5 alemães que passaram pela Premier League e talvez você não sabia

Relembre atletas germânicos que não deixaram saudades na Terra da Rainha

5 alemães que passaram pela Premier League e talvez você não sabia
David Ramos/Getty Images

Na história da Premier League, diversos jogadores alemães obtiveram destaque ao decorrer dos 28 anos do início da Liga. Nomes como Jens Lehmann, Robert Huth ou Michael Ballack são frequentemente associados a atletas germânicos de sucesso na Terra da Rainha.

Porém, nem todos tiveram o mesmo sucesso. Alguns jogadores de renome e até com conquista de Copa do Mundo em suas carreiras deixaram poucas lembranças no futebol inglês e alguns deles provavelmente você nem deve lembrar ter visto por lá.

A PL Brasil lista abaixo cinco alemães que passaram pela Premier League e você (talvez) não sabia!

Lewis Holtby – Tottenham (2013 a 2015), Fulham (2014)

O meio-campista chamou atenção após boas atuações com a camisa do Schalke 04. Lewis Holtby já havia vestido a camisa da seleção principal da Alemanha em algumas ocasiões. O jogador chegaria aos Spurs no início do ano de 2013, para suprir a séria lesão sofrida pelo brasileiro Sandro.

Leia mais: Sandro: ‘Premier League me fez pensar rápido sempre’

Após 11 jogos na primeira metade da temporada, nem chegou a atuar em toda a temporada 2013/2014, quando foi emprestado ao Fulham. Na outra equipe londrina, reencontrou Felix Magath, treinador alemão conhecido por seus métodos de treinamento exaustivos e que haviam sido criticados pelo próprio Holtby.

GLYN KIRK AFP via Getty Images

Depois do rebaixamento do Fulham, no qual em 13 jogos marcou apenas um gol, ele retornou ao Tottenham sendo emprestado novamente. O atleta rumou à Alemanha, dessa vez para o Hamburgo, que exerceu sua compra definitiva em julho de 2015. No total, foram 42 jogos pelos Spurs e três gols. Atualmente, Holtby joga no Blackburn Rovers, que disputa a Championship.

Leia mais: 10 jogadores que passaram pelo Blackburn e você talvez nem saiba

Serge Gnabry – Arsenal (2012 a 2016), West Bromwich Albion (2015/2016)

Revelado nas categorias de base do Arsenal, o atacante teve passagem discreta nos Gunners e um curto empréstimo junto ao West Bromwich, até retornar ao seu país de origem.

Após debutar em jogo da Copa da Liga diante do Coventry em 2012, fez sua estreia na Premier League, aos 17 anos, diante do Norwich City. Sem muitas oportunidades, foi emprestado na temporada 2015/2016 ao West Bromwich.

No WBA, também não teve chances de mostrar seu melhor futebol. Foram 18 jogos pelo Arsenal e apenas um gol. Já pelo West Bromwich só vestiu a camisa em três oportunidades. Gnabry foi vendido ao Werder Bremen e atualmente vem se destacando com a camisa do Bayern de Munique e da seleção alemã.

Gnabry Arsenal
Adrian Dennis/AFP via Getty Images

Leia mais: Os maiores vexames de times ingleses na Champions League

Jan Kirchhoff – Sunderland (2016 a 2017)

O zagueiro revelado no Mainz 05 surgiu como outra grande promessa do país para o setor e logo atraiu olhares do Bayern de Munique, que o contratou em 2013. Com poucas oportunidades, foi emprestado ao Schalke 04. E em janeiro de 2016, assinou contrato de um ano e meio com o Sunderland.

Seu início nos Black Cats não foi nada bom, mas logo se firmou jogando como volante e contribuindo para que o clube evitasse o rebaixamento na temporada 2015/2016. Todavia, na temporada seguinte, jogou poucas vezes.

Com 23 jogos em uma temporada e meia, assinou com o Bolton Wanderers pela Championship, na qual também teve passagem apagada. Atualmente joga no KFC Uerdingen, da terceira divisão alemã.

Stu Forster/Getty Images

Leia mais: 10 jogadores que passaram pelo Bolton e talvez você nem saiba

Ron Robert Zieler – Leicester City (2016/2017)

O goleiro campeão do mundo com a Alemanha em 2014, na qual foi reserva de Manuel Neuer, iniciou sua carreira nas categorias de base do Colônia e do Manchester United. Nos Red Devils ficou até 2010, quando foi vendido ao Hannover, clube que o destacou no cenário nacional e internacional.

O arqueiro foi contratado pelo Leicester, para 2016/17, após o histórico título na temporada anterior. Ao assinar com o então campeão inglês por quatro temporadas, Zieler citou que a mudança era importante pois gostaria de jogar a Premier League e a Champions League.

No entanto, as atuações destacadas e a liderança de Kasper Schmeichel fizeram com que suas aparições na Inglaterra fossem reduzidas. Foram apenas 11, sendo nove na Premier League por conta de lesão do companheiro dinamarquês. Ao final da temporada, retornou para a Alemanha, mais especificamente para o Stuttgart. Após o período no sudoeste alemão, retornou para o Hannover.

Zieler Leicester City Premier League
Julian Finney/Getty Images

Erik Durm – Huddersfield Town (2018/2019)

Mais um campeão do mundo que não teve tantas oportunidades na Terra da Rainha foi o versátil lateral Erik Durm. Ele foi revelado pelo Mainz 05 e teve passagem pelo Borussia Dortmund, pelo qual chegou a seleção alemã em 2014, fazendo parte do elenco que conquistou o tetracampeonato no Brasil, mesmo sem ter atuado.

Em julho de 2018 assinou contrato de uma temporada com os Terriers, com a opção de renovar por mais uma temporada. Com 28 partidas na Premier League, não manteve a regularidade e com o rebaixamento do Huddersfield Town, não houve renovação do seu contrato. Atualmente defende o Eintracht Frankfurt.

Durm Premier League
Oli Scarff/AFP via Getty Images

Leia mais: Os cinco maiores jogadores alemães da era Premier League

Acompanhe a PL Brasil no YouTube

  • O PRIMEIRO ELENCO DE ABRAMOVICH NO CHELSEA