Esporte favorito em 11 a cada 10 ingleses, o futebol movimenta e agita a Inglaterra a cada temporada. O Premier League Brasil destacou os 7 maiores públicos da história do futebol inglês e conta um pouco sobre cada partida.

7 – Sunderland 0x1 Derby County (75.118 – Roker Park – FA Cup – 1933)

Os torcedores do Sunderland se amontoaram nas arquibancadas do Roker Park (casa dos Black Cats entre 1897 e 1997) para acompanhar o duelo do time contra o Derby County, pela Copa do Inglaterra. Depois de voltarem para o segundo tempo com o placar em 0 a 0, a bola do jogo acabou isolada, e solicitaram outra para reiniciar o jogo.

A partida terminou empatada sem gol, e a prorrogação levou os mais de 75 mil presentes ao nervosismo total. Aí os visitantes surpreenderam e derrotaram os Black Cats por 1 a 0, após gol de Ramage em cruzamento de Sammy Crooks.

6 – Aston Vila 3×4 Derby County (76.588 – Villa Park – FA Cup – 1946)

Muitos não sabem, mas o Villa Park é um dos estádios mais tradicionais da história do futebol inglês. Em 1946, o futebol voltava a acontecer em gramados europeus após o fim da Segunda Guerra Mundial, que interrompeu o profissionalismo durante o período.

A atmosfera para o primeiro duelo entre Aston Villa e Derby County pela Copa da Inglaterra era fantástica. Os Villains iam vencendo o duelo por 2 a 1, com gols de Edwards e Iverson, mas os Rams não desistiram da partida em nenhum momento e empataram o jogo com Carter ainda antes do intervalo.

Broome colocou o time de Birmingham na frente, mas, poucos minutos depois, Carter igualou o placar e Crooks, no fim do jogo, garantiu a vitória do Derby. O 1 a 1 no jogo da volta garantiu na fase seguinte os Rams, que chegariam à conquista do título.

5 – Everton 1×1 Liverpool (78.299 – Goodison Park – Campeonato Inglês – 1948)

O Goodison Park nunca viu um Merseyside Derby tão abarrotado como o de 1948 pelo Campeonato Inglês. O clássico estava apertado até dez minutos do fim, quando Fagan marcou para os Reds, mas, quatro minutos depois, Dodds, de pênalti, empatou o duelo. O resultado não ajudou muito numa temporada em que os dois times terminaram na parte de baixo da tabela.

Veja mais:
Viaje neste mapa pelas cidades e estádios da Premier League!
Por que um bombardeio em Manchester fez com que United e City dividissem o mesmo estádio?
10 jogadores que passaram pelo Liverpool e você talvez nem saiba

4 – Chelsea 1×1 Arsenal (82.905 – Stamford Bridge – Campeonato Inglês – 1935)

Stamford Bridge estava tão lotada naquele 12 de outubro de 1935, que as fotos do duelo entre Chelsea e Arsenal, pelo Campeonato Inglês, ficaram famosas pelos mais de 82 mil torcedores amontoados uns nos outros – um dos maiores públicos da história.

Os Gunners eram os atuais campeões ingleses, mas foram os Blues que assustaram primeiro, em chute de Bastin na trave. Com dez minutos de segundo tempo, Billy Mitchell jogou a bola na área, Argue desviou e Bambrick empurrou para a rede.

O Arsenal foi com tudo para cima do rival londrino, e alcançou o empate com Crayston aos 22 da segunda etapa.

3 – Manchester United 1×1 Arsenal (83.260 – Maine Road – Campeonato Inglês – 1948)

Em um ano em que os dois brigaram pelo título, mas o Arsenal levou o caneco e o Manchester United terminou logo atrás, Gunners e Red Devils fizeram um jogo de grande nível. Espanta-se que a partida tenha sido realizada no Maine Road, antiga casa do rival City, mas, à época, Old Trafford estava sendo reconstruído após ser bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial.

O Arsenal já havia vencido o duelo no primeiro turno, mas o United vinha de onze jogos de invencibilidade no Campeonato Inglês. No apito final, o placar entre os dois times foi 1 a 1.

2 – Manchester City 1×0 Stoke City (84.569 – Maine Road – FA Cup – 1934)

Os portões do Maine Road foram fechados bem antes do apito inicial naquele dia. Ninguém queria perder um milímetro de espaço na arquibancada e, quatro horas antes do duelo, as filas já eram quilométricas.

Aos 15 minutos, Herd achou Brook pelo lado esquerdo do ataque, e o jogador cruzou na área. O goleiro do Stoke, Roy John, se posicionou errado e, quando foi ver, a bola tinha passado por cima de sua cabeça e entrado no gol. Nos jogos seguintes, os Sky Blues acabariam alcançando a final, conquistando o título da Copa do Inglaterra.

1 – Tottenham 1×2 Monaco (85.512 – Wembley – Champions League – 2016)

Como não poderia ser diferente, o lendário e tradicional Wembley recebeu o maior público de uma partida de futebol da história da Inglaterra. Na última temporada, o Tottenham levou 85.512 pessoas para o duelo contra o Monaco, pela fase de grupos da Champions League, mas perdeu o jogo por 2 a 1.

Bernardo Silva e Thomas Lemar abriram o placar para a equipe visitante, e Alderweireld diminuiu para os Spurs. No fim, derrota em casa que prejudicou o time londrino a passar de fase.

Wembley Tottenham (Crédito: Tottenham.com)
(Crédito: Tottenham.com)

LEAVE A REPLY