A 21ª rodada da WSL 2020/2021, penúltima da temporada, foi cheia de emoções. Tivemos confrontos diretos e resultados importantes em todas as pontas da tabela. No fim das contas, todas as decisões possíveis foram reservadas à última rodada do ano. Confira o resumo dos jogos da semana na Women’s Super League!!
Lembrando que normalmente os resumos trazem tweets com lances da rodada. Porém, a WSL decidiu seguir outras entidades no boicote às redes sociais no fim de semana, em protesto contra discriminação e abusos online. Por isso, desta vez, os gols não estão disponíveis.
We’re switching off our social media channels until 11.59pm on Monday 3 May, in response to sustained and ongoing online abuse.
Here’s what we want to change, immediately: https://t.co/iVY1rqQySJ
#StopOnlineAbuse pic.twitter.com/ynolG4mDeH— Barclays Women's Super League (@BarclaysWSL) April 30, 2021
Aston Villa 0x0 West Ham
O Villa Park foi o grande palco de uma das partidas mais decisivas da 21ª rodada da WSL 2020/2021. A equipe da casa, o Aston Villa, recebeu o West Ham em um duelo de pontos valiosos na luta contra o rebaixamento. Porém, ao fim dos 90 minutos o empate prevaleceu com um placar sem gols.
Mesmo estando em terreno conhecido, as Villans não conseguiram dominar suas rivais. Desde os primeiros minutos era o West Ham quem comandava as ações, desde construções de jogadas até pressão alta. No primeiro tempo, a equipe chegou diversas vezes dentro da área adversária, com Dagný Brynjarsdóttir tendo grande participação.
No entanto, mesmo com toda essa pressão, as Hammers não balançaram as redes. E no segundo tempo quase viram o Aston Villa abrir o placar com Shania Hayes. A atacante recebeu bela bola infiltrada e desperdiçou o chute. Kenza Dali ainda tentou ajudar suas companheiras de West Ham com uma bela jogada. Mas, o ataque falhou com chutes pouco precisos em uma série de quatro rebotes.
Ao apito final, o West Ham contava com 60% da posse de bola e 19 chutes a seu favor, mas zero gols feitos. Ainda assim, a equipe pôde comemorar. Agora com 15 pontos, o time comandado por Olli Harder não pode ser ultrapassada pelo lanterna Bristol City. A única chance é de empate, mas as Hammers contam com saldo melhor (-17 contra -52).
Por outro lado, o Aston Villa se complica. Com 14 pontos, a equipe não só pode ser ultrapassada pelas Vixens como irá enfrentar o Arsenal na última rodada. Um empate pode salvar as Villans do rebaixamento, mesmo se o Bristol vencer. No entanto, as Gunners ainda brigam com o Manchester United pela 3ª vaga na UWCL. Ou seja, a última rodada promete ser agitada.
Ficha Técnica:
Aston Villa: Weiß; N’Dow, Haigh (Haigh), Asante; Ale, Arthur, McLoughlin, Hutton (Ewers); Iwabuchi (Syme); Larsen, Hayles (Gregory). Técnico: Marcus Bignot.
West Ham: Arnold; Fisk, Flaherty, Cissoko; Redisch; Dali, Longhurst, Brynjarsdóttir (Vetterlein), Pacheco; van Egmond; Thomas. Técnico: Olli Harder.
Everton 1×2 Arsenal
Foi no sufoco, com muito drama, mas o Arsenal praticamente se garantiu na próxima edição da Uefa Women’s Champions League. Fora de casa, as Gunners bateram o Everton por 2 a 1 pela 21ª rodada da WSL 2020/2021, e apenas uma hecatombe histórica tira o Arsenal do G-3 que dá a vaga à principal competição europeia.
Com os resultados, as Gunners estão três pontos a frente do Manchester United, quarto colocado, e com 48 gols de saldo contra 22 das Red Devils. Ou seja: na última rodada o Arsenal teria que perder, o Manchester United vencer, e este último tirar uma diferença de 26 gols (!!).
Na partida desta rodada diante do Everton, as Gunners começaram melhores, e Jordan Nobbs chegou a acertar a trave. Ainda no primeiro tempo, aos 22 minutos, Katie McCabe deu um belo toque por cima da goleira Sandy McIver, e confirmou sua ótima fase na temporada com mais um gol, o que abriu o placar.
Só que o jogo foi passando e o Arsenal não conseguiu capitalizar suas chances. Pouco a pouco, a partida foi ficando amarrada, e as Gunners não abriam vantagem. As Toffees acabaram se aproveitando disso, e depois de um resto de primeiro tempo morno e de boa parte do segundo passar, estavam prestes a animar a disputa.
Leia mais: Joe Montemurro deixará o Arsenal Women ao fim da temporada. E agora?
Foi aos 29 minutos que, de cabeça, Megan Finnigan balançou as redes e empatou. Foi o primeiro gol sofrido pelo Arsenal na WSL desde 10 de fevereiro contra o Chelsea – ao total, sete partidas sem a defesa ser vazada. O duelo foi ficando dramático, até que a heroína virou vilã.
Aos 48 do segundo tempo, as autoras dos gols se encontraram, quando McCabe foi derrubada dentro da área por Finnigan. Pênalti que a capitã Kim Little bateu no ângulo direito, dando a vitória que aliviou o Arsenal rumo à rodada final.
Ficha Técnica:
Everton: MacIver; Sevecke, Finnigan, George; Wold, Scott, Christiansen, Pattinson; Graham (Sorensen), Raso (Magill), Emslie. Técnico: Willie Kirk.
Arsenal: Zinsberger; Maritz, Williamson, Wälti, McCabe; Nobbs (Roord), Little, van de Donk; Foord, Mead (Catley), Miedema. Técnico: Joe Montemurro.
Reading 3×2 Brighton
Sem chances de classificação à Women’s Champions League ou ameaça de rebaixamento, Reading e Brighton protagonizaram duelo emocionante pela 21ª rodada da WSL 2020/2021, considerando que são duas equipes sem grandes inspirações na temporada.
Após início de partida hesitante de ambos os lados, os minutos finais da primeira etapa foram recheados de reviravoltas e momentos marcantes. A começar pelos 35 minutos, quando a lenda Fara Williams, que anunciou no último dia 26 de abril que se aposentará ao final da temporada, marcou aquele que pode ter sido o último gol de sua carreira.
A atacante Emma Harries recebeu na área visitante, mas foi derrubada pela zagueira holandesa Danique Kerkdijk: pênalti claro. Com toda sua experiência e qualidade técnica, Williams, de 37 anos, cobrou com cavadinha e abriu o placar. Terceiro gol da craque do Reading na WSL 2020/2021.
Sete minutos mais tarde, a galesa Natasha Harding cruzou da direita e a meia-atacante Danielle Carter dominou, girou e chutou com estilo no contrapé da goleira Megan Walsh: 2 a 0 no marcador e terceiro gol de Carter na WSL.
O primeiro tempo caminhava para o fim com uma bela vantagem das Royals no placar, mas o Brighton acordou nos instantes finais. Aos 43, Maya Le Tissier alçou a bola à área, Kayleigh Green ajeitou de cabeça e a sul-coreana Lee Geum-Min testou para as redes. Na saída de bola do círculo central, Lee roubou a bola, avançou e soltou uma bomba de longa distância, surpreendendo e encobrindo a arqueira Grace Moloney: 2 a 2.
Os dois gols de Lee, o último um golaço, deram moral às Seagulls na saída para o intervalo e no início da segunda etapa. Logo aos cinco minutos, Green teve a chance da virada ao receber livre dentro da área, mas não conseguiu dominar a bola e viu a goleira Moloney roubá-la de seus pés.
Dez minutos depois, veio o castigo. Harding recebeu longo lançamento da zagueira Molly Bartrip e finalizou rasteiro, entre as pernas da goleira Walsh, para recolocar as anfitriãs em vantagem: 3 a 2. As Seagulls tentaram ensaiar uma pressão no restante do segundo tempo, mas não conseguiram tirar a vitória de Fara Williams em seu último jogo em casa pelo Reading.
Ficha Técnica:
Reading: Moloney; Leine, Bartrip, Cooper e Roberts (Eikeland); Harding, James, Rowe, Williams (Jeon) e Carter; Harries (Chaplen). Técnica: Kelly Chambers.
Brighton: Walsh; Koivisto (Williams), Kerkdijk, Le Tissier e Gibbons; Simpkins (Bance), Whelan e Kaagman; Green, Heroum (Brazil) e Lee. Técnica: Hope Powell.
Bristol City 0x1 Manchester United
Como já explicado acima, o Manchester United precisa praticamente de um milagre para conseguir a vaga para a Uefa Women’s Champions League na última rodada. Mas se quisesse estar vivo, teria que vencer pela 21ª rodada da WSL 2020/2021 o lanterna Bristol City, que briga contra o rebaixamento. As mandantes lutaram, mas em uma infelicidade deram a vitória às Red Devils.
Desesperado pelo resultado, o Bristol começou bem melhor. As Robins chegaram muito perto com Kiera Skeels, que acerou a trave com apenas sete minutos. Já a principal jogadora do time, Ebony Salmon, ganhou uma chance cara a cara com a goleira Mary Earps, mas foi travada. Por fim, Molly Pike teve boa chance de cabeça, entretanto mandou fora.
O United chegou apenas no primeiro tempo com Christen Press, que teve uma finalização cortada em cima da linha. De resto, tanto na primeira quanto na segunda etapa, o Bristol dominou a partida, mesmo sendo bem mais fraco. Porém, quando as coisas estão destinadas a dar errado, elas simplesmente acontecem.
Já aos 33 minutos do segundo tempo, Press fez boa jogada e serviu Jane Ross. A mancuniana finalizou na trave, mas a bola rebateu em Yara Daniëls e balançou as redes. Gol contra, o único do jogo, que deu a vitória por 1 a 0 ao Manchester United.
Se do lado das Red Devils veio o alívio de salvar a disputa pela UWCL, as Robins vão para o tudo ou nada na rodada final contra a queda. A dois pontos do 11º e vice-lanterna Aston Villa, mas com 20 gols atrás no saldo, elas terão que vencer e torcer para uma derrota das Villains contra o Arsenal. Lembrando que na WSL, apenas a lanterna é rebaixada.
Ficha Técnica:
Bristol City: Baggaley; Bryson, Sargeant (Mastrantonio), Evans, Purfield; Humphrey (Bissell), Skeels, Salmon (Woolley), Pike, Daniëls; Wellings (Harrison). Técnico: Matt Beard.
Manchester United: Earps; Battle, Amy Turner, Millie Turner, Smith; Zelem, Toone (Groenen), Staniforth; Sigsworth (Ross), Press, Hanson. Técnica: Casey Stoney.
Manchester City 4×0 Birmingham City
No duelo de “Cities” azuis pela 21ª rodada da WSL 2020/2021, o de Manchester, brigando ponto a ponto pelo título, recebeu o ameaçado de Birmingham. O que se viu em campo foi a confirmação da superioridade técnica do primeiro sobre o segundo.
Logo aos 28 segundos, Chloe Kelly recebeu de Caroline Weir na área e exigiu boa defesa da arqueira Hannah Hampton. Nove minutos depois, Weir, uma das craques do City nesta temporada, finalizou cruzado, Hampton salvou e, no rebote, Kelly não perdoou, marcando 1 a 0 para as Citizens.
A pressão das anfitriãs não diminuiu e pouco tempo depois saiu o segundo gol. Aos 22 minutos, Lauren Hemp cruzou rasteiro da esquerda, Ellen White desviou a bola e novamente Chloe Kelly apareceu livre para completar para as redes. Foi o décimo gol da artilheira das Blues nesta WSL.
No primeiro tempo, as donas da casa tiveram mais de 80% de posse de bola e permitiram apenas uma finalização das visitantes. Na segunda etapa pouco mudou, mas o terceiro tento demorou a sair.
Aos 27 minutos, Kelly foi derrubada por Rebecca Holloway na área e ainda se lesionou no lance. Depois foi detectado que ela sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o que deve tirá-la dos gramados por algum tempo. No pênalti, escocesa Caroline Weir parou em grande defesa de Hannah Hampton.
.@Chloe_Kelly98 is set for an extended spell on the sidelines after suffering an ACL injury to her right knee in Sunday’s win against Birmingham.
Everyone at City wishes Chloe all the best in her recovery and will give her all the support she requires 💙
🔷 #ManCity pic.twitter.com/P1AOW38Or3
— Manchester City (@ManCity) May 4, 2021
O terceiro gol das Citizens de Manchester só sairia aos 40 minutos. Após cobrança de escanteio de Janine Beckie, Hemp desviou na primeira trave e a zagueira Esme Morgan completou para as redes. Aos 48, após mais uma cobrança de escanteio, a estadunidense Sam Mewis aproveitou bate e rebate para fechar a goleada: 4 a 0 e Manchester City ainda sonhando com o título.
Ficha Técnica:
Manchester City: Roebuck; Bronze, Greenwood, Morgan e Stanway; Coombs (Mewis), Walsh e Weir; Kelly (Beckie), Hemp (Park) e White (Lavelle). Técnico: Gareth Taylor.
Birmingham: Hampton; Kelly, Brougham, Scott, Mace e Holloway; Murphy (Green), Murray, Whipp e Napier; Walker. Técnica: Carla Ward.
Tottenham 0x2 Chelsea
O grito de campeão está cada vez mais próximo para o Chelsea. As Blues enfrentaram o Tottenham no The Hive Stadium pela 21ª rodada da WSL 2020/2021 e venceram por 2 a 0, com gols de Sam Kerr, que se isola na artilharia da liga inglesa com 20 gols.
A partida já se iniciou dominante para o Chelsea, que aos sete minutos teve grande chance com cabeceio de Drew Spence, mas Rebecca Spencer estava lá para evitar o gol. Cinco minutos depois, mais duas oportunidades com as Blues, com Sophie Ingle e com Magdalena Eriksson, mas a goleira das Spurs evitou as duas finalizações.
Aos 20 minutos, Jonna Andersson encontrou Niamh Charles do outro lado do campo e a jovem cabeceou para o gol, com outra grande defesa de Spencer. Quatro minutos depois, foi a vez de Ann Katrin Berger ser requisitada, após Lucy Quinn chegar rapidamente e finalizar. Aos 40, Millie Bright lançou para Guro Reiten, que cruzou rasteiro para Sam Kerr abrir o placar na casa das Spurs.
O Chelsea continuou anulando o Tottenham no segundo tempo. Aos dois minutos, Andersson já dava perigo para as anfitriãs e cinco minutos depois, Kerr estava ligada no jogo. Após Spencer defender o seu cabeceio, ela acertou o rebote ampliando o placar.
Aos 11 minutos, o Tottenham tentou reagir através de boa chegada de Esther Morgan, mas seu chute foi defendido. Dois minutos depois, Quinn conduziu a bola do meio campo até a área e passou para Rachel Williams, que chutou em cima de Berger. Nos acréscimos, Rianna Dean acertou um lindo voleio, que foi para cima do gol.
As Blues estão a uma vitória de se consagrarem bicampeãs da FA Women’s Super League. E o 2 a 0 sobre o Tottenham se deu três dias após a classificação para a final da Uefa Women’s Champions League, onde irá enfrentar o Barcelona. Grande momento para as comandadas por Emma Hayes.
Ficha Técnica:
Tottenham: Spencer; Morgan, McManus, Zadrosky, Worm; Cho, Addison, Peplow. Quinn, Dean, Williams. Técnica: Rehanne Skinner.
Chelsea: Berger; Charles, Bright, Eriksson, Andersson; Spence, Ingle, Cuthbert; Reiten, Kerr, England. Técnica: Emma Hayes.
Leia mais: Lewes FC, o clube que promove igualdade salarial de gênero
Classificação após a 20ª rodada da WSL 2020/2021 (ATUALIZAR):
1º – Chelsea: 54
2º – Manchester City: 52
3º – Arsenal: 47
4º – Manchester United: 44
5º – Everton: 32
6º – Reading: 24
7º – Brighton: 24
8º – Tottenham: 17
9º – West Ham United: 15
10º – Birmingham City: 15
11º – Aston Villa: 14
12º – Bristol City: 12
Próxima rodada da WSL 2020/2021 (22ª e última):
- Arsenal x Aston Villa, 09/05
- Birmingham x Tottenham, 09/05
- Brighton x Bristol, 09/05
- West Ham x Manchester City, 09/05
- Manchester United x Everton, 09/05
- Chelsea x Reading, 09/05
Texto produzido por Alicia Soares, Eduardo Costa, Hugo L’Abbate e Lucas Bichão.