Conheça os três escolhidos do novo dono para liderar ‘revolução’ no Manchester United

5 minutos de leitura

O Manchester United deve passar por uma série de mudanças nos próximos meses a pedido do “novo dono”, Sir Jim Ratcliffe, que comprou 25% do clube. Apesar de o empresário inglês ser acionista minoritário em relação à família Glazer, ele já está direcionando mudanças na estrutura do time.

Depois do anúncio da demissão do CEO Richard Arnold e da reforma do Old Trafford, Jim Ratcliffe fará mudanças em cargos de importância dentro do clube. E o inglês já tem três homens de confiança previstos para assumir esses postos e tornar os Red Devils “grandes de novo”, de acordo com veículos da imprensa europeia.

1. Setor de desempenho

De acordo com o site “Daily Star”, Sir Dave Brailsford é o principal cotado para assumir uma nova função no setor de desempenho da equipe. Brailsford já foi diretor técnico da Federação Britânica de Ciclismo e hoje administra a equipe de ciclismo da UCI WorldTeam Ineos Grenadiers.

De acordo com o site, Brailsford esteve no centro de treinamento do United, em Carrington, na segunda-feira (13) para conhecer os funcionários e jogadores que não foram convocados pelas suas seleções. A ideia é que ele supervisione os métodos e horários de treinamento de Erik Ten Hag, nutrição, programas de condicionamento físico e até mesmo os padrões de sono dos jogadores.

Apesar de não estar envolvido com futebol atualmente, ele já exerceu essa função no Nice, da França, clube no qual a Ineos é acionista majoritária.

2. Um novo CEO

De acordo com o “Express”, um dos nomes favoritos de Ratcliffe para substituir o ex-CEO Richard Arnold é o de Jean-Claude Blanc. Dono de um MBA pela Harvard Business School, o dirigente é conhecido pelo grande feito de ter ajudado na transferência de 150 carros para a Líbia durante o Rally Dakar, em 2000, devido a uma ameaça terrorista. A corrida aconteceu normalmente, sem nenhuma tragédia registrada no evento.

No futebol, Blanc atuou na Juventus e no PSG durante períodos de crise – o que pode torná-lo o homem perfeito para o Manchester United. O empresário saiu do PSG convencido por Ratcliffe a ir para o Nice. E tudo indica que ele pode fazer o mesmo movimento para levá-lo para a Inglaterra.

— Ele (Richard Arnold) é um pouco como o Lionel Messi dos negócios esportivos. Não é apenas uma questão de conhecimento, mas de habilidades interpessoais. Ele traz sua visão, seu networking, sua calma, sua experiência.

Fabrice Boquet, atual CEO do Nice, em entrevista ao L’Équipe

3. Departamento de transferências

Segundo o site “Foot Mercato”, o ex-diretor de transferências do Monaco é o favorito para assumir o cargo na equipe de Ten Hag. Paulo Mitchell tem em seu currículo também o RB Leipzig, Southampton e Tottenham, uma mistura que poderia ser benéfica no United para a construção de um elenco renovado.

Entre os cases de sucesso do inglês, estão a contratação de Sadio Mane, Christopher Nkunku e Son Heung-min. Junto a Mitchell, outros nomes na lista de Ratcliffe são Dougie Freedman, do Crystal Palace, e o ex- Liverpool, Michael Edwards, de acordo com o site.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.