O início da Premier League já é marcado por ataques muito produtivos. O Manchester City, por exemplo, venceu suas duas últimas partidas por 5 a 0 e 6 a 0. Em seis rodadas, cinco times já fizeram mais de 10 gols – Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool e Tottenham.

O alto número de gols também se deve à presença de muitos atacantes de alto nível no campeonato: Sergio Aguero, Romelu Lukaku, Harry Kane, Alexandre Lacazette e Álvaro Morata são alguns dos nomes que já estão fazendo sucesso balançando as redes no torneio. Diante desse cenário, é possível levantar uma questão: o recorde de mais gols feitos por um jogador em uma temporada da Premier League pode ser batido em 2017/2018? Podemos analisar.

O recorde

O recorde de artilharia da Premier League pode ser batido nessa temporada?
Alan Shearer conseguiu incríveis 34 gols em uma edição da Premier League (Foto: Reprodução/Premier League Website)

Desde o surgimento da Premier League, na temporada 1992-93, o recorde de gols feitos em uma edição do campeonato pertence a Alan Shearer. Na temporada 1994-95, vencida pelo Blackburn Rovers, Shearer foi essencial para sua equipe com 34 gols em 42 jogos e tornou-se o maior artilheiro de uma edição do campeonato. Entretanto, a temporada 1994-95 foi a última disputada com 22 equipes.

A partir da temporada 1995-96, com o formato tradicional de 20 equipes, o recorde é dividido entre três jogadores, com 31 gols cada. Alan Shearer em 1995-96, pelo Blackburn (sim, Shearer fez mais de 30 gols em dois campeonatos seguidos); Cristiano Ronaldo em 2007-08, pelo Manchester United; e Luis Suarez em 2013-14, pelo Liverpool.

Na temporada passada, o artilheiro Harry Kane ficou muito perto do recorde, com 29 gols em 30 jogos. Nesse caso, o que mais impressionou foi a sua média de 0,97 gols: a maior entre todos os artilheiros na história da Premier League. O matador do Tottenham, inclusive, é um dos nomes cotados para quebrar esse recorde.

Veja mais:
7 curiosidades sobre a primeira edição da Premier League
Os melhores filmes sobre futebol inglês
Qual clube é o maior vencedor do Campeonato Inglês?

Principais candidatos

O recorde de artilharia da Premier League pode ser batido nessa temporada?
Harry Kane com a Chuteira de Ouro na última temporada, prêmio dado ao artilheiro da competição (Foto: Divulgação/Tottenham Hotspur)

Com seis rodadas já percorridas no campeonato, três jogadores dividem a liderança da artilharia: Sergio Aguero (Manchester City), Romelu Lukaku (Manchester United) e Álvaro Morata (Chelsea). Todos jogaram as seis partidas até aqui, portanto possuem uma média de um gol por jogo. Em seguida, vem Raheem Sterling, com cinco gols em cinco jogos. Com quatro gols estão Gabriel Jesus (cinco jogos), Jamie Vardy (cinco jogos), Harry Kane (seis jogos), Mohammed Salah (seis jogos) e Alexandre Lacazette (seis jogos).

Para se igualar ao recorde de 31 gols, o jogador precisaria de uma média de 0,81 gol por partida, se jogar todos os 38 jogos. Para a inédita marca de 32 gols, seria necessário uma média de 0,84 gol/jogo. Entretanto, é muito difícil que um dos centroavantes consiga disputar as trinta e oito rodadas, seja isso por lesão ou ao serem poupados em campeonatos europeus (na lista do parágrafo acima, apenas Vardy não disputa um torneio continental). Nas últimas cinco temporadas, o artilheiro disputou todas as partidas em apenas duas vezes.

Analisando as temporadas com mais gols de cada um dos jogadores mencionados, chegamos ao seguinte número de partidas: Sergio Aguero (2014-15), fez 26 gols em 31 jogos; Romelu Lukaku (2016-17), fez 25 em 37 jogos; Sterling (2013-14), fez nove gols em 33 partidas, e Vardy (2015-16) fez 24 gols em 33 jogos. Os demais estão disputando a primeira temporada completa na Premier League. Mas é interessante apontar para o desempenho de Lacazette no último campeonato francês, que fez 28 gols em 30 jogos. Apesar de ser um campeonato diferente, a quantidade e a média de gols chegam muito perto do necessário para o recorde.

Portanto, é possível reparar que são raros os casos em que um jogador faz muitos gols e consegue participar de todas as rodadas. Nesse caso, a média de gols necessária precisa ser maior. No caso de 33 jogos (marcas de Sterling e Vardy, por exemplo), para alcançar os 32 gols seria preciso ter uma média muito próxima de um por partida – 0,97, para ser mais exato. É claro que não necessariamente os jogadores vão marcar um gol por jogo, mas a média é o dado mais confiável para ter uma ideia de desempenho ao longo das rodadas.

Um outro argumento que pode ser usado para essa discussão é o número de gols marcados em todo o campeonato. Nos últimos três anos, o número de gols e a média por partida está em uma crescente. A temporada de 2016-17 teve média de 2.8 gols/jogo, contra 2.7 em 2015-16 e 2.57 em 2014-15. A tendência é que o total de gols continue a crescer, ainda mais com a presença de tantos artilheiros. Entretanto, ainda não foram marcados tantos gols como no último ano. Até a sexta rodada atual, foram marcados 151 gols no campeonato. Nessa mesma altura em 2016, eram 176 gols.

Teoria e prática

Como os dados e a história mostram, fazer 32 gols em um único campeonato beira o impossível. Em 25 anos de torneio, o máximo ainda é 31, e só aconteceu durante três vezes. Fazer mais de 30 gols já é um feito muito raro, tendo ocorrido apenas em outras duas ocasiões. É preciso que o jogador tenha uma média muito próxima da perfeição e mantenha essa regularidade durante todo o campeonato, jogando quase todas as rodadas.

Por outro lado, existem fatores que podem sim tornar provável uma quebra de recorde. Em primeiro lugar, os times taticamente estão mais ofensivos – muitos estão passando a usar uma linha de três zagueiros na defesa para poder liberar os outros jogadores com características de ataque. Em segundo lugar, os times de ponta contam com atacantes que figuram entre os melhores do mundo e isso, sem dúvidas, aumenta a chance de um recordista. E, por último, existem muitos times na disputa pelo título. Isso significa que a competição pode ser acirrada até as últimas jogadas, forçando as equipes a utilizarem o que tiverem de melhor em seus elencos. O que nos resta é torcer para que o campeonato tenha mais e mais gols.

E você, o que acha? A artilharia poderá ter um novo recordista esse ano?

Dados: Wikipedia, Bleacher Report, Squawka e Premier League

LEAVE A REPLY