Liverpool: 3 motivos que fazem de Xabi Alonso o favorito para substituir Klopp

4 minutos de leitura

Poucas horas depois do Liverpool anunciar a saída de Jürgen Klopp, o nome de Xabi Alonso já surge como principal favorito a ser o próximo técnico dos ingleses. O treinador do Bayer Leverkusen tem contrato até 2026 e é a grande sensação da temporada europeia no momento, e alguns fatores o ligam ao Anfield Road.

Klopp permanecerá no Liverpool até o fim de 2023/24. Até lá, a direção vermelha terá o trabalho de listar os nomes dos possíveis sucessores do alemão. Xabi Alonso deve estar no topo dessa relação. Mas por quê?

Estilo de jogo Xabi Alonso e resultados do Bayer Leverkusen encantam a Europa

Acima de tudo, o Bayer Leverkusen é muito bem treinado. Os jogadores sabem exatamente o que precisam fazer e o resultado é um funcionamento coletivo quase perfeito. Contudo, Xabi Alonso monta o time alemão de maneira um pouco diferente em relação ao que costuma fazer Klopp.

O Bayer Leverkusen joga com três zagueiros altos (Tapsoba, Tah e Kossounou, que costumam ser os titulares). Esse esquema dá muita liberdade aos alas Jeremie Frimpong e Alex Grimaldo. A dupla possui ótimos números na temporada e são protagonistas ofensivos na equipe.

Contudo, o fato de usar três zagueiros não transforma o Leverkusen em um time defensivo. Muito pelo contrário. Xabi Alonso conseguiu chegar a um equilíbrio incrível e sofre poucos gols mesmo tendo uma postura muito ofensiva. Os números chamam a atenção.

Bayer Leverkusen em 2023/24

  • 27 jogos
  • 24 vitórias
  • 3 empates
  • 85 gols feitos
  • 20 gols sofridos

O Leverkusen de Xabi Alonso lidera a Bundesliga e vive o sonho de quebrar a hegemonia do Bayern de Munique. O time também está vivo em Europa League e Copa da Alemanha.

Victor Boniface, a estrela em ascensão do Bayer Leverkusen (Foto: Icon sport)

Perguntado sobre a situação na coletiva desta sexta-feira (26), Xabi Alonso revelou que recebeu com surpresa a saída de Klopp, mas garantiu estar focado no Leverkusen nesse momento. O treinador ponderou que não pensa no futuro neste momento.

–Foi uma surpresa, mas eu tinha um grande respeito por Jürgen antes de ele vir para o Liverpool (…) Não estou no momento pensando no meu próximo passo. Estou pensando sobre onde estou agora e acho que estou em um ótimo lugar e estou gostando.

Real Madrid fora da jogada

Há alguns meses, Bayern de Munique, Real Madrid e Liverpool foram colocados como principais times que poderiam levar Xabi Alonso. Isso se deu pelo ex-volante ter jogado com sucesso pelos três gigantes. O jornal “Bild” chegou a informar que havia uma cláusula que liberava o treinador caso propostas de desses times chegassem, o que foi negado pelo Bayer Leverkuson.

Fato é que o Real Madrid sempre foi o favorito, mas agora está fora da jogada. Recentemente, o time renovou o contrato com Carlo Ancelotti até 2026 e não irá trocar de treinador. Se quiser avançar por Xabi, o Liverpool deve ter o Bayern como principal concorrente. Thomas Tuchel está balançando no cargo.

Ancelotti, Modric, Xabi Alonso e Sergio Ramos no Real Madrid (Foto: icon Sport)

Xabi Alonso é velho conhecido e tem identificação com o Liverpool

O espanhol teve uma marcante passagem por Anfield Road como jogador nos primeiros anos do século atual. Xabi Alonso chegou ao Liverpool em 2004 e permaneceu até 2009. No período, foi pilar do time que ficou marcado pela conquista da Champions League 2004/05, além de outras campanhas de destaque.

O ex-volante é querido por boa parte da torcida. Xabi Alonso conhece o DNA do Liverpool e sabe como o clube funciona. Isso eliminaria um possível período de adaptação.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.