“Cartola da Premier League”: 5 dicas infalíveis pra você “mitar”

São coisas bem simples de assimilar, mas que nem todos aplicam e acabam perdendo a oportunidade de pontuar bem

0
533
cartola premier league
Credit Premier League

Mais uma temporada de Premier League começando e todos estão ansiosos para começar mais uma vez no Fantasy Game: o Cartola da Premier League.

Depois de introduzir um guia resumido de como jogar, chegou a hora de trazermos cinco dicas infalíveis para você que quer “mitar” em suas pontuações e vencer as ligas que disputa.

São coisas bem simples de assimilar, mas que nem todos aplicam e acabam perdendo a oportunidade de pontuar bem. Vamos lá!

5 dicas infalíveis pra você “mitar” no “Cartola da Premier League”

1) Planeje suas transferências a longo prazo

No Cartola da Premier League, você ganha apenas uma transferência gratuita por rodada, além de não poder acumular mais do que duas. Assim, sua estratégia fica extremamente limitada. Portanto, ao fazer uma transferência, você deve considerar um período mais longo – no mínimo três rodadas.

Deixe de lado, os burburinhos das redes sociais afirmando que se deve ter o jogador X porque ele está pontuando muito bem. Se concentre no que seus atletas podem render a longo prazo.

Para que isso funcione, você precisa ver o cronograma de jogos dos times e avaliar a possibilidade de seu jogador pontuar bem no conjunto de jogos, não apenas em uma rodada.

Não se desespere ao ver que o seu jogador não foi bem em uma rodada. Espere pelo menos mais dois jogos e, então, mantenha ou troque sua estratégia.

É claro que, algumas vezes, será necessário trazer alguém de emergência, mas não torne isso um padrão, pois você irá desperdiçar muitas transferências gratuitas e seu prejuízo será muito maior.

2) Concentre-se nas estatísticas mais importantes

Com a popularização do jogo no Brasil, vemos um interesse cada vez maior pelas estatísticas. Elas são encontradas em grande escala no Twitter e oferecem uma grande ajuda na hora de decidir o seu time e a sua estratégia.

Porém, é necessário ter cautela. São muitas estatísticas à disposição. Portanto, a via de regra é fazer uma filtragem nas mais importantes e então utilizar isso ao seu favor.

Uma estatística que é sempre muito útil é o desempenho de um determinado jogador contra os times do Big Six. Estudar esse desempenho antes de adquirir um jogador de um time médio pode contribuir imensamente para as suas pontuações.

Outro exemplo é o xG e o xA (Expectativa de Gol e Expectativa de Assistência). Essas métricas calculam qual a probabilidade de um determinado jogador para marcar ou produzir uma assistência, e geralmente são atualizadas a cada rodada.

São apenas dois exemplos de estatísticas a se levar em conta, mas você com certeza irá encontrar mais. O segredo é dar um maior peso para o que é mais importante

3) Altere sua formação ao longo do campeonato

cartola premier league
Credit Premier League

O Cartola da Premier League permite que você tenha flexibilização na hora de montar a sua formação, respeitando um limite mínimo de jogadores por posição. Todavia, muitos preferem estabelecer uma única formação durante toda a liga.

Entretanto, ao se limitar em uma só forma de jogo, você perde a oportunidade de pontuar mais em momentos adversos – o que acontece de forma frequente no jogo.

Exemplo: se você joga com três atacantes e um deles tem um jogo extremamente difícil contra o líder do campeonato fora de casa, pode ser mais inteligente começar com aquele seu meia reserva que enfrenta um time de meio de tabela em casa.

O interessante aqui é gerenciar o seu elenco de acordo com as rodadas. Para isso, você precisa ter em seu banco jogadores que acumulam muitos minutos, para que nos momentos de aperto você possa colocá-los de titular e eles tenham boas chances de pontuação.

4) Planeje quando irá usar as chips

O Cartola da Premier League disponibiliza três chips, ou vantagens, para maximizar suas oportunidades.

O BenchBoost permite que todo o seu time – inclusive os reservas – pontuem na rodada. O Triple Captain faz com que o seu capitão tenha a pontuação triplicada por uma rodada e com o Free Hit você pode trocar todo o seu time sem pagar pelas transferências adicionais – porém, ao fim da rodada, o seu time anterior retorna.

Além desses, existe também o Wildcard: uma ferramenta que te dá a oportunidade de montar novamente o seu time de forma permanente. São dois Wildcards disponibilizados durante a temporada – um a cada turno.

As chips, se utilizadas da maneira correta, vão fazer com que você pontue muito mais. O ideal é que encontre o momento adequado para poder utilizar cada uma delas, e que defina isso com antecedência.

Por exemplo: o Wildcard tem como objetivo corrigir os seus erros de escolha no time e excluir os jogadores que caíram de rendimento durante os jogos. Para usá-lo, você precisa ter muitas transferências por fazer e geralmente temos dois momentos onde isso é mais propício.

No início da temporada, onde os treinadores ainda estão buscando a melhor forma em seus times e na virada do turno, onde muitos jogadores já caíram de rendimento.

A mesma coisa funciona com o Triple Captain. Na Premier League, temos momentos onde alguns times jogam duas vezes na mesma rodada. Esse talvez seja o timing certo para você triplicar a pontuação do seu capitão, uma vez que ele terá duas pontuações agregadas.

5) Tenha pelo menos duas opções de capitão em seu time

Talvez essa seja uma das dicas mais básicas, porém é algo que nem todos os jogadores seguem à risca. Você precisa ter no mínimo dois jogadores extremamente regulares (os chamados jogadores “Premium“) para que possa rotacionar o seu capitão com inteligência.

Mesmo que eles sejam dominantes, obviamente haverá jogos onde a possibilidade de pontuar pouco aumenta ou até eles sejam poupados de alguma partida.

Se você não tiver outro jogador do mesmo nível, vai ter que fazer uma transferência forçada ou se arriscar em um jogador mediano. Como resultado, vai jogar fora um lance gratuito ou geralmente pontuar mal.

É claro que para ter esses jogadores no time você despenderá um bom dinheiro e terá que sacrificar em algum outro setor. Porém, esse é o método mais adequado pensando a longo prazo.

Com duas opções do mesmo nível no time, você ganha liberdade para trocar de capitão sem ter de gastar sua transferência gratuita e aumenta sua chance de pontuar bem de forma regular. Em outras palavras, você estará em boas condições de “mitar” em sua liga.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!