1998: o ano em que o Chelsea conquistou 3 títulos

Blues venceram Copa da Liga Inglesa, Recopa Europeia e Supercopa Europeia

chelsea conquistou

Antes da chegada do bilionário russo Roman Abramovich a Stamford Bridge em 2003, o Chelsea ainda não vivia a época mais vitoriosa de sua história, mas teve um grande e vencedor ano em 1998. O Chelsea conquistou três títulos naquele ano, que, certamente, ficou para sempre na memória do torcedor.

Leia mais EXCLUSIVO: Oscar relembra passagem pelo Chelsea e vê Corinthians “sortudo” na final do Mundial

1998: o ano em que o Chelsea conquistou três títulos

Em primeiro lugar, a equipe não contava com grandes estrelas em todas as posições do time, como ocorre hoje em dia.

Inegavelmente, o Chelsea tinha ótimos nomes como Gianfranco Zola, Graeme Le Saux, Roberto Di Matteo e Marcel Desailly (em 1998/1999).

Com a demissão de Ruud Gullit no início de 1998, quem assumiu o cargo foi o atacante Gianluca Vialli, que acabou exercendo as duas funções.

gianluca vialli chelsea

Copa da Liga Inglesa

O Chelsea eliminou Blackburn, Southampton e Ipswich Town até enfrentar o Arsenal nas semifinais da Copa da Liga Inglesa.

Depois de perder por 2 a 1, os Blues conseguiram uma importante vitória por 3 a 1 no Stamford Bridge e carimbaram uma vaga na grande final contra o Middlesbrough, que havia eliminado o Liverpool na fase anterior.

Em jogo muito disputado e que terminou sem gol nos 90 minutos, a rede só balançou no tempo extra.

Frank Sinclair, de cabeça, e depois Di Matteo aproveitando escanteio garantiram o título do Chelsea.

Recopa Europeia

Meses depois, o Chelsea conquistaria a Recopa Europeia, competição que garantiu vaga por ter sido campeão da Copa da Inglaterra no ano anterior.

Bateu o Slovan Bratislava (Eslováquia), com duas vitórias por 2 a 0. Em seguida, perdeu para o Tromso, da Noruega, por 3 a 2, mas goleou por 7 a 1 em casa.

Nas quartas, eliminou o Bétis com dois triunfos. Fez 2 a 1, na Espanha, e 3 a 1, na Inglaterra. O Chelsea conquistou uma vaga na final, depois de perder para o Vincenza por 1 a 0 em solo italiano, mas vencer na volta por 3 a 1.

Na final, em jogo único, os Blues precisaram superar os desfalques de Frank Sinclair e Graeme Le Saux e o clima hostil do lado de fora, quando hooligans de Chelsea e Stuttgart se enfrentaram.

Coube ao ídolo Gianfranco Zola sair do banco e, no primeiro minuto em campo, marcar o gol do título europeu sobre os alemães.

Supercopa Europeia

Já em agosto de 1998, mas contando para a temporada 1998/1999, o Chelsea conquistou seu terceiro título no ano.

Agora, os Blues tinham pela frente o poderoso Real Madrid, então campeão da Champions League. Os Merengues contavam com nomes como Raul, Roberto Carlos, Seedorf, Redondo e tantos outros.

À época, a diretoria acertou a contratação do ótimo Marcel Desailly, que reforçou a defesa azul.

O Chelsea não sofreu gol em nenhuma das três finais disputadas em 1998.

Valente em campo, os Blues chegaram ao gol faltando nove minutos para o apito final.

Contando com a inteligência de Zola, que driblou, viu a passagem de Gus Poyet e tocou para o uruguaio fuzilar a rede e garantir o título.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube
  • Dezin Pergunta #02 – Estatísticas do futebol inglês