R$ 215 milhões! Brighton encaminha acerto com alvo de Chelsea e United e pode ter contratação mais cara da sua história

5 minutos de leitura

Ativo no mercado de transferências depois de fazer a melhor temporada da sua história na Premier League, o Brighton está prestes a fechar com um reforço do tamanho do feito recente da equipe de Roberto De Zerbi.

O jornalista inglês David Ornstein, do “The Athletic”, divulgou neste sábado (5) que o Brighton chegou a um acordo com o Ajax para contratar o atacante Mohammed Kudus, de 22 anos, por 40 milhões de euros (R$ 215 milhões). Seria a contratação mais cara da história dos Seagulls.

O recorde atual foi alcançado na atual janela, quando o clube do sul do país pagou 34,2 milhões de euros para tirar o atacante brasileiro João Pedro do Watford.

Ornstein fez questão de ressaltar que o acordo ainda não foi finalizado, mas o jogador também está perto de acertar as bases salariais com a equipe da Inglaterra. Em junho, a imprensa europeia já havia divulgado que Kudus era uma prioridade para De Zerbi no mercado.

A informação foi reforçada pelo jornalista turco Ekrem Konur, que em junho havia informado que o Ajax queria 50 milhões de euros para liberar o atacante.

Kudus foi sensação na Copa do Mundo e alvo de Liverpool e United

Kudus chamou a atenção do patamar mais alto do futebol europeu ao ser um dos destaques da primeira fase da Copa do Mundo de 2022, que disputou com a seleção de Gana.

O atacante marcou duas vezes e deu uma assistências nas três partidas que o país africano fez na competição — derrota para Portugal (3 a 2), vitória sobre a Coreia do Sul (3 a 2) e derrota para Uruguai (2 a 0).

Na temporada com o Ajax, que terminou em 3º lugar na Eredivisie, foram 18 gols e sete assistências em 41 jogos.

Kudus na Eredivisie 2022/23

  • 11 gols e 4 assistências em 29 jogos
  • 4,6 dribles por jogo – 1º da liga
  • 3,5 finalizações por jogo – 9º da liga

Kudus chamou a atenção já no mercado da bola europeu de janeiro na Premier League, quando foi especulado no Liverpool e no Manchester United. Ele começou como profissional no Nordsjaelland, da Dinamarca, em 2018, e se transferiu para o Ajax em 2020.

O ganês tem contrato com os holandeses até o meio de 2025 e está participando normalmente da pré-temporada. Ele atuou na vitória por 3 a 0 contra o Shakhtar, em 18 de julho — quando marcou duas vezes e deu uma assistência –, e na derrota pelo mesmo placar diante do Anderlecht, em 22 de julho.

Mercado do Brighton

A chegada de Kudus pode ser o ponto alto de uma ótima janela do Brighton. O clube terminou a temporada com um excelente sexto lugar — à frente de gigantes como Tottenham e Chelsea –, a classificação inédita para a Europa League e tem se reforçado à altura para a temporada 2023/24.

Kudus se juntaria aos reforços de João Pedro (ex-Watford), Bert Verbruggen (ex-Anderlecht), Igor Julio (ex-Fiorentina), Dahoud (ex-Dortmund), Milner (ex-Liverpool) e Mazilu (ex-Farul). Ele também acrescentaria qualidade a um setor que já tem Mitoma, Enciso, Solly March, Ferguson e Welbeck.

Os reforços são ainda mais necessários tendo em vista que De Zerbi perdeu seu principal jogador, Alexis Mac Allister, para o Liverpool e o goleiro Robert Sanchez para o Chelsea, que ainda tenta levar Moises Caicedo — outro pilar do meio-campo.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]