Qual é o melhor jogador do Grupo City?

10 minutos de leitura

O Grupo City é uma empresa criada em 2013 para administrar uma rede de 14 clubes. A cadeira de times fundada por Mansour bin Zayed Al Nahyan e gerida pelo Abu Dhabi Group possui o Manchester City como equipe matriz e coleciona grandes jogadores ao redor do mundo.

Uma das mais recentes contratações do grupo é Everton Ribeiro, um dos grandes jogadores brasileiros da última década, que acertou com o Bahia – clube brasileiro do City Group.

Isso faz do jogador recém-saído do Flamengo um dos melhores jogadores do conglomerado? A PL Brasil separou os melhores jogadores de cada clube do Grupo City. Compare!

14. Junior Burban (Vannes OC)

Junior Burban Vannes OC City
Junior Burban comemorando gol pelo Vannes OC (Foto: Instagram/Vannes OC)

O ponta de lança francês de 23 anos foi revelado pelo Lorient e é o principal jogador do Vannes OC, clube da quarta divisão francesa que pertenceu ao Grupo City. Junior Burban tem 13 gols e três assistências em 25 jogos pelo time.

13. Greg Stewart (Mumbai City)

Greg Stewart Mumbai City
Greg Stewart, jogador do Mumbai City (Instagram/Greg Stewart)

O meia-atacante de 33 anos é nascido na Escócia e passou por vários clubes de seu país, incluindo Aberdeen e Rangers, sendo campeão da liga escocesa com o gigante em 2020/21. Jogou no Birmingham City de 2016 a 2019 e foi parar no futebol indiano em 2021. Venceu o Campeonato Indiano com o Jamshedpur em 2022/23 e foi contratado recentemente pelo Grupo City para jogar no Mumbai City. Pelo seu novo clube, o jogador já soma 17 gols e 18 assistências em 45 jogos.

12. Luka Ilic (Troyes)

Luka Ilic Troyes City
Luka Ilic em ação pelo Troyes (Foto: Icon Sport)

Meio-campista de 24 anos, Luka Ilic foi revelado pelo Estrela Vermelha, onde foi campeão da liga sérvia em 2017/18 e foi contratado pelo Manchester City em seguida. Foi emprestado três vezes e depois contratado pelo Troyes, da França. Pelo clube francês do Grupo City, o meia acumula quatro gols e quatro assistências em 15 jogos.

11. Edu García (Sichuan Jiuniu)

Edu García Sichuan Jiuniu City
Edu García em coletiva de imprensa (Foto: Instagram/Edu García)

Jogador espanhol de 33 anos, que pode jogar como ala ou meio-campista, foi revelado pelo Real Zaragoza e possui uma vasta experiência por clubes menores da Espanha, Índia — foi campeão do Campeonato Indiano de 2019/20 com o ATK — e China. Foi contratado pelo Sichuan Jiuniu, clube chinês do Grupo City, e marcou 16 gols e deu seis assistências em 45 jogos.

10. Arthur Sales (Lommel SK)

Arthur Sales Lommel SK City
Arthur Sales aquecendo com o Lommel SK (Foto: Instagram/Arthur Sales)

Revelado pelo Vasco, o atacante de 21 anos foi contratado pelo Lommel SK, clube belga do Grupo City em 2021 e emprestado ao Paços de Ferreira, de Portugal, em 2022, e ao Bahia. Apesar de não ter conseguido números tão expressivos no futebol brasileiro, Arthur Sales é o destaque do time belga na temporada, com seis gols e oito assistências em 16 jogos.

9. Roberto Insigne (Palermo)

Roberto Insigne Palermo City
Roberto Insigne comemorando gol pelo Palermo (Foto: Instagram/Lega B)

Atacante de 29 anos, revelado pelo Napoli, foi campeão da terceira divisão italiana em 2013/14, quando estrava emprestado ao Perúgia, e duas vezes vencedor da segundona com Benevento em 2019/20 e Frosinona em 2022/23. Hoje, tenta repetir o feito com o Palermo, clube da série B da Itália que pertence ao Grupo City.

Números de Roberto Insigne pelo Palermo:

  • 2 gols
  • 3 assistências
  • 14 jogos

8. Ronnie Fernández (Bolívar)

Ronnie Fernández Bolívar City
Ronnie Fernández disputando bola com Luan, do Palmeiras, na Copa Libertadores de 2023 (Foto: Icon Sport)

Atacante chileno de 32 anos, Ronnie Fernández foi revelado pelo Santiago Wanderes e tem passagens por clubes menores do Chile, da Arábia Saudita (incluindo o Al-Nasr, atual clube de Cristiano Ronaldo) e está em sua segunda passagem pelo Bolívar, clube boliviano do Grupo City. É o artilheiro da equipe no Campeonato Boliviano, com 18 gols e cinco assistências em 26 jogos. Somando as duas passagens, ele tem 24 tentos e sete passes para gol em 50 partidas pelo time da Bolívia.

7. Tolgay Arslan (Melbourne City)

Tolgay Arslan Melbourne City
Tolgay Arslan, jogador do Melbourne City (Foto: Instragram/Tolgay Arslan)

Aos 33 anos, Tolgay Arslan é um jogador de vasta experiência no futebol europeu. Revelado pelo Borussia Dortmund, jogou pelo Hamburgo, Fenerbahçe, Udinese e foi bicampeão seguido do Campeonato Turco com o Besiktas. Atuou nas seleções de base da Turquia e da Alemanha. Hoje defende o Melbourne City, time australiano do Grupo City, e tem 10 gols e quatro assistências em 19 jogos.

6. Nicolás Siri (Montevideo City)

Nicolás Siri Montevideo City
Nicolás Siri comemorando gol pelo Montevideo City (Foto: Instagram/Montevideo City)

Aos 19 anos, o atacante é visto como uma das grandes promessas do futebol uruguaio. Iniciou no Danúbio, foi contratado pelo Montevideo City em 2021 e é o artilheiro da equipe do Grupo City na temporada, com 11 gols e uma assistência em 29 jogos de Campeonato Uruguaio.

5. Santiago Rodríguez (New York City)

Santiago Rodríguez New York City
Santiago Rodríguez, jogador do New York City (Foto: Icon Sport)

Meio-campista de 23 anos, Santiago Rodríguez é tido como um dos jovens prodígios do Uruguai desde os 15 anos de idade, sendo convocado para a seleção uruguaia do sub-15 ao sub-23. Venceu a Copa Libertadores sub-20 pelo Nacional em 2018, subiu para o profissional e foi bicampeão uruguaio (2019 e 2020). Em seguida, foi contratado pelo Montevideo City, que pertence ao Grupo City, mas logo foi emprestado ao Nacional e depois ao New York City, outro clube do conglomerado comandado pelos donos do Manchester City.

Com as conquistas da Copa MLS de 2021 e a Copa dos Campeões de 2022, Rodríguez se tornou um dos principais jogadores do New York City, com 18 gols e 22 assistências em 104 jogos.

4. Élber (Yokohama F. Marinos)

Élber Yokohama F. Marinos City
Élber em ação pelo Yokohama F. Marinos (Foto: Icon Sport)

Élber surgiu como o grande destaque da base do Cruzeiro e foi titular absoluto do time principal em 2011. Depois, foi emprestado a Coritiba e Sport. Estava no elenco campeão da Copa do Brasil de 2017, com a Raposa, e foi comprado pelo Bahia no ano seguinte. Hoje, o meia-atacante é destaque do Yokohama F. Marinos, clube japonês que pertence ao Grupo City.

Números de Élber:

  • Cruzeiro – 6 gols e 4 assistências em 84 jogos
  • Coritiba – 2 assistências em 16 jogos
  • Sport – 6 gols e 2 assistências em 32 jogos
  • Yokohama – 26 gols e 30 assistências em 121 jogos

3. Savinho (Girona)

ESP: Girona FC-SS Lazio. Pre-season friendly match
Savinho em ação pelo Girona (Foto: Icon Sport)

Pouco mais que Kayky, Savinho é visto como uma das grandes promessas do futebol brasileiro desde os 15 anos de idade, com presença nas seleções de base e grandes atuações na academia do Atlético-MG. Em 2020, foi integrado ao time principal e no ano seguinte fez parte do elenco campeão do triplete alvinegro na temporada. Em outubro foi citado pelo jornal inglês “The Guardian” como um dos 60 jovens jogadores mais promissores do mundo nascidos até 2004.

Em 2022, o Atlético-MG anunciou a venda de Savinho ao Grupo City por 6,5 milhões de euros, com outros seis milhões em bônus. O atacante deixou o Galo com dois gols em 35 jogos e foi inicialmente alocado ao Troyes, da França. Mas logo em seguida foi emprestado ao PSV, da Holanda, onde teve uma passagem discreta — primeiro foi utilizado pela equipe sub-21 e, depois, teve poucas oportunidades no time principal, atuando em oito partidas e distribuindo duas assistências.

Cerca de um ano depois, o Girona, do Grupo City, anunciou a contratação da jovem promessa brasileira. Na Espanha, o jogador se destacou como um dos melhores da liga, com cinco gols e cinco assistências em 19 jogos, contribuindo para a equipe espanhola pleitear o título inédito de LaLiga.

2. Everton Ribeiro (Bahia)

Everton Ribeiro Flamengo Bahia City
Everton Ribeiro comemorando gol pelo Flamengo (Foto: Icon Sport)

Ídolo de Cruzeiro e Flamengo, Everton Ribeiro fechou com o Bahia e se tornou o principal jogador do Grupo City. A transferência foi vista como uma das mais surpreendentes do verão, já que o meia de 34 é um dos principais jogadores do futebol brasileiro. Revelado pelo Corinthians, o jogador se destacou na campanha vice-campeã da Copa do Brasil com o Coritiba em 2012. Depois, foi para o gigante de Minas Gerais, onde marcou 13 gols e deu 26 assistências em 80 jogos e conquistou dois títulos seguidos do Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014.

De 2015 a 2017, atuou no Al-Ahli, onde foi campeão do Campeonato Emiradense, e depois, fechou com o Flamengo, clube no qual viveu o auge de sua carreira. Foram 42 tentos e 60 passes para gol com o Rubro-Negro, além de cinco grandes títulos:

  • Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
  • Copa Libertadores da América: 2019 e 2022
  • Copa do Brasil: 2022

O novo jogador do Grupo City também acumula 22 partidas e três gols com a camisa da seleção brasileira.

1. Erling Haaland (Manchester City)

Manchester City's Erling Haaland celebrates scoring their side's second goal of the game from the penalty spot during the UEFA Champions League Group G match at the Wankdorf Stadium in Bern, Switzerland. Picture date: Wednesday October 25, 2023. - Photo by Icon sport
Haaland comemorando gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Apelidado de “Cometa Haaland“, o atacante norueguês de 23 anos é um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. Esteve entre os finalistas do Fifa The Best e da Bola de Ouro, principais premiações do futebol mundial, em 2023 e é uma máquina de fazer gols e quebrar recordes.

Após um início avassalador no Bryne e Molde, da Noruega, Haaland se transferiu para o RB Salzburg, onde despontou para o mundo como um dos jovens mais promissores da Europa. No Borussia Dortmund, ele já se mostrou uma máquina de fazer gols, estufando as redes 86 vezes e dando 23 assistências em 89 jogos. O artilheiro foi campeão da Copa da Alemanha de 2020/21 com o time do Signal Iduna Park.

Em 13 de junho de 2022, o Manchester City contratou Haaland por 60 milhões de euros (cerca de R$ 324 milhões na cotação da época). Na Inglaterra, o atacante vive o seu auge, com 71 gols e 14 assistências em 75 jogos, além de quatro títulos:

  • Premier League: 2022–23
  • Copa da Inglaterra: 2022–23
  • Champions League: 2022–23
  • Supercopa da Uefa: 2023
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.