Líder da quinta divisão inglesa, o Salford City empatou, enfrentando o FC United of Manchester, por 2 a 2.

Mesmo assim seus donos – Giggs, Scholes, Butt, além dos irmãos Phill e Gary Neville e do empresário Peter Lim – devem estar muito felizes, pois em 2014, quando chegaram ao clube, o time estava no futebol amador, mais especificamente na Premier League Division One North (equivalente à sétima divisão inglesa) e hoje briga para chegar na Football League Two. Conheça um pouco da história deste time.

Leia mais:
Da pontuação nos jogos ao salário dos jogadores: conheça a história do homem que mudou o futebol inglês
Por que um bombardeio em Manchester fez com que United e City dividissem o mesmo estádio?
Das minas à estátua: a história de Herbert Chapman no Arsenal

O início da equipe

Criado em 1940, o até então Salford Central era um time amador que disputava apenas ligas locais. Durante a década de 1960, o clube intensificou sua participação na liga do condado de Manchester e passou a ser chamado de Salford Amateurs, sendo apelidado de “The Ammies”.

Os seus primeiros títulos mostraram que o Salford vinha ganhando força no Norte da Inglaterra. O time ganhou três vezes o Lancashire Amateur Cup – em 73, 75 e 77.

A segunda troca de nome

Em 1989, o Salford Amateurs chegou a uma das principais partidas da sua história. Após longos e difíceis jogos, o time disputou a final da Premier Cup do condado de Manchester em Old Trafford.

Assim, com sua fama crescendo cada vez mais e o Moor Lane, estádio do Salford, tendo holofotes focados em si, o clube decidiu trocar o nome “Amateurs” pelo “City”, utilizado até hoje.

Chegada da Classe de 92

Resultado de imagem para salford city 92
Da esquerda à direira, Phill, Butt, Giggs, Gary Neville e Scholes (BBC Pictures)

Na temporada 2013/14, uma mudança daria um ânimo aos torcedores, que começaram a sonhar em grandes feitos. A compra de 50% das ações do clube pelo Peter Lim mudou os rumos do clube.

Principalmente, após a chegada de cinco dos seis ex-jogadores da chamada “Classe de 92”, a geração de ouro do Manchester United: Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt e os irmãos Neville, Phill e Gary.

Eles, que tinham a outra metade do time separada em 10% para cada, queriam colocar um ânimo nas equipes locais e escolheram o time de Manchester. Os ex-jogadores estiveram à frente do modesto clube nas últimas três temporadas, e isso é visível pelos resultados do time.

No primeiro ano, alcançaram o título da sétima divisão inglesa. Já na segunda, o time lutou nos play-offs por uma vaga na quinta divisão da Inglaterra, alcançando com grande brilho. Na última temporada, o Salford City passou o único ano no novo comando sem acessos a outras divisões. Porém o time havia disputado até os play-offs da competição.

Nesta temporada, o clube tornou-se profissional ao alcançar a quinta divisão do Campeonato Inglês pela primeira vez na sua história, e vem surpreendendo.

Com um turno, o time acumula 16 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, somando 51 pontos, seis a mais que o vice-líder Harrogate Town, fazendo com que cada vez mais seus torcedores sonhem com uma vaga na Football League Two, a quarta divisão da Inglaterra.

E aí, você acredita que o Salford City estará no Fifa 19?

SHARE
Tenho 17 anos e curso o último ano do ensino médio integrado ao técnico de Administração. Apaixonado por futebol e Jornalismo, sou redator do site PL Brasil.

LEAVE A REPLY