Gols, títulos, amor à camisa. Essas são apenas algumas características que levam um jogador a entrar para a história do Tottenham.
Grandes nomes da história do futebol inglês vestiram a camisa do Tottenham e são lembrados até hoje. Muitos viraram ídolos por diferentes quesitos e estão na memória do torcedor.
A PL Brasil lista abaixo 5 dos maiores ídolos da história do Tottenham.
Os ídolos da história do Tottenham
Harry Kane
É impossível falar da história recente do Tottenham e não pensar em Harry Kane. Símbolo de uma reconstrução da equipe, o atacante virou ídolo pelos números extraordinários no time.
Revelado na base dos Spurs, Kane ficou marcado pela falta de títulos na carreira. Mas isso não impediu a admiração dos torcedores.
O camisa 10 demonstrou ser fatal na hora de balançar as redes e conduziu os Spurs em muitas campanhas importantes. Entre 2011 e 2023, ele marcou 280 gols e se tornou o maior artilheiro da equipe.
Além de ser um nome importante do Tottenham, Kane também marcou história na Premier League. Foram 213 gols na competição, o que deixa o jogador como o segundo maior artilheiro do torneio, atrás apenas de Alan Shearer com 260.
Jimmy Greaves
Se Kane é o maior artilheiro dos Spurs, Jimmy Greaves está na segunda colocação. Ele conseguiu incríveis 266 gols em 380 pelos Lilly Whites.
Greaves jogou no Tottenham entre 1961 e 1970. Ele deixou o Milan para vestir a camisa dos Spurs e ser um dos maiores nomes do futebol inglês.
A chegada de Greaves provou ser a peça final do quebra-cabeça do melhor time da história do Tottenham. Sua habilidade instintiva de encontrar o canto inferior da rede de todos os ângulos possíveis o deixa como um dos finalizadores mais naturais da história do esporte.
Glenn Hoddle
Se Greaves encantou pelo poder da finalização, Glenn Hoddle brilhava com a habilidade. Ele é considerado por muitos torcedores como o jogador mais habilidoso que passou pelo Tottenham e apontado como um atleta de luxo por outros.
Hoddle vestiu a camisa dos Spurs por mais de 10 anos com momentos de magia que fizeram a arquibancada vibrar.
Do início até meados da década de 1980, o Tottenham tinha um time de diamantes e Hoddle era a joia da coroa. Ele conduziu o time ao bicampeonato da Copa da Inglaterra.
Dave Mackay
Entre 1959 e 1968, o “xerifão” da defesa do Tottenham era Dave Mackay. Conhecido como um jogador durão, o zagueiro não gostava da sua fama.
Em 1966, Mackay agarrou o pescoço de Billy Bremner em uma partida contra o Leeds e a foto ficou famosa. Mas constantemente o zagueiro disse que não esse momento trouxe para ele a fama de valentão, algo que nunca foi na carreira.
Porém, ninguém ganha a fama de durão apenas por uma foto. Mackay sofreu duas lesões sérias na perna. Mesmo assim, conseguiu se recuperar e brilhar dentro de campo.
Mackay era um dos líderes do time comandado pelo lendário técnico Bill Nicholson. Além disso, marcou 43 gols com a camisa dos Spurs.
Danny Blanchflower
Os anos de 1960 foram marcados por momentos de glória do Tottenham. Em 1963, o time foi campeão da Taça dos Vencedores das Taças da Europa.
E quem era um dos principais, se não o principal jogador? Danny Blanchflower. Meio-campista, vestiu a camisa do Tottenham entre 1954 e 1963.
— A grande falácia é que o jogo é antes de tudo sobre vencer. Não é nada disso. O jogo é sobre glória, é sobre fazer as coisas com estilo e com um floreio, sobre sair e derrotar o outro grupo, não esperar que eles morram de tédio.
Essa é uma icônica citação de Blanchflower. Mas ele não apenas citou essa frase, ele viveu ela. Com o espírito vencedor, conduziu os Spurs para momentos icônicos.