Com 15 anos e mesma trajetória de Mané, jovem é mais novo a estrear por Senegal e já tem certo com clube europeu

4 minutos de leitura

Possivelmente o senegalês de maior sucesso na história do futebol, Sadio Mané já tem 31 anos e, agora, é ídolo para novas gerações do seu país. Um jovem jogador, inclusive, trilha praticamente os mesmos passos do ex-jogador do Liverpool.

Isso porque o adolescente Amara Diouf, de 15 anos e 94 dias, se tornou o jogador mais jovem da história a jogar na sua seleção profissional. Ele foi revelado pela mesma base que Mané e, inclusive, seu primeiro clube na Europa será o mesmo do atual jogador do Al-Nassr.

Caminho idêntico ao de Mané

Amara Diouf defende o Generation Foot, líder do campeonato senegalês, o mesmo clube que revelou Mané. Assim como o astro de 31 anos, ele também é um atacante que atua pelo lado esquerdo.

Mané Chelsea Liverpool senegal
Foto: Icon Sport

Segundo a revista francesa “So Foot”, o jovem já se acertou com o Metz, da França, repetindo o caminho do ídolo, que teve rápida passagem na equipe francesa antes de ser contratado pelo Salzburg.

O site ainda afirma que ele preferiu o Metz em relação a outros gigantes do futebol europeu, como Manchester City, Arsenal, Real Madrid e Barcelona.

— Aos 18 anos, Amara irá para o FC Metz. É o nosso clube parceiro que ajudou a lançar a carreira de muitos senegaleses – anunciou Mady Touré, fundadora e presidente do Generation Foot,

Quem é Amara Diouf, o “novo Mané”?

Diouf foi o artilheiro da Copa das Nações Africanas Sub-17 de 2023 antes de estrear pelo time profissional. Ele fez cinco gols e levou Senegal à conquista do título antes de ser convocado pelo técnico Aliou Cissé para a equipe principal.

Em sua estreia no profissional o capitão da equipe sub-17 entrou aos 25 minutos do segundo tempo e esteve perto de marcar aos 36 minutos, mas viu Senegal empatar contra Ruanda.

Recentemente, Lamine Yamal quebrou o recorde de espanhol mais jovem na seleção principal, com 16 anos e 57 dias. Diouf é praticamente um ano inteiro mais novo do que a joia do Barcelona.

O atacante, no entanto, ficará em Senegal defendendo o Generation Foot até completar 18 anos, o que pode tirar os holofotes sobre seu desenvolvimento. Mané, por sua vez, foi ao Metz com 19 anos.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]