A Eurocopa 2024 começa no dia 14 de junho, mas terá desfalques importantes. Alguns dos principais jogadores da Premier League na atualidade estão fora e não marcarão presença no torneio de 24 seleções.
Entre as estrelas fora da Euro, alguns não foram convocados por opção dos treinadores, enquanto outros fazem partes de times nacionais que não se classificaram. Fato é que muitos craques só poderão acompanhar a competição continental do sofá ou da arquibancada.
As estrelas da Premier League que não irão para a Eurocopa
Erling Haaland e Martin Odegaard (Noruega)
Mesmo com dois dos melhores jogadores de sua história, a Noruega não conseguiu se classificar à Eurocopa. A equipe ficou em terceiro lugar de um grupo que teve Espanha e Escócia como classificados. Os nórdicos sequer passaram perto de carimbar o passaporte. A campanha foi muito decepcionante.
Tudo isso tendo o artilheiro das últimas duas edições de Premier League e o maestro do Arsenal. Haaland terminou a fase classificatória com seis gols em cinco jogos, mas não foi o suficiente. Odegaard afundou as redes uma vez.
Alexander Isak e Dejan Kulusevski (Suécia)
Participar da Eurocopa poderia valorizar o passe de Isak, mas isso não irá acontecer. Um dos jogadores mais valorizados da Premier League, o sueco está fora da disputa. Seu país fez uma péssima campanha e terminou em terceiro lugar do grupo, atrás de Bélgica e Áustria.
Isak decepcionou e fez apenas um gol em cinco jogos nas Eliminatórias. Um de seus principais parceiros de ataque é Kulusevski, pilar do Tottenham no ataque. Ainda assim, a equipe ficou de fora.
Marcus Rashford, Ben White, Raheem Sterling e Jack Grealish (Inglaterra)
A Inglaterra se classificou para a Eurocopa, mas esses jogadores não estão nos planos de Gareth Southgate. O trio ficou de fora da convocação final e não estará com a seleção inglesa.
Ben White fez ótima temporada, mas não tem bom convívio com a comissão técnica e pediu para não ser chamado em convocação anteriores. Rashford viveu uma das piores temporadas de sua carreira e não foi convocado por causa do momento. Sterling, por sua vez, perdeu espaço no English Team desde a Copa do Mundo de 2022.
Grealish fez parte da pré-lista de 33 jogadores para o torneio, mas acabou sendo cortado pelo técnico. O astro do City não vive sua melhor fase.
Christopher Nkunku (França)
Nkunku viveu uma temporada difícil no Chelsea. Foram muitas lesões que atrapalharam o rendimento do jogador. Isso, aliado à forte concorrência na França, resultaram na ausência do jogador na Euro. O meia-atacante não foi convocado por Didier Deschamps, que optou por nomes do quilate de Antoine Griezmann, Kylian Mbappé, Marcus Thuram e Ousmane Dembélé.
Pau Torres (Espanha)
Pau Torres fez boa temporada no Aston Villa e ajudou o time a se classificar para a Champions League. Isso, porém, não foi suficiente para o técnico Luis De La Fuente convocá-lo para a Eurocopa. O zagueiro perdeu a corrida para Laporte (Al Nassr), Le Normand- (Real Sociedad), Nacho (Real Madrid) e Vivian (Athletic).
Last Monday was incredible, last home game of the season where all the players felt your love for the team I am glad to be part of. Thank you, always!
Champions League is back at Villa Park after 42 years, felt overwhelmed seeing how much this means to you all who support the… pic.twitter.com/UWcvAkFMCi
— pau torres (@pauttorres) May 16, 2024