele é dono da estatística assustadora de mais de um ano sem perder um jogo. A última derrota foi no dia 5 de fevereiro de 2023, para o Tottenham.
Mas, agora, ele também é dono de outra marca curiosa. Rodri é o jogador que mais acertou passes numa edição de Premier League — foram 3.631 em 34 jogos. Ele supera o recorde de Van Dijk, em 2018/19, quando o holandês acertou 3.259 passes.
RODRI! ⚽️
Manchester City 3×1 West Ham!
Que jogador e que time! Taça encaminhada 🏆🔵
— PL Brasil (@plbrasil1) May 19, 2024
6 – Brasileiros cães de guarda
Se quer um volante especialista em desarmar, contrate um brasileiro. João Gomes e Vinícius Souza foram, respectivamente, o segundo e o terceiro jogador com mais desarmes na atual temporada. João realizou 128 desarmes e Vinícius, 125. O líder foi o português João Palhinha, do Fulham, com 152.
Na competição histórica entre brasileiros, a dupla fica atrás somente de duas temporadas de Lucas Leiva e uma de Denílson, ex-Arsenal.
7 – O jogador mais substituído da história da Premier League
Por fim, outro brasileiro ganhou destaque por uma curiosidade. Andreas Pereira, do Fulham, foi substituído pelo treinador Marco Silva em 29 das 37 partidas que jogou na Premier League 2023/24.
Desde que os registros da liga começaram, nunca um jogador foi substituído por tantas vezes numa só temporada.
São três saídas a mais que os vices da lista, Zeki Amdouni (Burnley) e Justin Kluivert (Bournemouth).
Curioso que Andreas já tinha ficado em segundo lugar nessa estatística em 2022/23. Ele saiu de campo 26 vezes naquele ano, uma a menos que o líder Mathias Jensen, do Brentford.
73′ @andrinhopereira and @alexiwobi‘s final act of the afternoon. 🔄
⚒️ 0-2 🤍 #WHUFUL pic.twitter.com/aaljoLb1qI
— Fulham Football Club (@FulhamFC) April 14, 2024