Manchester City x Arsenal: 10 jogadores que defenderam os dois rivais

7 minutos de leitura

O futebol inglês proporciona transferências interessantes de jogadores. Sterling, por exemplo, vestiu as camisas de Liverpool, Manchester City e Chelsea antes de acertar com o Arsenal para a temporada 2024/25.

O atacante inglês é o mais recente integrante da lista de atletas que já defenderam Citizens e Gunners ao longo dos anos. A relação tem também outros nomes lendários da Premier League.

City x Arsenal: listamos 10 nomes que jogaram nos dois times

Foram vários jogadores que passaram por Arsenal e Manchester City na última década, seja fazendo um caminho ou o outro.

  • Patrick Vieira
  • Anelka
  • Clichy
  • Kolo Touré
  • Adebayor
  • Sagna
  • Nasri
  • Gabriel Jesus
  • Zinchenko
  • Sterling

1. Patrick Vieira

Patrick Vieira Arsenal
Patrick Vieira Arsenal. Foto – Icon Sport

Patrick Vieira fez história em gramados britânicos. O francês foi revelado pelo Cannes e começou a carreira na Inglaterra em 1996, após trocar o Milan pelo Arsenal. Nos Gunners, foi um dos principais destaques do grupo comandado por Arsène Wenger, com 33 gols e 34 assistências em 389 jogos. Além disso, levantou nove taças, o que inclui a Premier League 2003/04 que sagrou o clube londrino campeão invicto.

Vieira permaneceu nos Gunners até 2005, quando acertou com a Juventus. No ano seguinte, passou pela Inter de Milão, onde ficou até 2010. No início da década passada, voltou ao futebol inglês, dessa vez para defender o City. O então volante venceu a Copa da Inglaterra com a equipe e decidiu se aposentar dos gramados ao término da temporada, em 2011, aos 35 anos.

2. Nicolas Anelka

Arsenal Anelka
Anelka nos tempos de Arsenal (Foto: Icon Sport)

O ex-atacante francês Anelka também vestiu a camisa do Arsenal antes de defender os Citizens. O ex-atleta chegou ao clube de Londres em 1997, pouco depois de ser revelado pelo Paris Saint-Germain (PSG).

Anelka ficou nos Gunners até 1999 e, embora o time não tenha conquistado títulos no período, o jogador foi eleito o Jogador Jovem do Ano da Associação de Jogadores de Futebol da Inglaterra (PFA) em sua última temporada.

Em seguida, o atacante teve breves passagens por Real Madrid, PSG e Liverpool, até que, em julho de 2002, assinou como novo reforço do Manchester City. Anelka ficou no clube até o início de 2005, e fez 45 gols em 103 jogos.

3. Gael Clichy

Tem mais um francês nesta lista. O ex-lateral Gaël Clichy saiu do Cannes para o Arsenal em 2003 e fez parte dos “Invencíveis” de Wenger, embora atuasse pouco nas primeiras temporadas. O jogador fez 138 jogos ao longo de oito anos nos Gunners, e conquistou a Premier League 2003/04, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa inglesa.

Em julho de 2011, o defensor decidiu trocar Londres por Manchester, e foi para o City, à época treinado por Roberto Mancini. Nos Citizens, ficou até 2017, e se sagrou campeão do Campeonato Inglês duas vezes, mesmo número de troféus da Copa da Liga Inglesa. Além disso, levou uma Supercopa da Inglaterra.

4. Kolo Touré

Kolo Touré e Adebayor no Arsenal (Foto: Icon Sport)

Kolo Touré também foi defensor e fez movimentação parecida com a de Clichy. O ex-jogador começou a carreira no marfinense ASEC Mimosas em 2000. Dois anos depois, acertou com o Arsenal e rumou ao futebol britânico.

O costamarfinense defendeu a camisa do clube inglês até 2009 e virou ídolo. No período, fez 326 jogos, e conquistou Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra.

Depois, passou a atuar pelo City. Foram quatro temporadas com o time azul de Manchester, 103 partidas no total e dois títulos: um do Campeonato Inglês e outro da Copa da Inglaterra.

5. Adebayor

O togolês Emmanuel Adebayor, revelado pelo Metz, da França, era atacante. O jogador deixou o Monaco para jogar pelo Arsenal em 2006 e marcou 62 gols em 142 participações com a camisa dos Gunners.

Em 2009, encerrou o contrato com o clube e passou a vestir a camisa do City. Adebayor era um dos principais parceiros de Carlitos Tévez e balançou as redes 19 vezes em 45 partidas até 2011.

6. Bacary Sagna

O ex-lateral direito Sagna já foi definido por Arsène Wenger como o “melhor da posição” na Premier League. O francês chegou aos Gunners em 2007, depois de revelado pelo Auxerre, time de seu país natal.

O jogador fez mais de 280 jogos com a camisa do Arsenal e conquistou uma Copa da Inglaterra em sua última temporada no clube de Londres. No meio de 2014, acertou com o City, onde ficou por três anos, fez 86 partidas e levantou um troféu da Copa da Liga Inglesa.

7. Samir Nasri

Manchester City
Nasri, ex-Arsenal, em sua apresentação no Manchester City (Foto: Icon Sport)

O franco-argelino Nasri era meio-campista e também passou pelo Arsenal antes de ir ao Manchester City. O ex-atleta foi revelado pelo Olympique de Marselha em 2004 e se transferiu para o futebol inglês quatro anos depois.

Nasri ficou nos Gunners por três temporadas. Foram 126 jogos e 27 gols com o time comandado por Wenger, mas nenhum título conquistado.

Em 2011, acertou com o Manchester City e “desencantou” no futebol inglês com o time de Mancini. Foi duas vezes campeão da PL, uma da Copa da Liga Inglesa e uma da Supercopa da Inglaterra. Nasri ficou no clube até 2016.

8. Gabriel Jesus

Gabriel Jesus em campo pelo Arsenal
Gabriel Jesus em campo pelo Arsenal. Foto: Icon Sport

Aqui começa a quebra do paradigma. O atacante Gabriel Jesus, revelado pelo Palmeiras, trocou o City pelo Arsenal na temporada 2022/23, após 236 jogos e 95 gols na equipe do técnico Pep Guardiola ao longo de pouco mais de cinco anos.

O brasileiro ainda defende os Gunners, já fez 72 partidas e marcou 19 gols no time comandado por Mikel Arteta.

Com os Citizens, Jesus foi tetracampeão da PL e da Copa da Liga Inglesa, além de ter duas conquistas da Supercopa inglesa e uma da FA Cup.

9. Zinchenko

Zinchenko Arsenal
Zinchenko em ação pelo Arsenal (Foto: Icon Sport)

O lateral-esquerdo Zinchenko também deixou o clube de Manchester para atuar pelo Arsenal. O ucraniano teve projeção ao jogar pelas categorias de base do Shakhtar Donetsk.

Em 2016, assinou com o City, mas foi emprestado ao PSV, da Holanda. Na temporada 2017/18, o lateral voltou à Inglaterra, teve mais chances no grupo de Guardiola e somou 128 partidas.

Além disso, se sagrou campeão da PL quatro vezes, mesmo número de conquistas da Copa da Inglaterra. Também levantou uma FA Cup e duas Supercopas da Inglaterra.

Zinchenko se transferiu em 2022 para o Arsenal, onde permanece atualmente, e já fez 70 jogos pelo clube londrino.

10. Sterling

Sterling em campo pelo Arsenal no jogo contra a Atalanta no Gewiss Stadium, na Champions League
Sterling em campo pelo Arsenal no jogo contra a Atalanta no Gewiss Stadium, na Champions League. (Foto: sportphoto24/Imago)

Por fim, o atacante Raheem Sterling. O inglês passou pela base do Queens Park Rangers antes de integrar o time de juniores do Liverpool e foi projetado no futebol profissional pelos Reds.

No ano de 2015, Sterling fechou com o City. Participou de 339 duelos com a camisa dos Citizens e balançou as redes 131 vezes. Somou ao currículo quatro títulos do Campeonato Inglês, cinco da Copa da Liga, dois da Supercopa inglesa e um da FA Cup.

Em 2022, acertou com o Chelsea, e em 2024, foi emprestado pelos Blues ao Arsenal para a atual temporada. O atacante já fez dois jogos com a camisa dos Gunners no período.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.