Desde 1957, a Copa das Nações Africanas é servida de grandes craques que se destacaram na Premier League, como Mohamed Salah, Riyad Mahrez, Édouard Mendy e Sébastien Haller. A PL Brasil listou os cinco jogadores que atuam no Campeonato Inglês e que venceram a principal competição de países da África. Confira:
Nayef Aguerd – West Ham
O zagueiro chegou ao West Ham em julho de 2022, vindo do Rennes. O jogador marroquino venceu a Copa das Nações Africanas de 2018. Na ocasião, Marrocos se classificou em primeiro lugar do grupo A, com sete pontos.
Depois seguiu das oitavas de final até a decisão com uma campanha invicta, goleando a Nigéria por 4 a 0 na final, em Casablanca. Com apenas 22 anos, o defensor tinha pouca experiência, jogando no Dijon, da França, e era reserva da seleção.
Cheikhou Kouyaté – Nottingham Forest
O meia tem experiência de sobra na Premier League. Com passagens por West Ham, Crystal Palace e agora no Nottingham Forest, ele atua no futebol inglês desde 2014. Foi campeão da Copa das Nações Africanas de 2021, com Senegal.
A seleção senegalesa terminou a primeira fase na liderança do grupo B, com cinco pontos. Depois, seguiu sua campanha invicta até à final, que venceu o Egito nos pênaltis. Cheikhou Kouyaté era titular na equipe campeã do torneio.
Serge Aurier – Nottingham Forest
O lateral-direito estreou na Premier League em 2017, com o Tottenham, onde jogou até 2021. Depois, passou uma temporada no Villarreal e desde 2022 joga pelo Nottingham Forest. Ele foi campeão da Copa das Nações Africanas de 2015, com a seleção da Costa do Marfim.
Na ocasião, os marfinenses se classificaram em primeiro lugar no grupo D, depois venceu Argélia, Congo e Gana (nos pênaltis). Serge Aurier foi titular em seis jogos e deu uma assistência na campanha campeã.
Fodé Ballo-Touré – Fulham
O lateral-esquerdo chegou ao Fulham em 2023, emprestado pelo Milan, e fez dois jogos na Copa da Liga Inglesa. Ele foi campeão da Copa das Nações Africanas de 2021, junto com Cheikhou Kouyaté, por Senegal, aos 24 anos, como reserva da equipe comandada pelo técnico Aliou Cissé.
Idrissa Gueye – Everton
Quem era titular de Senegal na campanha campeã da Copa das Nações Africanas de 2021 é Idrissa Gueye, que chegou à Premier League em 2015, onde jogou por uma temporada no Aston Villa. Depois, foi para o Everton, onde se destacou e foi contratado pelo Paris Saint-Germain. Após não conseguir tanto êxito em três anos na França, retornou ao Goodison Park em 2022.