Domingo é dia de clássico! 6 coisas para ficar de olho em Arsenal x Liverpool

5 minutos de leitura

Arsenal e Liverpool se enfrentam neste domingo (4), às 13h30 (horário de Brasília), no Emirates Stadium, em jogo válido pela 23ª rodada da Premier League. Com 32 títulos de Campeonato Inglês envolvidos (19 para os Reds e 13 para os Gunners), o duelo é um dos grandes confrontos do futebol inglês.

Mas não é apenas pela grandeza dos dois clubes que a partida deste final de semana chama a atenção. A PL Brasil traz 6 coisas para ficar de olho no jogo. Confira:

1. Briga pela liderança

O jogo entre Gunners e Reds é um confronto direto pela liderança da Premier League:

  • Liverpool: 1ª posição, com 51 pontos
  • Arsenal: 3ª posição, com 46 pontos

2. Tabu em jogo

Os Reds não perdem para os Gunners há três jogos. Confira os resultados:

  • 09/04/2023 – Liverpool 2×2 Arsenal em Anfield pela Premier League
  • 23/10/2023 – Liverpool 1×1 Arsenal em Anfield pela Premier League
  • 07/01/2024 – Arsenal 0x2 Liverpool no Emirates Stadium pela Copa da Inglaterra

A última vez que o time do Norte de Londres bateu os Reds foi em 9 de outubro de 2022. Em uma partida emocionante, os Gunners venceram os Reds por 3 a 2 no Emirates Stadium, pela Premier League.

Gabriel Martinelli abriu o placar logo no primeiro minuto de partida, Darwin Nuñez empatou, mas Bukayo Saka colocou os donos da casa à frente do placar novamente nos acréscimos da primeira metade.

No segundo tempo, Roberto Firmino voltou a empatar o confronto, mas o Starboy marcou novamente, dando a vitória ao Arsenal.

3. Duelo de seleção brasileira

Arsenal e Liverpool reserva um grande confronto entre duas figurinhas carimbadas da seleção brasileira: Gabriel Jesus e Alisson.

Alisson x Gabriel Jesus

  • 5 vitórias para Gabriel Jesus
  • 2 vitórias para Alisson
  • 7 empates
  • Alisson e Gabriel Jesus jogaram juntos 42 vezes pela Seleção — 31 vitórias, oito empates e três derrotas.

4. O último Arsenal x Liverpool de Klopp

Este será o último clássico entre Arsenal e Liverpool para o técnico Jürgen Klopp, que anunciou que deixará o clube ao final da temporada.

— Acho que será uma grande perda. Ele tem sido uma inspiração. Ele tem uma maneira muito atraente de formar equipes e transformar um clube. Sentiremos sua falta, mas por enquanto ele está aqui — disse Mikel Arteta, técnico do Arsenal, em entrevista coletiva pré-jogo.

Números de Klopp contra o Arsenal:

  • 11 vitórias
  • 8 empates
  • 2 derrotas
  • 65% de aproveitamento
Klopp e Arteta se cumprimentam após clássico entre Liverpool e Arsenal (Foto: Icon sport)
Klopp e Arteta se cumprimentam após clássico entre Liverpool e Arsenal (Foto: Icon sport)

5. Possível volta de Thiago Alcântara

Há oito meses sem jogar por conta de uma lesão no joelho, Thiago Alcântara treina com bola em Merseyside e pode ser relacionado para o clássico contra o Arsenal. Sua última aparição foi em 26 de maio de 2023, quando saiu do banco e jogou 30 minutos na vitória apertada sobre o West Ham por 2 a 1, no Estádio Olímpico de Londres, pela Premier League.

Aos 32 anos, Thiago tem contrato com o Liverpool até o final da temporada e já foi especulado em outros clubes, incluindo o Flamengo. Sua recuperação no momento decisivo na temporada pode dar créditos para seguir em Anfield ou mesmo na Europa.

6. Caridade une os clubes

De acordo com o jornalista Charles Watts, do “Football London”, o Liverpool se juntará ao Arsenal para arrecadar com alimentos e outros suprimentos para o Islington Foodbank — rede nacional de bancos alimentares que trabalha para combater a pobreza e a fome em no Reino Unido — antes do jogo.

O banco de alimentos ficará aberto duas horas antes do início do jogo, perto da estátua de Tony Adams no Emirates Stadium, e os torcedores poderão levar seus próprios donativos.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.