10 jogadores que passaram pelo Sunderland e você talvez nem saiba

Será que você lembra de todos esses atletas?

10 jogadores que passaram pelo Sunderland e você talvez nem saiba
Stu Forster/Getty Images

Com 141 anos de tradição, o Sunderland viveu a maior parte de sua história atuando na elite do futebol inglês. Atualmente, os Black Cats amargam uma dura realidade com a disputa da League One. A PL Brasil vai relembrar 10 jogadores que atuaram pelo Sunderland e que talvez você nem se lembre.

10 jogadores que passaram pelo Sunderland e você talvez nem saiba 

Ignacio Scocco

jogadores sunderland scocco
LINDSEY PARNABY/AFP via Getty Images

Comprado em janeiro de 2014 por cerca de 3,7 milhões de libras junto ao Internacional, o atacante argentino Ignacio Scocco, conhecido na América do Sul por suas passagens bem sucedidas por Newell's Old Boys e River Plate, teve uma breve passagem pelos Black Cats.

Scocco atuou em apenas oito oportunidades com a camisa do Sunderland, sendo todas elas vindo do banco de reservas e não marcou nenhum gol.

Com a falta de oportunidades, ele acabou sendo vendido em julho de 2014 para o Newell's Old Boys e não deixou saudades no clube.

Andy Cole

Christopher Lee/Getty Images

Conhecido por ter brilhado com as camisas do Manchester United e do grande rival do Sunderland, o Newcastle, o atacante Andy Cole atuou pelos Black Cats já no final de sua carreira em 2007.

Ele formou dupla de ataque com o ex-companheiro Dwight Yorke e foi comandado por seu também ex-companheiro Roy Keane.

Apesar de atuar com nomes conhecidos, Cole realizou apenas sete partidas pelo Sunderland e não balançou as redes.

No meio da temporada, ele acabou sendo emprestado ao Burnley, onde teve uma boa passagem e acabou rescindindo com o Sunderland no fim da temporada, ficando livre para assinar com o Nottingham Forest, onde terminou sua carreira.

Jordan Henderson

Michael Regan/Getty Images

Atual capitão e exemplo de liderança na excelente equipe do Liverpool, o meia Jordan Henderson iniciou a sua carreira no clube de sua cidade natal, o Sunderland, onde atuou entre 2008 a 2011 e acabou tendo um breve empréstimo para o Coventry City durante esse período.

Pelos Black Cats, Henderson atuou em 79 jogos, marcou cinco gols e forneceu 11 assistências. Suas atuações chamaram a atenção do Liverpool, que contratou o atleta na temporada de 2011/2012 por 16 milhões de libras.

Nos dias de hoje, Henderson é considerado por muitos, o melhor jogador da atual edição da Premier League e vive a melhor fase da sua carreira após um começo conturbado pelos Reds.

Leia mais: 2ª temporada de “Sunderland Até Morrer”: o que você precisa saber sobre 

Marcos Alonso

jogadores sunderland marcos alonso
Scott Heavey/Getty Images

Em janeiro de 2014, o atual lateral-esquerdo do Chelsea, Marcos Alonso, foi emprestado para o Sunderland junto à Fiorentina.

Apesar do curto período no clube, Alonso teve grande destaque durante os 20 jogos em que disputou pelo clube. Ele foi considerado uma peça chave na classificação para a final da Copa da Liga Inglesa, onde os Black Cats eliminaram o Manchester United e acabaram perdendo a decisão para o Manchester City por 3 a 1.

Após se destacar pelo Sunderland em seu curto empréstimo, Alonso acabou retornando para a Fiorentina. Lá ganhou mais oportunidades, se destacou e acabou sendo vendido para o Chelsea anos depois.

Joleon Lescott

Laurence Griffiths/Getty Images

Conhecido por suas passagens por Manchester City, Everton e Wolverhampton, o zagueiro inglês Joleon Lescott teve uma breve passagem pelo Sunderland já no final de sua carreira.

Lescott foi contratado em janeiro de 2017 para ajudar o clube a se livrar do rebaixamento na Premier League em um curto contrato que era válido até o fim da temporada. Porém, o jogador passou mais tempo no departamento médico ou amargando o banco de reservas e realizou apenas duas partidas pelo clube.

No fim da temporada, o Sunderland acabou sendo rebaixado para a Championship, Lescott, assim como outros jogadores, não teve seu contrato renovado. Assim, optou por encerrar a sua carreira.

Danny Welbeck

GRAHAM STUART/AFP via Getty Images

Atualmente no Watford, o atacante Danny Welbeck passou uma temporada em empréstimo para o Sunderland junto ao Manchester United em 2010/2011. Em seu começo no clube, suas atuações fizeram o atacante concorrer a uma vaga no elenco da seleção inglesa, mas as contusões atrapalharam a sua sequência.

Em abril de 2011, uma contusão mais séria fez com que o contrato de empréstimo do atacante fosse encerrado e que ele retornasse para o United.

Pelo Sunderland, o atacante disputou 28 partidas, marcou seis gols e foi um dos jogadores mais importantes na campanha do clube naquela temporada.

Simon Mignolet

jogadores sunderland mignolet
OLLY GREENWOOD/AFP via Getty Images

O goleiro belga Simon Mignolet foi contratado pelo Sunderland na temporada 2010/2011, junto ao modesto Sint-Truiden, da Bélgica, pelo valor de 2 milhões de libras. O clube inglês venceu a concorrência de clubes como PSV e Udinese.

Mignolet passou duas temporadas nos Black Cats e foi considerado pelo então goleiro do Manchester City Joe Hart como o melhor da temporada de 2011/2012. O fato chamou a atenção do Liverpool, que procurava um substituto de Pepe Reina, e contratou o belga por 9 milhões de libras.

O goleiro passou seis temporadas nos Reds, alternando entre altos e baixos, até retornar ao seu país natal, onde atualmente defende o Club Brugge.

Nicklas Bendtner

Stu Forster/Getty Images

Carinhosamente apelidado de Lord Bendtner, o dinamarquês teve passagem por empréstimo pelo Sunderland em 2011/2012 que acabou sendo bem sucedida.

Bendtner vinha de uma temporada sem muitas chances no Arsenal por conta da concorrência enfrentada e pelo acúmulo de lesões, o que inclui um acidente de carro em que o atacante se envolveu na época e que deixou o dinamarquês fora dos gramados por um período.

Pelo Sunderland, Bendtner marcou oito gols na Premier League de 2011/2012 e foi o artilheiro dos Black Cats na competição. Após o fim do empréstimo, ele acabou sendo emprestado pelo Arsenal para a Juventus. 

Dwight Yorke

sunderland jogadores
Ian Walton/Getty Images

Ídolo do Manchester United, o ex-atacante Dwight Yorke foi contratado justamente pelo ex-companheiro de clube Roy Keane, que treinava o Sunderland no período em que o clube disputava a Championship.

Curiosamente, o atacante era escalado por Roy Keane para atuar de volante, posição que não é muito comum um atacante atuar. Apesar da curiosa contratação, levando em consideração que Yorke estava em final de carreira e estava atuando na Austrália anteriormente, o atacante deu certo em sua passagem pelo clube.

Com ele, o clube foi campeão da Championship em 2006/2007 e conseguiu o acesso imediato para a Premier League. O Sunderland foi o último clube do atacante, que se aposentou em 2009.

Emmanuel Eboué

sunderland jogadores eboué
Credit Sunderland

Depois de passagem marcante pelo Arsenal, Emmanuel Eboué assinou com o Sunderland em março de 2016, em um contrato curto que era válido até o fim da temporada.

Ainda no final do mês de março, Eboué foi suspenso do futebol por um ano pela Fifa, após ser confirmado que o jogador não realizou os pagamentos de um antigo agente e acabou tendo seu contrato rescindido pelo Sunderland.

Durante seu curto período de menos de um mês pelo clube, Eboué participou apenas de treinos e realizou um jogo pela equipe sub-21, mas não atuou pela equipe profissional do clube.