O futebol inglês proporciona transferências interessantes de jogadores. Sterling, por exemplo, vestiu as camisas de Liverpool, Manchester City e Chelsea antes de acertar com o Arsenal para a temporada 2024/25.
O atacante inglês é o mais recente integrante da lista de atletas que já defenderam Citizens e Gunners ao longo dos anos. A relação tem também outros nomes lendários da Premier League.
City x Arsenal: listamos 10 nomes que jogaram nos dois times
Foram vários jogadores que passaram por Arsenal e Manchester City na última década, seja fazendo um caminho ou o outro.
- Patrick Vieira
- Anelka
- Clichy
- Kolo Touré
- Adebayor
- Sagna
- Nasri
- Gabriel Jesus
- Zinchenko
- Sterling
1. Patrick Vieira
Patrick Vieira fez história em gramados britânicos. O francês foi revelado pelo Cannes e começou a carreira na Inglaterra em 1996, após trocar o Milan pelo Arsenal. Nos Gunners, foi um dos principais destaques do grupo comandado por Arsène Wenger, com 33 gols e 34 assistências em 389 jogos. Além disso, levantou nove taças, o que inclui a Premier League 2003/04 que sagrou o clube londrino campeão invicto.
Vieira permaneceu nos Gunners até 2005, quando acertou com a Juventus. No ano seguinte, passou pela Inter de Milão, onde ficou até 2010. No início da década passada, voltou ao futebol inglês, dessa vez para defender o City. O então volante venceu a Copa da Inglaterra com a equipe e decidiu se aposentar dos gramados ao término da temporada, em 2011, aos 35 anos.
2. Nicolas Anelka
O ex-atacante francês Anelka também vestiu a camisa do Arsenal antes de defender os Citizens. O ex-atleta chegou ao clube de Londres em 1997, pouco depois de ser revelado pelo Paris Saint-Germain (PSG).
Anelka ficou nos Gunners até 1999 e, embora o time não tenha conquistado títulos no período, o jogador foi eleito o Jogador Jovem do Ano da Associação de Jogadores de Futebol da Inglaterra (PFA) em sua última temporada.
Em seguida, o atacante teve breves passagens por Real Madrid, PSG e Liverpool, até que, em julho de 2002, assinou como novo reforço do Manchester City. Anelka ficou no clube até o início de 2005, e fez 45 gols em 103 jogos.
3. Gael Clichy
Tem mais um francês nesta lista. O ex-lateral Gaël Clichy saiu do Cannes para o Arsenal em 2003 e fez parte dos “Invencíveis” de Wenger, embora atuasse pouco nas primeiras temporadas. O jogador fez 138 jogos ao longo de oito anos nos Gunners, e conquistou a Premier League 2003/04, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa inglesa.
Em julho de 2011, o defensor decidiu trocar Londres por Manchester, e foi para o City, à época treinado por Roberto Mancini. Nos Citizens, ficou até 2017, e se sagrou campeão do Campeonato Inglês duas vezes, mesmo número de troféus da Copa da Liga Inglesa. Além disso, levou uma Supercopa da Inglaterra.
4. Kolo Touré
Kolo Touré também foi defensor e fez movimentação parecida com a de Clichy. O ex-jogador começou a carreira no marfinense ASEC Mimosas em 2000. Dois anos depois, acertou com o Arsenal e rumou ao futebol britânico.
O costamarfinense defendeu a camisa do clube inglês até 2009 e virou ídolo. No período, fez 326 jogos, e conquistou Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra.
Depois, passou a atuar pelo City. Foram quatro temporadas com o time azul de Manchester, 103 partidas no total e dois títulos: um do Campeonato Inglês e outro da Copa da Inglaterra.
5. Adebayor
O togolês Emmanuel Adebayor, revelado pelo Metz, da França, era atacante. O jogador deixou o Monaco para jogar pelo Arsenal em 2006 e marcou 62 gols em 142 participações com a camisa dos Gunners.
Em 2009, encerrou o contrato com o clube e passou a vestir a camisa do City. Adebayor era um dos principais parceiros de Carlitos Tévez e balançou as redes 19 vezes em 45 partidas até 2011.
6. Bacary Sagna
O ex-lateral direito Sagna já foi definido por Arsène Wenger como o “melhor da posição” na Premier League. O francês chegou aos Gunners em 2007, depois de revelado pelo Auxerre, time de seu país natal.
O jogador fez mais de 280 jogos com a camisa do Arsenal e conquistou uma Copa da Inglaterra em sua última temporada no clube de Londres. No meio de 2014, acertou com o City, onde ficou por três anos, fez 86 partidas e levantou um troféu da Copa da Liga Inglesa.
7. Samir Nasri
O franco-argelino Nasri era meio-campista e também passou pelo Arsenal antes de ir ao Manchester City. O ex-atleta foi revelado pelo Olympique de Marselha em 2004 e se transferiu para o futebol inglês quatro anos depois.
Nasri ficou nos Gunners por três temporadas. Foram 126 jogos e 27 gols com o time comandado por Wenger, mas nenhum título conquistado.
Em 2011, acertou com o Manchester City e “desencantou” no futebol inglês com o time de Mancini. Foi duas vezes campeão da PL, uma da Copa da Liga Inglesa e uma da Supercopa da Inglaterra. Nasri ficou no clube até 2016.
8. Gabriel Jesus
Aqui começa a quebra do paradigma. O atacante Gabriel Jesus, revelado pelo Palmeiras, trocou o City pelo Arsenal na temporada 2022/23, após 236 jogos e 95 gols na equipe do técnico Pep Guardiola ao longo de pouco mais de cinco anos.
O brasileiro ainda defende os Gunners, já fez 72 partidas e marcou 19 gols no time comandado por Mikel Arteta.
Com os Citizens, Jesus foi tetracampeão da PL e da Copa da Liga Inglesa, além de ter duas conquistas da Supercopa inglesa e uma da FA Cup.
9. Zinchenko
O lateral-esquerdo Zinchenko também deixou o clube de Manchester para atuar pelo Arsenal. O ucraniano teve projeção ao jogar pelas categorias de base do Shakhtar Donetsk.
Em 2016, assinou com o City, mas foi emprestado ao PSV, da Holanda. Na temporada 2017/18, o lateral voltou à Inglaterra, teve mais chances no grupo de Guardiola e somou 128 partidas.
Além disso, se sagrou campeão da PL quatro vezes, mesmo número de conquistas da Copa da Inglaterra. Também levantou uma FA Cup e duas Supercopas da Inglaterra.
Zinchenko se transferiu em 2022 para o Arsenal, onde permanece atualmente, e já fez 70 jogos pelo clube londrino.
10. Sterling
Por fim, o atacante Raheem Sterling. O inglês passou pela base do Queens Park Rangers antes de integrar o time de juniores do Liverpool e foi projetado no futebol profissional pelos Reds.
No ano de 2015, Sterling fechou com o City. Participou de 339 duelos com a camisa dos Citizens e balançou as redes 131 vezes. Somou ao currículo quatro títulos do Campeonato Inglês, cinco da Copa da Liga, dois da Supercopa inglesa e um da FA Cup.
Em 2022, acertou com o Chelsea, e em 2024, foi emprestado pelos Blues ao Arsenal para a atual temporada. O atacante já fez dois jogos com a camisa dos Gunners no período.