Todo fanático por futebol adora consumir tudo que é relacionado sobre o esporte, seja na TV, no cinema, nos livros ou em outra plataforma. O Premier League Brasil pesquisou bastante e resolveu apresentar aos leitores os melhores filmes – na humilde opinião do autor – sobre o futebol inglês.

Veja mais:
Viaje neste mapa pelas cidades e estádios da Premier League!
Por que um bombardeio em Manchester fez com que United e City dividissem o mesmo estádio?
10 jogadores que passaram pelo West Ham e talvez você nem saiba

Class of 92

Já falamos dele aqui. Lançado em 2013, o documentário narra a história de seis jovens talentosos do Manchester United campeão “júnior” da Copa da Inglaterra de 1992 e a evolução dos mesmos até o estrelato. Vitoriosos na base, David Beckham, Paul Scholes, Ryan Giggs, Gary e Phil Neville, além de Nicky Butt, subiram aos profissionais com uma grande responsabilidade em seus ombros e trilharam, juntos, o caminho até o topo.

Sixty Six

Um jovem menino inglês de origem judaica se prepara para o seu bar-mitzvah (cerimônia que promove o menino judeu à fase adulta). O pequeno Bernie quer que este seja um grandioso evento, superando o bar-mitzvah do seu irmão mais velho. Eis que a data para a comemoração é marcada justamente para o dia da final da Copa do Mundo de 1966, sediada pela Inglaterra, que chega à final da competição. E agora?

Goal

Esse filme é outro bastante famoso entre os torcedores brasileiros. Realizado em parceria com a Fifa, conta a incrível e tortuosa trajetória do jovem Santiago Muñez, que supera inúmeras dificuldades até chegar ao Newcastle. Mas enganam-se aqueles que pensam a partir daí foi tudo fácil.

Maldito Futebol Clube (The Damned United, em inglês)

Baseado no livro “The Damn Utd”, o filme de 2009 relata a turbulenta passagem de um dos maiores treinadores da história da Inglaterra, pelo Leeds United. Um dos técnicos mais vitoriosos do futebol britânico, Brian Clough tem uma história repleta de capítulos incrivelmente interessantes e indubitavelmente discutíveis.

Após um bom trabalho no Derby County, Clough chega ao Leeds, time pelo qual nutria antipatia, tendo que substituir o ícone Don Revie. E agora?

United

A história do filme se debruça sobre os Busby Babes, geração talentosa do Manchester United, e o acidente aéreo em Munique, que matou 23 pessoas, incluindo oito jogadores do time.

À procura de Eric (Looking for Eric)

O carteiro Eric vê sua vida sendo desperdiçada diante dos seus olhos. Sua vida é recheada de problemas, e nada parece dar certo. O caos impera até o “aparecimento” de seu grande ídolo Eric Cantona, lenda do Manchester United.

Will – Em Busca do Sonho

Criado em um internato por freiras depois do falecimento de sua mãe e o sumiço de seu pai, o garoto Will desenvolve desde pequeno sua paixão arrebatante pelo Liverpool. Quando seu pai retorna para reencontrá-lo traz consigo dois ingressos para a final da Champions League.

Um episódio dramático o faz abandonar o orfanato. Seu desaparecimento vai parar nos noticiários ao redor do mundo, quando decide cruzar a Europa para assistir aos Reds na grande final europeia. Três ídolos do clube fazem uma ponta no filme.

Jimmy Grimble (There’s Only One Jimmy Grimble)

Pathé Pictures
O filme conta a história de um adolescente torcedor do Manchester City que quer realizar o sonho de atuar pelo clube do coração. Vítima de bullying na escola e tendo que lidar com questões familiares delicadas, o garoto acaba dando a volta por cima quando ganha um par de chuteiras “especiais”. A partir daí, lidera o time da escola em uma competição de colégios da cidade.

Hooligans (Green Street Hooligans, em inglês)

Para o público brasileiro, pode-se destacar que um dos principais filmes sobre o futebol inglês seja “Hooligans”, protagonizado pelo sempre jovem Elijah Wood. O filme apresenta a realidade dos hooligans e conta um pouco da violência por dentro das torcidas mais agressivas da Inglaterra.

Expulso de Harvard, o estudante de jornalismo Matt Buckner viaja até Londres para ficar com a irmã. Ao conhecer o irmão de seu cunhado, ávido torcedor do West Ham e um dos líderes de uma torcida (“firm”) conhece o submundo violento do futebol.

Klopp: “Guardiola é excepcional”

1 COMMENT

LEAVE A REPLY