10 brasileiros de pequenos da Inglaterra para seu time trazer de volta ao Brasil

9 minutos de leitura

A Inglaterra está recheado de jogadores brasileiros e não é só na Premier League. Clubes da Championship (segunda divisão) e até da National League South (sexta divisão) têm jogadores brasucas tirando onda. Esses nomes podem ser alternativas de clubes do Brasil encontrarem boas peças sem gastar tanto direito.

A PL Brasil separou 10 brasileiros que jogam em clubes pequenos da Inglaterra para seu time trazer de volta ao Brasil. Confira:

Lucas Covolan (Maidstone United)

Lucas Covolan Copa da Inglaterra Maidstone United FA Cup
Lucas Covolan recebeu o prêmio de melhor da partida entre Ipswich Town e Maidstone United pela FA Cup (Foto: Icon Sport)

Formado nas categorias de base do Vasco, Lucas Covolan foi destaque na Inglaterra nesta temporada. O brasileiro foi o herói da campanha histórica do Maidstone United, da sexta divisão inglesa, na Copa da Inglaterra. O modesto clube inglês chegou às oitavas de final da competição após uma vitória gigante sobre o Ipswich Town, que disputa o título da Championship, por 2 a 1 com uma atuação de gala do goleiro, que fez 12 defesas na partida.

Lucas Covolan também possui experiência no futebol espanhol e no Brasil. Além da base do Vasco, o goleiro de 32 anos passou pelo Athletico-PR e foi campeão acreano com o Rio Branco em 2014. Em 2010, o goleiro que joga na sexta divisão da Inglaterra chegou até a ser convocado para a seleção brasileira sub-20.

Gabriel Sara (Norwich)

Gabriel Sara
Revelado no São Paulo, Gabriel Sara brilha no Norwich (Foto: Icon Sport)

Gabriel Sara tem sido uma das sensações da temporada na Inglaterra. O volante revelado pelo São Paulo tem 23 participações em gols na Championship. Apesar de seu alto desempenho chamar atenção de clubes da Premier League, clubes brasileiros podem tentar atrair o jogador de 24 anos pensando em seleção brasileira e oferecendo valores altos, principalmente se for um time que disputa grandes títulos no futebol brasileiro.

Números de Gabriel Sara na Championship 2023/24 pelo Norwich

  • Jogador de maior nota do time no Sofascore: 7,64
  • Vice-artilheiro: 12 gols
  • Líder em assistências: 11
  • Líder em assistências esperadas (assistidas): 10,72 (11)
  • Líder em participações em gols : 23
  • Líder em grandes chances criadas: 14
  • Líder em passes decisivos por jogo: 2,5
  • 2º em bolas longas por jogo: 3,7
  • 2º em chutes realizados por jogo: 2,2
  • 3º em dribles certos por jogo: 0,8 (aproveitamento de 51%)
  • 3º em desarmes por jogo: 2,0
  • 3º em passes certos por jogo: 49,0
  • 3º em chutes certos por jogo: 0,6
  • 3º em gols esperados (marcados): 6,43 (12)

Ronald (Swansea City)

Ronald-Swansea
Foto: Divulgação/Swansea

Formado pelo Coruambense, do Mato Grosso do Sul, Ronald se destacou no Brasil por seu tempo no futebol de Goiás. Emprestado pelo Atlético Goianiense, o ala de 22 anos foi campeão goiano com o Grêmio Anápolis em 2021, marcando dois gols na competição (um deles contra seu clube matriz).

Após o Grêmio Anápolis comprá-lo em definitivo, o clube retornou a gentileza e o emprestou ao Atlético Goianiense para a disputa do Brasileirão. No meio de 2022, ele foi emprestado ao Guarani para jogar a Série B e ainda no mesmo ano, foi cedido ao Estrela da Amadora, da segunda divisão de Portugal.

Ronald participou da campanha de acesso da equipe portuguesa e foi contratado pelo Swansea em janeiro deste ano.

Números de Ronal pelo Swansea na Championship

  • 3 gols
  • 16 jogos (15 como titular)
  • 3º do time em grandes chances criadas: 5

Matheus Martins (Watford)

matheus martins watford
Matheus Martins em ação pelo Watford (Foto: Icon sport)

Revelado pelas categorias de base do Fluminense, Matheus Martins marcou seis gols em 51 jogos pelo profissional do Tricolor e foi para a Udinese em outubro de 2022. Em janeiro de 2023, o ponta esquerda de 20 anos foi emprestado ao Watford, da Inglaterra, e em julho do ano passado teve seu vínculo de empréstimo renovado. Ele também acumula passagens pela seleção brasileira nas categorias sub-16 e sub-20.

Números do atacante de 20 anos pelo Watford na Championship 2023/24

  • 2º do time em frequência de gols em minutos: 342
  • 2º em chutes realizados por jogo: 1,6
  • 5 gols
  • 2 assistências
  • 37 jogos (20 como titular)

Wesley Moraes (Stoke City)

Wesley Moraes Stoke City
Foto: Divulgação/Stoke City

Wesley Moraes é uma boa escolha para quem precisa de um camisa 9 no Brasil. O mineiro de 27 anos joga atualmente no Stoke City e teve uma passagem recente pelo Internacional de Porto Alegre.

Em maio de 2018, ele foi eleito o melhor jogador jovem do Campeonato Belga de 2017/18, atuando pelo Club Brugge. Em junho de 2019, se transferiu para o Aston Villa, sendo a transferência mais cara da história do clube e da liga belga, além de ser o primeiro brasileiro a jogar clube inglês.

Ainda nas categorias de base o centroavante teve períodos de testes na Europa. Passou seis meses no sub-19 do Atlético de Madrid, jogando em torneios em Bilbao e na Croácia. Depois passou três meses no Nancy, da França.

Wesley já fez gol em Champions League. Em 2015/16, atuando pelo Trecin, da Eslováquia, ele marcou duas vezes no jogo de volta contra o Steua Bucuresti. Ele também marcou na Inglaterra, atuando pelo Aston Villa, numa vitória por 2 a 0 sobre o Everton em 2019/20. Ele também estufou a rede numa derrota por 3 a 2 para o Arsenal. Ambas as vezes pela Premier League.

O atacante teve tímidas passagem pelo Internacional em 2022, marcando dois gols em 21 jogos, e pelo Levante, da Espanha, em que estufou as redes quatro vezes.

Wesley chegou a ser convocado por Tite em 2019 para substituir David Neres, que se lesionou, para amistosos contra Argentina e Coreia do Sul.

Wesley Moraes está no Stoke City desde 2023 e não vive grande fase na Inglaterra — 20 jogos (cinco como titular) e nenhum gol marcado. Um retorno ao Brasil novamente poderia ser um incentivo para o atacante voltar à boa fase.

Vinícius Souza (Sheffield United)

Vini Souza Sheffield United
Vinicius Souza em ação pelo Sheffield United (Foto: Icon Sport)

Cria da Gávea, o volante de 24 anos está prestes a ser rebaixado à Championship com o Sheffield United e o meio do ano pode ser o momento ideal para algum clube brasileiro atraí-lo. O jogador, com experiência no futebol belga, na Espanha e na Inglaterra poderia tentar se mostrar mais no Brasil, após deixar o país com apenas 20 anos. No Flamengo, Vinicius Souza chegou a ser comparado a Nemanja Matić, ex-Manchester United, por Jorge Jesus.

Vitinho (Burnley)

Vitinho em ação pelo Burnley
Vitinho em ação pelo Burnley (Foto: Icon Sport)

Vitinho é mais um que está prestes a ser rebaixado à Championship com o Burnley. O zagueiro de 24 anos, revelado pelo Cruzeiro, é titular da equipe do técnico Vincent Kompany, mas pode preferir jogar num time de elite do Brasileirão que a segunda divisão da Inglaterra novamente.

Danilo (Nottingham Forest)

Danilo em jogo do Nottingham Forest
Foto: Icon Sport

Campeão de tudo com o Palmeiras, Danilo vive altos e baixos no Nottingham Forest, que também luta para não cair na Premier League. O volante de 23 anos ainda pode ter mercado na Europa, mas não tem tido o brilho esperado na Inglaterra ainda.

Danilo passou grande parte desta temporada no banco de reservas e acumula apenas dois gols e uma assistência em 25 jogos na Premier League (16 como titular).

Matheus França (Crystal Palace)

Matheus França Crystal Palace entrevista
Foto: Icon Sport

Matheus França chegou ao Crystal Palace no meio de 2023 com a pressão de ser o sucessor de Wilfried Zaha, um dos maiores nomes da história do clube, mas o brasileiro tem tido poucas oportunidades e ainda não marcou na Inglaterra. Seria um bom momento para o futebol brasileiro tentar atrair o meia e atacante de 20 anos revelado pelo Flamengo.

Neto (Bournemouth)

neto bournemouth
Bournemouth tem o brasileiro Neto no gol (Foto: Icon Sport)

O goleiro de 34 anos faz uma grande temporada com o Bournemouth. Titular da equipe do técnico Andoni Iraola, Neto tem feito grandes atuações, mas pode se ver atraído por algum projeto no Brasil, já que está na Europa desde 2015 e já passou por Juventus, Valencia e Barcelona, além dos Cherries na Inglaterra.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.